Navegando por Assunto "Texto"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O processo da leitura e da escrita dos alunos de fundamental maior: um estudo de caso em uma turma de 8° ano de uma escola estadual no município de Abaetetuba-PA(2015-02-05) NEGRÃO, Michelle da Costa; FREITAS, Lorena Lopes de; http://lattes.cnpq.br/8707964777158819O trabalho que tem como Tema: O PROCESSO DA LEITURA E DA ESCRITA DOS ALUNOS DE FUNDAMENTAL MAIOR: Um estudo de caso em uma turma de 8º ano de uma Escola Estadual no Município de Abaetetuba-Pará está baseado na linha de pensamento de teóricos que fundamentam a escrita de um texto e nas ações reflexivas da construção de um texto sendo eles: Bentes (2001; Ferreiro e Teberosky (1999 ; Ferreiro (2001; Vigotsky (1999 ; Bezerra (2012 . Assim, objetivando escrever sobre o assunto com intuito de analisar os princípios teóricos que subsidiam a linguística textual tendo base refletir sobre a compreensão a cerca da ideia de referencial e sequencial enquanto rede de relações que constituem o texto. Pautada nesse objetivo surgiram questionamentos relevantes com relação ao foco de interesse vinculado ao referido trabalho como: Qual o conceito do texto? Qual é a abordagem conceitual sobre linguística textual? Qual a relação entre a teoria e a prática e a diferença entre referencia e sequencial? Tendo como pressuposto tais questionamentos optamos por realizar a pesquisa bibliográfica alinhada a prática da pesquisa de campo. Com base nas argumentações teóricas após realizarmos todas as etapas do trabalho concluímos que o texto tem seus componentes que precisam ser analisados e valorizados enquanto dialogo que possui suas próprias dimensões teóricas que fundamentam e os coloca em evidencia a ser explorado no campo dos conhecimentos linguísticos, obedecendo a uma estrutura textual a ser elaborada com argumentos discursivos claros e coesos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Quais as contribuições dos exercícios de interpretação desenvolvidos no 7° ano da escola Santa Clara para o desenvolvimento e habilidades de leitura(2013) SILVA, Ilma de Jesus; SOUZA, Helius Cezar Tocantins; http://lattes.cnpq.br/2046392455224374Esse projeto visa analisar como as propostas de interpretação textual contidas nos livros didáticos, os gêneros textuais trabalhados em sala de aula ,e os gêneros digitais podem ser uteis no processo de aperfeiçoamento da leitura dos alunos do 7º ano da Escola Santa Clara, localizada na cidade de Tailândia-PA. A temática surgiu após ser observado o desinteresse dos alunos no processo de ensino aprendizagem no que diz respeito a interpretação textual. A proposta se apoia nas ideias contidas no livro Produção Textual Análise de Gêneros e Compreensão, apesar dos avanços que temos visto na área da educação a compreensão e interpretação de textos continua sendo para os alunos algo vago e na maioria das vezes sem muita importância. Se quisermos formar verdadeiros leitores precisamos mostra-los que para um bom leitor a peça fundamental e a compreensão e interpretação, pois não conseguirei me comunicar com as pessoas da minha própria comunidade se eu não entendo o que esta sendo dito. De forma que preciso entender para repassar de uma forma mais clara e objetiva e só a partir de me fazer entender vou conseguir me comunicar.