Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Textbook"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 9 de 9
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O ensino da literatura no livro didático
    (2017) MOTTES, Diana Vasconcelos; FARIAS, Maria Adelina Rodrigues de; http://lattes.cnpq.br/4863064816594244
    O presente trabalho busca fazer uma pesquisa qualitativa acerca do ensino da literatura no livro didático, visando mostrar como está sendo trabalhado o texto literário nos manuais didáticos e como esse ensino é desenvolvido na sala de aula pelos professores, com base na visão dos pressupostos teóricos selecionados para este trabalho. Advoga-se em favor de um ensino precoce da literatura, tendo em vista uma melhor apreensão de conceitos literários por parte de aprendentes de escola pública. Em um primeiro momento, serão apresentadas as teorias utilizadas e, na sequência a apresentação do corpus que dará sustentação à pesquisa,tendo como suporte teórico pensamentos de estudiosos que tratam desta temática. Temse a acrescentar que as investigações dessas práticas são necessárias, para compreendermos como se dãoastécnicas de ensino da literatura, uma vez que o suporte do professor é o livro didático.O intuito deste estudo é também contribuir com a expansão das reflexões sobre o tema abordado para que a literatura seja incentivada na escola.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O ensino de escrita em um livro didático do ensino médio
    (2022-10-05) AIRES, Diana Costa; DUARTE, Raimunda Dias; http://lattes.cnpq.br/7984277654304859
    O ensino da escrita recebe grande atenção nas aulas de português desde o Ensino Fundamental. No entanto, provas como o ENEM revelam que esse ensino ainda apresenta muitos problemas. Por essa razão, a presente pesquisa teve como finalidade investigar as práticas de ensino de escrita propostas por um livro didático de Língua Portuguesa oferecido nas instituições públicas de Ensino Médio. Para proceder a análise, tomou-se como norte o que nos apresenta Antunes (2003) sobre prática de escrita na escola. Segundo Antunes (ibid), um ensino de escrita que considere a visão interacionalista da linguagem deve ser organizado de forma que verse sobre uma escrita de textos: a) de autoria também dos alunos; b) socialmente relevantes; c) funcionalmente diversificada; d) que têm leitores; e) contextualmente adequada; f) metodologicamente ajustada; g) orientada para a coerência global; h) adequada também em sua forma de se apresentar. Neste estudo analisou-se apenas um capítulo destinado a produção de texto de um LD tendo em vista a grande similaridade que os capítulos têm entre si no que se refere a organização e estruturação. A observação atenta do capítulo tratado permitiu que se perceba certo cuidado com a escrita: em nenhum momento os autores a abordaram de forma mecânica, pelo contrário, apresentaram e discorreram sobre novos modelos e formas de produção. Percebeu-se também a preocupação para com a organização e apresentação do texto escrito, esta preocupação pode ser identificada por meio do número de capítulos dedicados a produção textual (11).
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A gramática do design visual: uma proposta de leitura de fotografia documental
    (2019-03-01) SANTOS, Gabriela Rodrigues dos; SOUSA, Rosângela do Socorro Nogueira de; http://lattes.cnpq.br/9922481132027268
    O seguinte trabalho tem como título A gramática do design visual: uma proposta de leitura de fotografia documental, tendo sua pesquisa voltada para a teoria da Gramática do Design Visual, de Kress e Van Leeuwen (2006), com objetivo de analisar a multimodalidade presente nas fotografias documentais, desvendando os significados nesse gênero, como uso de fotografias do contexto do regime militar brasileiro desnudando discursos materializados no contexto não verbal sobre acontecimentos da época. O corpus é formado por fotografias usadas para o ensino/aprendizagem em livros didáticos e também como forma de entender o passado. As imagens analisadas são de eventos ditatoriais no Brasil que, mesmo com a censura e repressão, não foram impedidos de fotografar, como uma forma de aprendizado para o futuro. A metodologia empregada neste estudo é da GDV dentro das funções representacional e interacional, propostas por Kress e Van Leeuwen (2006), tidas como essencial para analise de textos multimodais. Tendo como resultado, um maior entendimento do aluno, a partir do uso visual, para assim analisar as contribuições destas fotografias para a reconstrução dos fatos narrados sobre a ditadura militar no contexto do livro didático.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O livro didático como recurso pedagógico na educação infantil
    (2018-08-07) RODRIGUES, Glenda Glycia Paz; FERNANDES, Zenilda Botti; http://lattes.cnpq.br/6894366712147383; https://orcid.org/0000-0003-0835-8069
    O presente trabalho tem como tema o uso do livro didático como recurso pedagógico na educação infantil, ressaltando a história da educação infantil, o uso do livro como recurso pedagógico e a autonomia do docente, bem como relatar as experiências vivenciadas pelas professoras na Educação Infantil em uma unidade escolar de rede privada. Trata-se de uma pesquisa qualitativa nas modalidades bibliográfica e de campo, fundamentada em autores como: Piaget (1971), Ariés (1986), Vygotsky (1989), Kramer (1994), Freire (1996), Crayde e Kaercher (2002), Alcântara (2008), Soares (2009), Oliveira (2010) e Del Priore (2013). Por meio das entrevistas estas professoras opinaram sobre os critérios utilizados para a utilização do livro didático na educação infantil, as formas de utilização do livro didático na educação infantil e responderam também acerca das implicações que ocorrem no que diz respeito a sua autonomia. Percebe-se que a utilização do livro didático possui grande relevância em sala de aula, principalmente se os professores o utilizarem como um apoio para suas práticas didático-pedagógicas, complementado por outros recursos didáticos no processo de ensino e aprendizagem dos alunos, para possibilitar o acesso a outras fontes de conhecimento sem a centralização no livro didático.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O livro didático de língua portuguesa nas salas de aula do sistema modular de ensino
    (2018-06-27) SACRAMENTO, Arinéia Ferreira; OLIVEIRA, Mara Rita Duarte de; http://lattes.cnpq.br/8038322403743384
    Esta pesquisa tem por objetivo ressaltar a importância de um ensino contextualizado dos conteúdos de Língua Portuguesa, nas regiões ribeirinhas, tendo como objeto de estudo o livro didático. Na tentativa de proporcionar uma reflexão a respeito das especificidades que precisam ser levadas em consideração no processo de ensino e aprendizagem dos alunos do campo, em uma educação em que o contexto cultural seja valorizado no sistema de ensino, estabeleceu-se, nessa perspectiva, a seguinte pergunta de pesquisa: “Como os professores fazem a apropriação do livro didático de Língua Portuguesa nas suas aulas, no Sistema Modular de Ensino, na localidade ribeirinha do Rio Maúba? Utilizou-se o método de pesquisa estudo de caso, do tipo etnográfico, a saber: pesquisa de campo, aplicando questionários a quatro professores de Língua Portuguesa, em uma análise de respostas de tais indagações; e, um exame, pormenorizado, dos conteúdos dos livros didáticos da coleção “Tecendo Linguagens”, dos autores: Tânia Amaral Oliveira, Elizabeth Gavioli de Oliveira Silva, Cícero de Oliveira Silva e Luci Aparecida Melo Araújo, manuseados, do 6º ao 9º ano, na escola do campo, E. E. F. M. Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, lócus da pesquisa. Como fundamentação teórica para o desenvolvimento da investigação, utilizou-se os autores: Freire, (2004); Azzi (2000); PCNs (1998); LDB (2017); André (2005); Batista (2011); Rodrigues (2016); Brayner (2013); Azevedo (2012); Silva, Barros e Oliveira (2014), numa constatação de que o material didático em estudo apresenta limitações e não consegue atender às demandas dos alunos daquela localidade.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Livros Didáticos e ensino de História: uma análise sobre a cultura alimentar da corte portuguesa no 8° ano
    (2023-06-12) SANTOS, Larissa Paiva Ancelmo dos; MACÊDO, Sidiana da Consolação Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/4202561791565993; https://orcid.org/0000-0002-1481-9274
    Este artigo busca analisar, a partir de seis livros didáticos de História, aprovados pelo PNLD, entre 2011 e 2022, representações sobre a Corte Portuguesa e seus desdobramentos culturais no Rio de Janeiro após sua chegada. Pretende-se ainda encontrar menções à hábitos alimentares que abordem as relações de mudanças ocorridas no período de 1808 a 1821, visto que essa temática sobre as influências da família real no Brasil é apresentada nos livros por meio de informações redundantes que não abrangem outras categorias historiográficas no Ensino de História.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Peles negras, páginas brancas: representação da pessoa negra no livro didático de história do 4° ano do ensino fundamental
