Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Theater of the Oppressed"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Do teatro do oprimido à teatra da oprimida: um convite à noção da periculosidade
    (2023-11-30) RIBEIRO, Gabs Almeida; RIBEIRO, Inês Antônia Santos; http://lattes.cnpq.br/7197341810130704
    Este artigo intitulado de “Do Teatro do Oprimido à Teatra da Oprimida: um convite à noção da periculosidade” faz um especial questionamento e traz minhas inquietações das minhas experiências acadêmica no curso de Licenciatura Plena em Teatro na Escola de Teatro e Dança da UFPA, onde busco uma reflexão, principalmente, a partir de experiências e estudos do campo teórico da Estética do Oprimido (BOAL, 2009), a obra “Teatra Da Oprimida” (LEAL, 2019) e das “Pedagogias das Travestilidades” (PASSOS, 2022), que visam questionar a ausência das transgeneridades como referencial teórico no curso. Finalizo com a proposta de um ato político, que visa provocar uma reflexão sobre o potencial transgressor do campo teórico que discute e aprofunda, e ao mesmo tempo faz resistências e luta de trans/travestis como sujeitas de direitos.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Teatro do oprimido como instrumento pedagógico para prática de educação libertadora
    (2023-09-18) CHAVES, Marcia Giselle Sousa; ROCHA, Carlos José Trindade da; http://lattes.cnpq.br/7815926450187234; https://orcid.org/0000-0001-5172-9182
    O presente trabalho intenta demonstrar, a partir da pesquisa bibliográfica como o Teatro do Oprimido, tal como sistematizado por Augusto Boal, pode se articular como instrumento pedagógico para uma prática de educação libertadora. A metodologia empregada teve como fundamentos a pesquisa com abordagem qualitativa com procedimentos descritivos e análise de dados baseados em levantamento bibliográfico sobre Teatro do Oprimido (TO) articulado às perspectivas freirianas, que traz elementos para a construção de uma prática de natureza crítico- emancipatória através da educação libertadora. Os resultados demonstram que há relações entre o que defendem Augusto Boal e Paulo Freire, sendo possível introduzir o TO como instrumento pedagógico para afinar uma educação libertadora. Maiores consonâncias entre elas, podem acontecer a partir do momento em que ambas logram o fortalecimento de práticas cidadãs questionadoras e de mudanças sociais em prol de uma transformação libertária e crítica. Conclui- se que o estudo oportuniza o fortalecimento de reflexões pedagógicas, que encorajam pontos de conexões com uma prática libertadora, questionando o papel da arte enquanto instrumento transformador do status quo, com indagações de emancipação humana, libertação social e superação da dicotomia entre opressor e oprimido em que se apropriam os sujeitos sociais.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA