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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Abordagens teatrais no ensino da educação financeira
    (2020-01-09) RIBEIRO, Marcilene Carvalho; DAMASCENO, Alexandre Vinicius Campos; http://lattes.cnpq.br/3574720392498124; NUNES, José Messildo Viana; http://lattes.cnpq.br/5188612973174798
    O contexto econômico está no cotidiano do brasileiro, considerando a influência que o exemplo dos pais exerce sobre as crianças, observa-se a importância de trabalhar, a educação financeira desde os anos iniciais, documentos como a BNCC já contemplam a educação financeira no currículo educacional do ensino fundamental I. O presente artigo possui o objetivo de descrever uma pesquisa de caráter qualitativo, utilizando como objeto de estudo duas turmas de 4º ano do ensino fundamental I, de duas escolas localizadas na cidade Ananindeua, uma escola particular e uma escola pública. Visto que trabalhar a ludicidade estimula a criatividade dos alunos foi abordado praticas lúdicas teatrais como metodologia para o ensino, com o enfoque em educação financeira, a partir de uma atividade utilizada no ENEF 2018 realizada no banco central do Brasil, pelo grupo de educação financeira da Amazônia (GEFAM didático) as atividades serão descritas no decorrer deste trabalho com a hipótese de que com uma educação financeira na fase de desenvolvimento, a criança possui maiores chances de se tornar um adulto consciente no que tange às suas finanças, e aliada a educação de qualidade formamos melhores cidadãos.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Corpo Devir: as afecções de uma mãetriz e palhaça
    (2021-03-11) CRUZ, Paula Adrianna Barros da; MELO, Priscila Romana Moraes de; http://lattes.cnpq.br/1710377749388056; SILVA, Cláudia do Socorro Gomes da; http://lattes.cnpq.br/1585364014264241
    Este é um processo criativo em arte. Ele nasce em um movimento de observação das afecções atravessadas em meu corpo, a partir, da maternidade e da minha vida que permeia a Universidade e o Teatro. Em uma dialética com meu SER e com pensadores da Linguagem Teatral como Augusto Boal (1931-2009) e Antonin Artaud ( 1896-1948) que são minha "rede de apoio" no pensar a cena do meu corpo e fazer a cena com o Teatro e a educação. E, em consonância com a trajetória deste corpo ao encontro e descoberta do Si, encontro com os pensadores Gilles Deleuze (1925-1975) e Benedicto de Espinosa (1632-1677) sobre os estados de afecção destes corpos EU: mãe, atriz e palhaça. Desse modo, descobrindo a ação na escrita e nas mídias da vida corpo eu que existe. O objetivo desta pesquisa é relatar minha vivência materna em formatos de cartas, onde se inicia um novo ciclo de construção sobre mim, pela pessoa que fui, que sou e das relações que tenho construído nesse espaço do Teatro com a maternidade. O método utilizado surgiu a partir do encontro que tive com a primeira gestação, pois a relação da maternidade a linguagem teatral, juntamente com a necessidade de envolver o “Corpo em Construção” em pesquisa que pudesse contribuir nas relações dos estados de afecções do meu corpo com o mundo. Os materias utilizados foram cartas e vídeos, nos quais são a concretização do meu desejo de formar-me educadora sobre a condição humana que o Teatro há séculos se expressa e vive. A demonstração da vivência retrata o corpo/materno com a palhaçaria, no qual foi construído através de cenas e cartas, proporcionando encontros com outros corpos, permitindo afeccionar com Teatro. As sensações e experiências do corpo em construção que sou “eu”, paralelo aos pensadores e fazedores dessa arte, reforça o decurso do Corpo/Devir, no qual enfatiza que sou como uma criança recém-nascida que desde o primeiro momento da sua geração vai recebendo os estímulos externos e vai dando “luz” as suas sinapses. Considerando as devidas aproximações da minha vivência materna em formatos de cartas, narrei a construção sobre mim, mais especificamente as relações que tenho construído nesse espaço do Teatro com a maternidade. Concluir que o Corpo faz parte do nosso cotidiano e a maternidade se torna um mundo a partir do momento que descubro que um ser cresce dentro de mim. Fortificando a verdadeira natureza do “Corpo em Construção” em conjunto com as partes vivas que construir.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    De corpo objeto a corpo cena: quando a dor de um segredo carregado no tempo transformou-se em poética da cena
    (2023-05-29) LACERDA, Suzi Cristina da Silva; SILVA, Cláudia do Socorro Gomes da; http://lattes.cnpq.br/1585364014264241
    Este artigo é um memorial descritivo do processo de criação da cena apresentada na disciplina Dramaturgia do Ator. A escrita e poética cênica partem de experiências vividas pela autora durante sua infância e adolescência, experiências que deixaram marcas, muitas não visíveis e que se tornaram arte por meio do trabalho apresentado. Para descrever esse processo a autora se utiliza de conceitos como partitura de Eugênio Barba, dramaturgia do ator de Wlad Lima e Teatro da Crueldade de Antonin Artaud.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Desabafo: memórias de uma casa em descobrimento