    (2019-08-23) CAVALCANTE, Elaine Rodrigues; COSTA, Eliane Miranda; http://lattes.cnpq.br/7752492408860587; https://orcid.org/0000-0002-5036-3147
    Esta pesquisa coloca em debate a representação da pessoa negra no livro didático da disciplina de História do 4º ano do ensino fundamental. Em geral, objetiva-se analisar como a pessoa negra vem sendo representada e que ideologias e estereótipos podem ser identificados nessa representação. Tem-se ainda como perspectiva discorrer sobre as implicações da representação e ideologias na construção identitária da criança negra, bem como sobre os efeitos sociais que resultam desta apropriação visual e conceitual do material exposto. É um estudo de caráter bibliográfico e documental de abordagem qualitativa, que tem como principal fonte os seguintes livros didáticos: Projeto Buriti – Editora Moderna; Mundo Amigo – Edições SM; Da Escola para o Mundo – Editora Ática. Para análise recorremos a pressupostos da técnica da Análise de Conteúdo, que nos permitiu entender os significados ocultos nos dados levantados. Os resultados demonstraram que a pessoa negra é representada no livro didático de História do 4º ano, em sua maioria de forma pejorativa em que sua história, memória e identidade são tidas como inferior ao do homem e mulher branca, únicos detentores de cultura e saberes. O negro, na verdade, é retratado na maioria dos livros analisados como escravo, mão de obra, mercadoria e produto. Tem-se assim, a permanência de um currículo tradicional e excludente. A lei 10.639/2003, embora importante para provocar mudanças nesse sentido e questionar a segregação racial precisa ser de fato implementada. Conclui-se, que, os livros didáticos, precisam ser questionados, analisados e criticados por professores e alunos. A lei 10.639/2003 é nesse processo elemento indispensável, pois, assim se abrirá precedentes para que aos poucos se supere a história discriminação racial na sociedade brasileira.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A presença da cultura de matrizes africanas baseada na lei 10.639/2003 em livros didáticos de matemática
    (2022-12-19) RODRIGUES, Mony Tarler Maciel; BARROS, Osvaldo dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8886478452699437
    Este trabalho trata de um levantamento das leis que orientam e normatizam a difusão de saberes da cultura afro brasileira, que se fazem presentes nos livros didáticos. Nosso objetivo é de identificar os elementos que podem ser trabalhados nas aulas de matemática, tendo como parâmetros a cultura de matriz africana. A metodologia desse estudo é o levantamento bibliográfico e documental, a partir das lei que regem a educação brasileira quanto a produção de livros didáticos. Como resultados, esperamos compreender quais as motivações e os bloqueios de utilização das culturas de matriz africana nos livros didáticos.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A Variação linguística nos livros didáticos do 6º e 9º ano do ensino fundamental maior
    (2022-11-18) LIMA, Stephany Pereira; SOUSA, Rosângela do Socorro Nogueira de; http://lattes.cnpq.br/9922481132027268; https://orcid.org/0000-0003-0429-9700
    Este trabalho discorre sobre a variação linguística nos livros didáticos do 6° e 9°ano do ensino fundamental maior. Objetiva-se discutir como a variação linguística é trabalhada em dois livros didáticos. A base teórica apoia-se em Coelho et al (2010), Bagno (2007), Zilles e Faraco (2015), entre outros que investigam essa temática. Metodologicamente, corresponde a uma pesquisa documental, tendo como corpus dois livros didáticos, manuais do professor, do 6° e 9° ano do ensino fundamental maior, que fazem parte da coleção “Se Liga na Língua: Leitura, Produção de Texto e Linguagem”, da editora Moderna, do ano de 2018. Os resultados revelam que os livros analisados fazem abordagens suscintas da variação. Os tipos de variação que recebem abordagem nos livros analisados são a variação social, regional, diamésica, estrangeirismo, a partir da abordagem de alguns gêneros textuais como charge, receita etc. Além disso, há, ainda, espaço reservado para a discussão do preconceito linguístico. Conclui-se que, o conteúdo abordado nas atividades dá condições para os docentes discutirem o tema, acenando para uma mudança na abordagem puramente metalinguística e normativa no ensino de Língua Portuguesa.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA