Navegando por Assunto "Temas Transversais"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Macrotendências de Educação Ambiental em uma coleção de livros didáticos de ciências(2022-12-16) SALGADO, Juliana Bastos; SILVA, Karina Dias da; http://lattes.cnpq.br/2271768102150398; https://orcid.org/0000-0001-5548-4995A Educação Ambiental (EA) ganhou visibilidade a partir da preocupação com a degradação ambiental. Sendo a mesma um tema contemporâneo transversal, que deve perpassar todas as áreas do conhecimento. Nesse processo os livros didáticos servem como apoio aos professores na sua pratica educativa, e os mesmos devem prezar a orientação dos documentos oficiais da educação, e a diversidade epistemológica do campo. O eixo que delimita a diversidade de concepções e práticas de EA pode ser compreendido com um ramo conservador e outro crítico. E a partir dessa ótica, essa pesquisa analisou os livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental da coleção inovar, do PNLD de 2020 a 2023, com enfoque nas suas imagens. Foi empreendido a técnica de análise de Bardin (2004), com categorias elencadas a priori, sendo estas as macrotendências políticos pedagógicas de EA, conservacionista, pragmática e crítica. E foi constatado uma predominância da categoria pragmática, devido a maiores abordagens de soluções pontuais e a fragmentação dos conteúdos. E com isso sugere-se métodos pedagógicos possíveis de lidar com a predominância do pragmatismo.