Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "The mathematical whys"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    As contribuições de uma oficina com o uso de materiais didáticos para formação inicial de licenciados do curso de licenciatura integrada da UFPA
    (2019-04-11) SOARES, João Paulo Vasconcelos; SILVA, Paulo Vilhena da; http://lattes.cnpq.br/2979203220976406; https://orcid.org/0000-0002-2573-6255
    Nesse trabalho buscamos compreender quais são as contribuições de uma oficina com uso de materiais didáticos como o ábaco e o cano decimal – que mostram maneiras diferenciadas de ensinar Matemática – que foi ofertada com o intuito de colaborar na formação de graduandos ao conceder sentido à alguns “porquês” matemáticos, em particular, por que o sistema de numeração é decimal e posicional e por que “vai um” e se “emprestar um” na resolução dos algoritmos das operações fundamentais, que são muitas vezes explicados superficialmente, indicando a mera memorização. Para tanto, nos debruçamos em autores como Lorenzato (2009), Turrioni e Perez (2009), Nacarato (2005), Botas e Moreira (2013), Silveira e Silva (2013) que discutem sobre a formação docente apontando para a necessidade de formação inicial e continuada como as concedidas por meio de atividade realizadas em laboratórios de matemática e projetos de pesquisa que ensinem estratégias pedagógicas que visam ajudar os professores a atribuírem sentidos aos conteúdos matemáticos que por vezes não ficam claros em aula expositiva. Assim, realizamos uma oficina como o uso do ábaco e cano decimal que foi desenvolvida com licenciandos do curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens da Universidade Federal do Pará. Essa oficina consistiu numa apresentação dos objetos, onde e como este material pode ser utilizado no ensino de Matemática, uma proposta de construção e sugestões de atividades. Após a sua realização foi solicitado que os participantes respondessem um questionário, descrevendo as suas reflexões e aprendizagens mediante a utilização dos objetos manipuláveis. Em nossas análises percebemos que a oficina contribui para formação dos licenciandos, tendo em vista que mostrou a relevância do uso e da reflexão sobre os materiais didáticos que servem de apoio para o professor na realização da sua prática educativa, permitindo compreender a forma pela qual devem ser usados no ensino de matemática para ajudar os alunos no entendimento dos porquês desse saber, bem como os instigou a utilizarem o aprendizado obtido nas suas atividades escolares em estágios e futuramente no campo de trabalho.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA