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Navegando por Assunto "Tecnologias digitais"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A Formação Continuada dos Professores da educação Infantil em Tecnologias Digitais
    (2023-07-21) FURTADO, Mayza Valadares; LIMA, Adriane Raquel Santana de; http://lattes.cnpq.br/5012265242662359
    Este estudo tem como título, a formação continuada de professores em tecnologias digitais, na educação infantil. Tem como objetivo geral, analisar as contribuições da tecnologia na formação continuada dos professores da educação infantil? Compreender a importância das tecnologias na prática educativa da educação infantil?Identificar os principais desafios enfrentados por professores no uso das tecnologias digitais em sua metodologia de ensino? O levantamento bibliográfico consiste em uma revisão de literatura (conceito) com abordagem qualitativa. Para a análise de conteúdo dos trabalhos, artigos, monografias e TCCs, feita em parte on-line e sobre dados eletrônicos cientificas, foram feita uma busca sistemática, abrangendo o período de 2017-2023.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Atividades remotas no ensino de Ciências da Natureza conforme a Base Nacional Comum Curricular em tempos de pandemia
    (2022-12-22) SANTANA, Nayara Layane das Mercês; BORGES, Fábio Cardoso; http://lattes.cnpq.br/7244539013576635; https://orcid.org/0000-0001-5589-6228; COUTO, Danielle Costa Carrara; http://lattes.cnpq.br/4583227212550116; https://orcid.org/0000-0003-3810-1686
    A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi uma exigência dos organismos internacionais, da Constituição Federal de 1988, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (BRASIL, 2012) de 1996 e de três das metas do Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024. O Brasil, assim como os demais países do mundo, enfrenta uma complexa conjuntura provocada pela pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, o SARS-CoV-2, cujo quadro clínico varia de infecções assintomáticas a crise respiratória grave (BRASIL, 2020). Com a medida de isolamento social adotada como meio de controle e contenção à propagação da Covid-19, assim como meio de evitar um possível colapso da saúde pública brasileira, as escolas iniciaram a suspensão de suas atividades presenciais a partir de março de 2020. O presente artigo teve como objetivo verificar se professores de ciências da natureza conseguiram programar suas atividades remotas conforme a BNCC estabelece. A busca dos trabalhos ocorreu na base de dados “Google Acadêmico” no período de agosto a setembro, sendo a busca feita inicialmente pelos títulos, leitura dos resumos, em alguns casos leitura do documento na íntegra, a partir da busca pelas palavras-chave. O trabalho foi desenvolvido com professores da área de Ciências da Natureza atuantes no ensino Fundamental Maior e Médio, sendo um professor de escola particular, do município de Castanhal-PA e os demais escola pública do município de Curuçá-PA. A amostra foi constituída de quinze (15) professores, com faixa etária de 24 a 50 anos. O questionário foi composto por 13 questões relacionadas à temática. Das 13 questões, 09 foram objetivas e 04 questões discursivas, com data de aplicação entre os dias 14 a 24 de setembro de 2021. A divulgação ocorreu através de convites enviados pelo aplicativo de mensagens instantâneas, (WhatsApp) pessoal dos professores. Em 2019 foi realizada a pesquisa sobre Perfil Tecnológico de Alunos do Fundamental da Escola Estadual de Ensino Fundamental Júpiter Maia de Curuçá - PA, o trabalho contou com a colaboração de 42 alunos do 9° ano, com faixa etária de 11 a 15 anos, o objetivo da pesquisa foi analisar o uso das tecnologias digitais para avaliar o seu uso na aprendizagem. As informações obtidas nas pesquisas foram organizadas e analisadas mediante as figuras construídas através do Google Formulários e Excel. Os resultados da pesquisa realizada em 2019 antes da pandemia, apontaram que a maioria dos alunos têm amplo acesso aos dispositivos tecnológicos, contudo necessitam de Alfabetização Digital. Diante da nova forma de ensino que surgiu no cenário brasileiro, foi possível verificar que a BNCC está auxiliando no planejamento das aulas remotas, mas que não é trabalhada por completa como deveria com suas habilidades e competências.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Contribuições do software GeoGebra no ensino de funções algébricas em tempos de ensino remoto
