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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Conjunções na estrutura do texto: um estudo do uso de conectivos em textos dissertativo-argumentativos(2019-09-02) SILVA, Eric de Jesus da; FREITAS, Simone Negrão de; http://lattes.cnpq.br/7636553045346872O presente estudo investigou o uso de conectivos do tipo conjunção em textos dissertativo-argumentativos, com o objetivo de verificar aspectos quantitativos e qualitativos dessas ocorrências, como os padrões de uso. O problema aqui abordado encaixa-se no campo teórico dos estudos da língua em uso, surgidos em meados dos anos 1960, cujo quadro conceitual e metodológico continua sendo bastante produtivo para os estudos do texto (MODESTO, 2006), muito aplicados à descrição linguística e à educação. Na revisão da literatura, incluiu-se o estudo da taxonomia de conectivos e conjunções, segundo Houaiss (2001), Villar (2001), Castilho (2017), Cunha (2017) e Savioli (2007); bem como o ponto de vista de Koch (2017) e outros, que consideram que os conectivos do tipo conjunção impactam de forma importante na construção do sentido no texto. Utilizou-se como corpus 10 redações escolhidas aleatoriamente do banco de dados de 1000 redações do projeto de pesquisa “Avaliação automática de respostas a questões não-objetivas através de métodos inteligentes”, UFPA, 2017- 2018. As redações foram seccionadas de acordo com a estrutura organizacional do texto dissertativo-argumentativo, como descrita por Fiorin (2018): introdução, desenvolvimento e conclusão; em cada seção, uma vez identificadas as ocorrências de conjunções, foi isolado o período de cada ocorrência de forma a observarem-se, em cada caso, aspectos da coerência da construção. Foram construídas tabelas e gráficos, que permitiram apreciar achados qualitativos e quantitativos. Os resultados apontaram que as conjunções ocorrem com maior frequência no desenvolvimento das redações e, com frequência mais baixa, na conclusão, seguida da introdução; foram frequentes ocorrências das formas “quando”, “mas”, “pois”, “contudo”, “portanto”, “também” e “ou...ou”. Por fim, considerou-se que os períodos isolados, em geral, estão de acordo com condições de coerência local; quanto à coerência global, certos usos de conjunções conclusivas indicaram sentido de causa, justificativa, consequência e retomada, apontando para a multifuncionalidade desses conectivos textuais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Dificuldades de aprendizagem na interpretação de textos escritos dos alunos da turma do 6° ano da escola professor Bernardino Pereira de Barros(2013) PINHEIRO, Bernadete do Socorro da Silva; FREITAS, Lorena Lopes de; http://lattes.cnpq.br/8707964777158819O presente estudo foi realizado no município de Abaetetuba do Estado do Pará, visando identificar as dificuldades encontradas no processo de Ensino Aprendizagem referente a interpretação de textos escritos dos alunos do 6º ano Ensino Fundamental da Escola Professor Bernardino Pereira de Barros. Inicialmente realizou-se uma pesquisa bibliográfica sobre a importância da interpretação de textos escritos no Ensino Fundamental. Em um segundo momento realizou-se uma Pesquisa de campo, utilizando como instrumentos duas entrevistas aplicadas ao professor e aos alunos da turma do 6º ano da referida Escola. O questionário aplicado ao Professor encontra-se dividido em três etapas, que abordam questões relacionadas ao Ensino aprendizagem, no intuito de apontar as dificuldades que os docentes e discentes alegam enfrentar em seu cotidiano escolar, bem como a necessidade de uma reflexão por parte dos mesmos sobre o uso de metodologias inovadoras, como estratégia eficiente para que possam desenvolver um raciocínio para compreensão dos textos. O outro questionário utilizado nesta pesquisa foi direcionado aos alunos, com o objetivo de indagá-los sobre a aceitação da referida metodologia e as contribuições trazidas ao processo de Ensino/Aprendizagem ocasionadas pelo uso da mesma. Ainda como parte do processo de levantamento de dados, foram desenvolvidas com os alunos atividades de interpretação de textos relacionadas aos conteúdos já abordados neste ano letivo. As atividades foram realizadas em sala de aula. As análises dos resultados da Pesquisa estão informados nos Resultados e Discussões deste trabalho.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A intervenção docente no processo de produção textual: uma análise sobre as práticas de professores em formação inicial do curso de Língua Portuguesa(2017-09-29) BARBOSA, Patrícia Negrão; PAIVA, Zilda Laura Ramalho; http://lattes.cnpq.br/3059800888421594Há muito tempo, estudantes do ensino básico vem demonstrando dificuldades em utilizar a língua escrita para expressar-se, no entanto, essa dificuldade relacionada à escrita não é só dos alunos, também o professor encontra dificuldades, mas do outro lado do processo textual, isto é, no processo de correção dos textos produzidos em sala de aula. Nesse sentido, para compreender como o professor em formação inicial intervém nos textos dos alunos, realizamos uma pesquisa qualitativo-interpretativa de cunho etnográfico e de natureza aplicada, cujo objetivo geral é “refletir sobre o processo de produção textual a partir das intervenções dos mediadores, professores em formação”; os objetivos específicos são: identificar os tipos de intervenção realizados nos textos dos alunos; verificar que modificações são realizadas pelos alunos a partir das intervenções; e verificar a linguagem utilizada pelos corretores durante a intervenção. Para alcançar nossos objetivos, desenvolvemos, durante a disciplina de Estágio Supervisionado do Ensino Médio, a aplicação de uma Sequência Didática (SD) em formato de Minicurso, em uma escola Estadual da cidade de Castanhal-Pa. No decorrer da aplicação, realizamos observações e anotações acerca das atividades em sala, referentes às atividades da SD, as conversas com alunos e professores, além de selecionarmos os textos para análise. Como referencial teórico, tomamos Bakhtin (2014), Geraldi (2012), Passarelii (2012), Ruiz (2015), Sercundes (2004), Travaglia (1996), Menegassi (2010), entre outros autores. A partir das tipologias de correção apresentadas por Ruiz (2015), observamos, durante a análise de dados, que os professores utilizaram em maior frequência a correção indicativa; quanto à resposta dos alunos às intervenções no processo de reescrita, na maioria dos dados os alunos buscaram seguir as correções, mas demonstraram dificuldades ao reescrever o texto deixando alguns problemas sem correção, cometendo novos erros na reescrita. O que nos levou a refletir que a dificuldade na reescrita está relacionada ao tipo de linguagem utilizada pelos professores no processo da correção, visto que, as informações acrescentadas nos textos estavam voltadas para os termos gramaticais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Produção textual: uma análise da construção argumentativa em texto de alunos do ensino médio em uma escola estadual de Castanhal-PA(2019-05-13) SOUSA, Carmendilce Silva; MORAES, Márcia Alves de; http://lattes.cnpq.br/0407156147184123No Brasil, nota-se que o domínio da Língua Portuguesa nos alunos das etapas finais do ensino básico tem sido algo problemático, o que se percebe quando os mesmos necessitam fazer as redações necessárias para a entrada no Ensino Superior, ou exigidas pelos concursos públicos. Ocorre que a dificuldade na produção textual dos alunos de Ensino Médio torna-se um grande empecilho, já que definirá, de certa forma, o futuro destes enquanto cidadãos e profissionais. Percebe-se, então, que um dos principais desafios para esses estudantes é a construção argumentativa de seus textos, o que requer a presença de dois elementos em seu conteúdo: a coesão e a coerência. Para que haja coesão e coerência nos textos, há a necessidade de saber aplicar adequadamente os conectivos, itens que servem para dar sentido a toda a argumentação exposta na produção escrita. Nesse sentido, a presente pesquisa teve como objetivo geral refletir sobre a construção argumentativa em textos de alunos de uma turma do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual de Castanhal/PA. Para alcançar esse objetivo, foi realizada uma pesquisa qualitativa interpretativa e de natureza aplicada. Utilizamos como aporte teórico estudiosos como Val (2006), Koch (1992; 1995; 2005), Travaglia (1990) e Geraldi (1997). Desta forma, ministramos uma aula sobre “conectivos textuais” para alunos de Ensino Médio da escola e os alunos fizeram uma atividade de “produção textual”, em que tiveram de escrever um artigo de opinião sobre o uso do celular em sala de aula, a fim de verificar se eles sabiam usar as conjunções corretamente. A partir dessa produção, foram escolhidos sete textos para uma reflexão geral e três textos para uma análise mais detalhada. Os resultados obtidos mostram, em linhas gerais, que: os alunos envolvidos nesta pesquisa, embora apresentem pontos de vistas em relação a determinado tema, possuem dificuldades em relação à construção argumentativa textual, devido não possuírem o domínio adequado do uso dos principais mecanismos de coesão e coerência – as conjunções. Portanto, consideramos baixo o domínio da escrita nas séries finais (3º ano do Ensino Médio).