    (2019-12-18) TEIXEIRA, Marta Franco; FURTADO, Paulo Roberto Santana; http://lattes.cnpq.br/4090281906746877; http://orcid.org/0000-0001-8925-4207
    A presente pesquisa, escrita em forma de diário-memorial utilizando o método fenomenológico, relata sobre o bullying, vivido por agressões verbal, moral e psicológica, esta cicatriz surgiu no âmbito familiar e perdura até a atualidade, mas em menor frequência. A pesquisa comenta sobre o desabafar dessas agressões por meio da dança-teatro, intitulada deste modo após o início do estudo na graduação em teatro. Esse curso disponibilizou, além de um desabafar artístico mais aprimorado, uma pessoa como caminho para uma maior aproximação com o Divino na trajetória escrita e esta proximidade contribuiu para um processo criativo, o qual resultou em uma apresentação prática desta pesquisa.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Ensino do corpo humano: mediações teatrais na formação inicial de professores para além das partes
    (2018-02-22) LEÃO, Cássia Nunes; BARATA, Erllon Rodolfo Viegas; http://lattes.cnpq.br/7973814223294964; https://orcid.org/0000-0002-8202-975X; FREITAS, Nívia Magalhães da Silva; http://lattes.cnpq.br/1600459523697661; https://orcid.org/0000-0002-6838-478X
    O corpo tem sido objeto de estudo de diversos campos das ciências, na perspectiva de compreendê-lo em sua multidimensionalidade. Entretanto, a despeito desse fato, no ensino de ciências, apresenta-se o corpo humano dividido em “partes”, cuja abordagem pauta-se nas perspectivas anatômicas e fisiológicas. A abordagem do corpo humano requer, para além de sua incidência sobre a dimensão biológica, a consideração dos acontecimentos contemporâneos. Buscamos, por meio da materialidade mediadora do teatro (produção de esquetes teatrais), compreender em que termos uma experiência formativa, envolvendo o tema corpo humano, contribui para a apreensão crítica e reflexiva de uma das dimensões que o constituem – a dimensão social, precisamente na abordagem do tema obesidade, como uma cena social dos tempos atuais. Adotamos a pesquisa-formação, de natureza qualitativa. Os sujeitos da pesquisa estavam representados por três licenciandas do Curso de Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens, da Universidade Federal do Pará. As narrativas das licenciandas foram submetidas à análise interpretativa. Os resultados da experiência revelam que as licenciandas construíram um discurso cênico com criticidade e criatividade, precisamente ao experimentarem um modo próprio de problematização dos aspectos associados à obesidade. Por sua vez, as licenciandas colocaram em evidencia o cotidiano da sociedade, associado aos tempos modernos, notadamente no que diz respeito à celeridade da vida atual na configuração de comportamentos alimentares obesogênico, afastando-se da compreensão do corpo humano desvinculado da sociedade, com todos os seus enredos circunscritos.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A história em corpos interpretativos: o ensino de História pela dança e o teatro
    (2022-07-04) MELO, Felipe Araújo de; LOPES, Siméia de Nazaré; http://lattes.cnpq.br/8791203591623509
    O objetivo deste estudo é a reflexão sobre a produção de uma metodologia para o ensino da disciplina história através da dança e do teatro. Esta pesquisa foi desenvolvida a partir do projeto de extensão “Processos de Formação Docente: ações de ensino aprendizagem em história”, da Universidade Federal do Pará – UFPA. O foco do projeto era ministrar aulas de reforço da disciplina história utilizando novos recursos didáticos, como música, jogos didáticos, materiais audiovisuais. A dinâmica consistia em acompanhar a professora ou professor responsável pela turma, identificar o conteúdo trabalhado e nos horários vagos de lotação dos professores ofertar as aulas de reforço. Esta pesquisa foi desenvolvida no período de 2018-2021, teve como alvo a instituição Escola Municipal de Ensino Fundamental José Maria Moraes e Silva, na cidade de Ananindeua/Pará. No decorrer da pesquisa se executaram duas experiências-piloto que propiciaram a aplicação do ensino de história pela dança e o teatro. Através da etnografia da prática docente, como metodologia, foi possível desenvolver diversos registros como diários de campo, fotografias, desenhos, que elencaram o corpo dos alunos como objeto de investigação e se tornaram fonte de analise para compreender o cotidiano escolar e suas implicações na aplicação da proposta metodológica. A pesquisa leva em consideração: Quais os saberes necessários para ensinar história pela dança e o teatro; Cultura Escolar, Controles Corporais e Subversões, o corpo na escola; E por fim a Consciência histórica por meio da Dança e do Teatro. Nesta pesquisa também se problematiza a formação docente, instigando que os cursos de formação de futuros professores de história compreendam a necessidade de um currículo interdisciplinar entre história, dança e teatro. O que se aborda aqui é um ensino de história pautado na prática do corpo dançante e teatral, no qual se desenvolve conhecimento junto aos alunos e alunas.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A marca da passagem de Córdelia: um memorial descritivo do espetáculo “Cordélia Brasil”