    (2022-03-11) SILVA, Bárbara Gaia Barreto da; ARRUDA, Suellen Cristina Queiroz; http://lattes.cnpq.br/1203082969745385
    Em março de 2020, escolas e universidades brasileiras suspenderam as aulas presenciais devido a pandemia da COVID-19, obrigando estudantes e professores à uma mudança abrupta no processo de ensino e aprendizagem em meio a necessidade do isolamento social. Com a autorização do Ensino Remoto Emergencial (ERE) houve a necessidade de incluir as tecnologias digitais na educação. O presente trabalho visa discutir sobre as contribuições do Geogebra no ensino de funções algébricas por meio de oficinas virtuais, a partir da análise de questionários aplicados aos discentes do Curso de Licenciatura em Matemática do Campus Universitário de Abaetetuba da Universidade Federal do Pará. O método de estudo utilizado foi a pesquisa-ação com o desenvolvimento de duas oficinas pedagógicas via Google Meet em que foi apresentado uma aula/revisão dos conteúdos de funções e aplicação de atividades de visualizações de gráficos construídos por meio das ferramentas do software Geogebra. Os resultados apresentam a motivação da utilização das tecnologias no ensino de conteúdos matemáticos propostos.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Experiências docentes em tempos de pandemia de COVID-19: o papel das tecnologias digitais e o ensino de estudos amazônicos no município de Marituba-PA
    (2023-07-13) SILVA FILHO, Lélio Barbosa da; LOPES, Siméia de Nazaré; http://lattes.cnpq.br/8791203591623509; https://orcid.org/0009-0005-4933-1251
    Em março de 2020, foi decretado no Brasil, estado de calamidade pública devido ao aumento da contaminação pela Covid-19. Com isso, houve a necessidade de limitar a circulação e aglomeração de pessoas. Em meio a essa mudança restritiva, as atividades escolares passaram a ser diretamente afetadas. O Objetivo deste trabalho de conclusão de curso foi analisar a atuação de docentes da disciplina de Estudos Amazônicos frente a suspensão das atividades letivas presenciais causadas pela pandemia no município de Marituba, PA, realidade essa que demandou a busca por novas práticas pedagógicas, levando os envolvidos a adequar-se a novos modelos de ensino que atendessem às demandas sociais e estruturais dos indivíduos pertencentes ao espaço escolar. Para este estudo, pretende-se compreender as diferentes problemáticas que se apresentaram aos docentes, discutir como se deu a incorporação de recursos tecnológicos na elaboração e execução de propostas pedagógicas e ações educativas, e como buscou-se abordagens que contemplam conteúdos no âmbito local, objetivando a valorização da regionalidade e construção da identidade sociocultural.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Formação docente para o uso das novas tecnologias digitais
    (2019-07-22) COSTA, Rosimary Trindade da; LOBATO, Vívian da Silva; http://lattes.cnpq.br/8153247121237657
    Com o objetivo de compreender e discutir a formação continuada de professores para a utilização das tecnologias digitais no âmbito da educação, o presente estudo se deu pela pesquisa bibliográfica e realização de entrevista para o desenvolvimento do trabalho. Para construir o estudo, utilizaram-se os autores Libâneo (2011), Nóvoa (1954), Moran (2013) e Koch (2013) na fundamentação teórica e como resultados, foi possível compreender a importância de utilizar as tecnologias digitais como instrumentos auxiliadores da prática educativa, no entanto, a prática pedagógica do educador encontra-se resistente diante desta realidade, pelo fato da formação de professores não conseguir contemplar as novas exigências, pois ao se verem diante dos desafios, sentem dificuldade de incorporar as ferramentas à sua prática de ensino.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Paradigma tradicional de ensino: analisando o presente para compreender o passado e mudar realidades futuras
