Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Textos multimodais"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Textos multimodais: ilustração ou interpretação?
    (2019-12-26) DIAS, Valdete Pereira; AMARAL, Glória Regina Gomes; http://lattes.cnpq.br/0376638030309710
    Assim como os textos verbais, os textos visuais também possuem estruturas específicas em sua construção. Essas especificidades requerem letramento para a construção e leitura dessa modalidade de texto. A presente pesquisa de cunho descritivo-analítico, objetiva realizar uma análise qualitativa sobre a abordagem de textos multimodais em três livros didáticos de língua portuguesa. Os mesmos são elaborados por diferentes editoras, e utilizados por alunos do 3° ano do ensino médio de escolas públicas do município de Abaetetuba- Pa. Nosso foco é observar se os livros colaboram para o letramento visual do aluno, trabalhando as especificidades requeridas por este gênero. Para tanto, este trabalho se encora em pressupostos teóricos metodológicos da multimodalidade preconizados por Kress e Van Leeuwen (1996, 2006). A relevância de se estudar a abordagem de textos multimodais nos livros didáticos, se dá pela funcionalidade que o livro didático possui, servindo de subsídio para o ensino de língua portuguesa, e ainda pela presença constante dessa modalidade de texto na sociedade, assim como em provas seletivas. Os resultados da pesquisa apontam que a contribuição dos livros analisados para a aprendizagem e o desenvolvimento do letramento multimodal do aluno ainda se dá de forma ineficiente, justamente pela pouca explanação da parte visual dessa modalidade de texto. Evidencia ainda, que os aspectos não verbais do texto necessitam ser mais explorados.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA