Navegando por Assunto "Theater - Study and teaching"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Jogos teatrais: uma experimentação com adolescentes da Escola de Teatro e Dança da UFPA no ano de 2015(2016-06-16) NASCIMENTO, Maria Rafaelle Siqueira do; PINHEIRO, Patrícia Mara de Miranda; http://lattes.cnpq.br/8113463304089178Este trabalho busca dentro do universo dos jogos teatrais tratar da formação de conhecimentos geradas por meio deles no espaço da sala de ensaio do Grupo de Teatro Infanto-Juvenil da UFPA, apresentando as principais contribuições do uso dos jogos para os adolescentes do referido grupo. Pretende-se compreender que os jogos teatrais são munidos de contribuições para uma formação mais abrangente dos indivíduos que os vivenciam, e por meio de uma análise teórica e de experiência prática destacar a liberdade, confiança em si mesmo, autonomia, coletividade e conhecimentos de técnicas dentro da linguagem teatral, e para se chegar a tais resultados a metodologia aplicada foi de observação participante, na qual a pesquisadora participa de forma direta nas atividades durante todo o percurso de observação, tendo como principais fundamentações teóricas na geração de argumentos deste estudo alguns autores, dentre eles:Viola Spolin (2008), Ingrid Koudela (2006) e FaygaOstrower (2008) voltados aos jogos teatrais e processo de criação coletiva por meio do jogo. Como resultado da pesquisa verificou-se que o uso de jogos teatrais no espaço experimental cênico proporciona fontes de liberdade pessoal, autoexpressão e autonomia, além de promover conhecimento e desenvoltura da linguagem teatral.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Teatro, memória, música e poesia na "Melhor Idade": relatos de uma vivência(2019-12-18) LOPES, Neire Conceição Nunes; FURTADO, Paulo Roberto Santana; http://lattes.cnpq.br/4090281906746877; http://orcid.org/0000-0001-8925-4207O presente trabalho traz relatos que percorrem pelas memórias da minha infância, dos encontros com meus avós, da mãe, da mulher, do acaso que se encarregou de me trazer ao teatro e que me fez escolher o curso de Licenciatura em Teatro e as implicações dessa escolha na minha vida. Mostra também a importância das atividades de extensão na relação entre Universidade e Comunidade e a contribuição para a formação do docente. No projeto de extensão Teatro Memória, Música e Poesia na Melhor Idade, ampliei meu olhar sobre a velhice, vivenciei a práxis docente nos estágios supervisionado I e II, conhecendo realidades outras, favorecendo as descobertas que irão enredar minha formação, quando da aplicação da teoria e da prática que trarão conhecimentos ao processo de ensino/ aprendizagem, da escolha do campo de aplicação dos saberes e do meu perfil enquanto professora de teatro.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Teslibras: o diário de uma experiência de ensino do teatro aos surdos(2018-02-23) DAVID, Luciano Santiago; CHARONE, Olinda Margaret; http://lattes.cnpq.br/6158077424278917; GOMES, Uisis Paula da Silva; http://lattes.cnpq.br/6125418268267194Esta monografia será apresentada como trabalho final de conclusão do curso, Licenciatura Plena em Teatro, da Universidade Federal do Pará, por intermédio do Instituto de Ciências da Arte, tendo como título “TESLIBRAS: o diário de uma experiência de ensino de teatro aos surdos”. Que tem como objetivo geral criar metodologias e adaptações para ensino do Teatro às pessoas surdas com possibilidade de registro. Esta pesquisa é construída com base na metodologia cientifica estudo de caso, realizada via estudos em campo, com coleta de material gerado por meio de fotos, vídeos e anotações. Trazendo como principais teóricos Augusto Boal (2013) e Viola Spolin (2001; 2010). Apresento como resultado final o relato da experiência em campo e o material didático produzido no mesmo.