    (2019-12-18) ARAÚJO, Juliana Maria Ayres; AMORIM, Ana Karine Jansen de; http://lattes.cnpq.br/5875820201443540
    Este trabalho registra o processo criativo do espetáculo “Cordélia Brasil” no ano de 2019 pelo Grupo de Teatro “Casa de Shakespeare” que atua em Belém do Pará. Descreve os passos da produção de uma peça teatral por um grupo independente que não possui patrocínio. Os dados coletados são de um processo com duração de oito meses, com o início caracterizado pelo planejamento e execução de ensaios, enquanto o final foi reservado para a produção de figurino, cenografia, iluminação, divulgação e apresentação. Foi durante este processo que surgiu a proposta de criar um memorial descritivo que transmita os obstáculos de realizar um projeto teatral com orçamento reduzido.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    “Marcação ou partitura?” particularidades conceituais no trabalho de tradução dentro do GITA
    (2023-11-29) Barbosa Júnior, Augusto Jones de Aragão; SOUZA, Iara Regina da Silva; http://lattes.cnpq.br/7853301997403243
    Este trabalho visa fazer um relato memorial acerca de minha trajetória pessoal como membro pesquisador do Grupo de Investigação do Treinamento Psicofísico do Atuante (GITA), pertencente ao curso de Licenciatura em Teatro da UFPA. Visando relatar como se deu meu ingresso no curso e no grupo de pesquisa, além do contato com a área teórica e prática que a cerca, como treinamento, dramatização e o entendimento psicofísico de meu corpo.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Mulheres morae(i)s uma tríade da justiça cega, surda e muda: performance como (re) corte da violência geracional contra o feminino
    (2004-10-31) FALCÃO, Márcia Fernanda de Moraes; AMORIM, Ana Karine Jansen de; http://lattes.cnpq.br/5875820201443540
    Este resumo apresenta um estudo performático acadêmico que envolve histórias reais de três mulheres da mesma família em gerações diferentes. Trato então de uma violência geracional. O interesse pela arte ligada à performance e em falar das mulheres invisibilizadas pela violência doméstica se desenvolveu e foi se concretizando ao longo dos estudos acadêmicos. Tal interesse teve início em umas das primeiras disciplinas do curso de licenciatura em teatro, através de disciplinas ligadas à arte performática até se transformar em um trabalho de conclusão de curso. Na disciplina de performance tive a oportunidade de conhecer teóricos que trabalharam com conceitos performáticos entre eles Richard Schecner, autor que me deu embasamento teórico para outras pesquisas que viriam consequentemente sobre a mesma linha de pesquisa. Comecei a desenvolver minha pesquisa sobre a violência contra a mulher, fui buscando ainda mais outras mulheres que antecediam minha geração e é sobre essa violência geracional onde incluo minha vó materna, minha mãe e eu, mulheres que foram violentadas fisicamente e psicologicamente por seus companheiros durante algum tempo, o que irei relatar e expor no meu trabalho de conclusão de curso utilizando-me de recursos e estudos performáticos. O trabalho conta com um amplo estudo dentro da arte de performance e autores que me nortearão ao longo do processo escrito e atuante o trabalho de conclusão de curso, colocando em prática a vivencia dessas três mulheres que foram violentadas por seus companheiros. Exploro essa manifestação artística como ferramenta para provocar reflexões, o trabalho consiste em conscientizar mulheres e homens sobre a violência contra as mulheres em seus diversos aspectos.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Performances no Twitter: um breve ensaio sobre formas de autorrepresentação contemporâneas
    (2004-11-04) CARVALHO, Marcos Adles de; AMORIM, Ana Karine Jansen de; http://lattes.cnpq.br/5875820201443540
    Este é um Trabalho de Conclusão de Curso, da Licenciatura em Teatro, na Universidade Federal do Pará, requisito para conclusão da disciplina de TCC II, e orientado pela professora Drª. Karine Jansen. O trabalho é uma investigação sobre atividades performativas na Rede Social da Internet (RSI) Twitter, atualmente conhecida como X. Aqui, faremos um breve histórico sobre as formas de autorrepresentação na História, da literatura até chegar à Internet, depois vamos explorar um pouco da história desta rede social, para então esmiuçar como as suas autorrepresentações, expressões e interações podem ser relacionadas com a teoria da performance e do jogo, propostas por Richard Schechner. Outros objetivos desta pesquisa são: contextualizar historicamente a Internet e debater as dinâmicas de funcionamento particulares do Twitter/X. Apesar de ser um trabalho eminentemente da área do Teatro, com foco na performance, pretendemos trazer outros campos do conhecimento, como a Comunicação, no sentido de enriquecer interdisciplinarmente a discussão proposta. Esta é uma pesquisa qualitativa e descritiva, feita no intuito de aprofundar as discussões sobre Teatro, Performance e Novas Mídias. Foram adotados procedimentos como a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo na rede social.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O poço como corpo insurgente: o que o mascaramento desmascara?
