Navegando por Assunto "The education field"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação do campo e multisseriado: a prática dos professores e o desafio do PNAIC numa escola de Barcarena-Pará(2018-07-28) MAIA, Jaqueline Cristina de Souza; LIMA, Maria do Socorro Pereira; http://lattes.cnpq.br/7102997355677802O presente trabalho tem por objetivo analisar prática docente e os desafios do PNAIC em turmas multisseriadas de uma escola do município de Barcarena - PA. Identificar os níveis das turmas atendidas pelos professores da escola; verificar, na perspectiva docente, como se dá a dinâmica ensino e aprendizagem na sala de aula; analisar os limites e possibilidades do PNAIC nas classes multisseriadas, segundo os professores. A pesquisa constou de revisão bibliográfica em banco de dados eletrônicos, materiais periódicos, livros, artigos já publicados, para verificar como os autores pesquisados tratam da temática, e de pesquisa de campo, realizada através de entrevista semiestruturada, com duas professoras da escola. Verificou-se que o PNAIC tem como objetivo a formação continuada, presencial, para os Professores Alfabetizadores, com foco na alfabetização; distribuição de recursos materiais do MEC, voltados para a alfabetização e o letramento, articulados pela formação; aumento da quantidade de materiais didáticos entregues por sala de aula, e a avaliação diagnóstica. Concluiu-se que há necessidade de uma formação continuada mais sólida, em que os coordenadores do PNAIC no município ouvissem as queixas, as dúvidas dos docentes do campo.