    (2023-11-28) SANTOS, Madson Douglas Silva dos; SARÉ, Larissa Latif Plácido; http://lattes.cnpq.br/3313460196086035
    O presente memorial é o resultado do trabalho de conclusão do curso de Licenciatura em Teatro da UFPA, o relato se baseia em uma pesquisa de treinamento pessoal para uma criação performática a partir de memórias, resultados da diáspora para a marginalização. O método pessoal coloca em xeque a construção de um corpo máscara como dispositivo de denúncia e de comunicação. Face ao deslocamento de pessoas indesejadas para os lugares mais extremos, questionando o que promove a desumanização e desorganização de grupos de pessoas negligenciadas, tornando a simples existência num desafio e o reforço dessa existência numa relação comunitária nem sempre tão firme. O objetivo do treinamento é um corpo consciente e preparado para uma performance.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Teatro - educação: uma vivência artística e didática na brinquedoteca da EAUFPA
    (2021-03-08) MELO, Faye Cristina Celeiro; SILVA, Cláudia do Socorro Gomes da
    O presente trabalho pretende descrever uma vivência artística e didática desenvolvida na escola de aplicação da Universidade Federal do Pará – UFPA, em Belém/PA, no ano de 2017, durante o estágio supervisionado (Prática de Ensino do Teatro I, da Licenciatura em Teatro da ETDUFPA), na sala da brinquedoteca, espaço onde se encontram elementos lúdicos e pedagógicos para atender as turmas do PRÉ I e PRÉ II da educação infantil (crianças na faixa etária de 4 a 5 anos) no turno da manhã. A sala tornou-se palco de apresentações, teatro, lendas folclóricas paraenses, artesanato, literatura, música, dança e brinquedos. No espaço onde foram realizadas as atividades descobriu-se novas formas de aprendizado do cotidiano escolar,utilizou-se de recursos como, recorte de texto, encenação teatral, indumentárias e o texto do estatuto da criança e do adolescente - ECA. Como resultado constatou-se a efetiva participação das crianças que aprenderam sobre as lendas folclóricas junto com o art. 4º do ECA, demonstrando interesse e curiosidade, onde fizeram constantes indagações sobre os seus direitos e os personagens da vivência didática. Assim, percebemos que os elementos lúdicos de interação existentes no espaço aliados aos diversos brinquedos contribuem para a formação sociocultural das crianças.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Teatro como uma experiência de Yoga: O Corpo Devoto Atuante
    (2023-12-01) SANTOS, Jeziel Espíndola dos; ALMEIDA, Ivone Maria Xavier de Amorim; http://lattes.cnpq.br/5012937201849414; https://orcid.org/0000-0001-8277-5210
    Este artigo tem como objetivo apresentar a pesquisa pessoal do discente em Licenciatura em Teatro da ETDUFPA, Jeziel Espindola dos Santos, sob a orientação de Ivone Xavier2, sobre o processo de yoga que ocorre no seu corpo de devoto/atuante. Processo esse que acontece durante as etapas de concepção e ações em curso no acontecimento cênico de Dasinudasi Devi Dasi; no Casarão do Boneco. O processo de yoga é investigado sob a ótica de Srila Prabhupada (2017) dentro das noções de corpo do Vedanta Vaishnava. Dialogando com as noções de corpo e identidade de Ana Flávia (2010) na prática do laboratório de mascaramento sob a coordenação de Aníbal Pacha3 no ano de 2022.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Teatro e autoridade digital: planejamento de conteúdo e sua importância nos ambientes de ensino
    (2023-12-01) ALMEIDA, Igor Martins Sousa Bacelar; BAENA, Graziela Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/1245905192032571
    Para dar início as discussões, argumentos e considerações apresentadas neste trabalho, é realizada uma breve introdução dos motivos que possibilitaram e deram margem para a construção e desenrolar desta pesquisa. Este Trabalho de Curso traz um levantamento bibliográfico sobre os Seminários de Pesquisa Teatral (SPT) e, para discussão alguns apontamentos sobre a comunicação e a falta de presença ativa nos meios digitais, fazendo conexões com o trabalho de pesquisadores do espaço digital como Martha Gabriel, Rafael Terra, Henry Jenkins e Marshal McLuhan que, através de seu trabalho, orientam a forma como desenvolvi a construção desta pesquisa. No desenvolvimento apresenta-se cinco partes no qual é demonstrada uma linha do tempo de quinze anos dos SPT e como cada período está ou não presente nos meios digitais, logo este trabalho coloca dentro da academia o debate sobre o que está sendo feito com o conhecimento gerado durante o evento, para onde estão indo os registros históricos das edições e se o público alvo está participando e sendo atingido de forma efetiva neste processo. E por fim apresenta-se a conclusão deste TCC com as considerações necessárias a serem feitas acerca da temática aqui discutida.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Teatro e memória: atos formativos de uma artista pesquisadora em Mocajuba/PA
    (2022-08-29) NUNES, Sidiane Vieira; BEZERRA, José Denis de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9404514273838260; https://orcid.org/0000-0001-8186-4510
    O presente trabalho tem por objetivo apresentar experiências teatrais desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa PERAU - Memória, História e Artes Cênicas na Amazônia/CNPq. As experiências teatrais citadas neste trabalho foram desenvolvidas com mulheres mocajubenses e com artistas na cidade de Mocajuba/PA. Nessas experiências buscamos desenvolver um trabalho com teatro e memória, a partir de práticas teatrais, performance e da oralidade que conduziu as experiências aqui apresentadas. Mulheres mocajubenses se destacam na oficina de teatro e costura realizada em 2019 e motivada por meus atravessamentos de vida, enquanto estudante da Licenciatura em Teatro, costureira, mãe solo e mocajubense. Os artistas mocajubenses adentram a pesquisa sobre o pássaro junino Bem-te-vi mocajubense “No voo e cantares dos pássaros”, dialogando sobre a cultura popular paraense. Essas experiências foram pautadas nas discussões teórico-metodológicas da História Oral, através de Freitas (2006); e dos Estudos da Memória, principalmente os apresentados por Pollak (1989), ao discutir sobre silêncio e esquecimento, e Nora (1993) sobre lugares de memória. Vivenciar esses encontros possibilitou encontrar identificações, com as mulheres, força e persistência; com os fazedores da arte, valorização e resgate da cultura popular mocajubense. Por isso, pautada nos princípios norteadores deste trabalho, procuramos conhecer as experiências de vida e vivenciá-las por meio da linguagem cênica, porque acreditamos que o teatro seja esse espaço potencializador, capaz de transformar, acolher e escutar. Dessa maneira, queremos, neste trabalho, apresentar essas vivências formadoras e refletir sobre o potencial do encontro entre teatro e memória, e que neste trabalho envolveram mulheres em seus diversos contextos socioculturais e artistas da cidade de Mocajuba/PA.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Teatro empresarial: a trajetória empreendedora da Itaguari cultural
    (2019-12-16) TEIXEIRA, Silvia Dutra; FURTADO, Paulo Roberto Santana; http://lattes.cnpq.br/4090281906746877; http://orcid.org/0000-0001-8925-4207
    Este trabalho de conclusão de Curso apresenta o Teatro Empresarial sob a trajetória empreendedora da Itaguari Cultural, produtora artística sediada na Trav. Santa Catarina nº 204, apt. nº 402. Tendo como objetivo compreender o que é o Teatro Empresarial e como se dá o processo metodológico em campo de atuação a partir das experiências da trajetória da Itaguari. Ressaltando ainda a importância da linguagem cênica no seio coorporativo e como seguimento da economia criativa. O mesmo parte de um resumo histórico do teatro mundial, visando a busca dos empreendedores desse período até o teatro brasileiro, partindo desta compreensão, para então conceituar o Teatro Empresarial.
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