    (2023-10-30) CAMPOS, Ariel Sharon de Castro; SILVA, Francisco Almir Lima; SOUSA, Rosângela do Socorro Nogueira de; http://lattes.cnpq.br/9922481132027268; https://orcid.org/0000-0003-0429-9700; AZEVÊDO, Maria da Conceição; http://lattes.cnpq.br/9715229565151370; https://orcid.org/0000-0002-3648-5578
    Com as mudanças observadas no mundo contemporâneo, principalmente em razão do uso das tecnologias digitais, as escolas têm sido estimuladas a repensar suas práticas pedagógicas e adotar novos paradigmas para a superação do modelo de ensino tradicional, porém, em observações feitas durante experiências de estágio supervisionado na licenciatura em Letras Língua Portuguesa, são comuns os relatos de que este paradigma ainda é predominante na maioria das escolas públicas. Tendo isso em vista, este trabalho resulta de estudo realizado durante o Estágio Supervisionado II: Língua Portuguesa e suas Literaturas no Ensino Fundamental (6º ao 9º Ano), com o objetivo de verificar quais fatores contribuem para as práticas de ensino ainda se pautarem em uma abordagem tradicional. As atividades do estágio foram realizadas em uma escola pública da rede estadual de ensino do município de Capanema, PA. Para o alcance do objetivo mencionado, os procedimentos metodológicos consistiram em utilização de observação participante, anotações em diário de campo, entrevista e análise de livros didáticos. Restou evidente que apesar de a revolução digital ter gerado mudanças significativas em diversas áreas, incluindo a educação, e as tecnologias terem alterado a forma de comunicar, portanto, de ensinar, aprender e avaliar, podendo contribuir para a gestão escolar, as práticas de ensino e a aprendizagem dos estudantes, ainda há enormes dificuldades relacionadas à utilização das ferramentas digitais, em virtude da complexidade da realidade escolar no contexto pesquisado, ainda distante das necessidades adequadas para que sejam colocadas em prática.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Professores em formação inicial e seus processos de letramento digital
    (2017-05-25) MAGALHÃES, Carolina do Socorro Mota; MARTINS, France Fraiha; http://lattes.cnpq.br/4765567823575996; https://orcid.org/0000-0001-7933-6014
    Sabendo do movimento de transformação e inovação que a cada dia a sociedade passa, apresento este Trabalho como requisito parcial para a Conclusão de Curso de Licenciatura Integrada em Educação, em Ciências, Matemática e Linguagens da Faculdade de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará. Nesta pesquisa lanço a seguinte pergunta: Em que termos o curso de licenciatura integrada em educação em ciências, matemática e linguagens tem contribuído para a constituição docente de futuros professores dos anos iniciais em um mundo marcado pelos avanços tecnológicos? E as questões norteadoras que auxiliam na busca por respostas à questão principal, que são: em que termos os licenciandos mobilizam conhecimentos no âmbito do uso das tecnologias digitais durante o curso? Que ideias sobre o uso de tecnologias digitais no ensino dos anos iniciais emergem do processo formativo pelo qual estão passando? Nesta pesquisa contei com a colaboração de 6 discentes do curso, que estavam cursando o 8° semestre, elegi estes colaboradores Pelos critérios de estarem no último semestre do curso e por se disponibilizarem a participar da pesquisa. Utilizei como instrumento de coleta de dados as manifestações desses estudantes no ambiente Virtual Moodle e entrevistas semiestruturadas, gravada em áudio para melhor contribuir com a análise. As análises dos resultados revelam que a formação de professores vivenciada durante o curso de graduação de Licenciatura integrada corrobora com as perspectivas indicadas no projeto político pedagógico do curso. Ainda como resultados das análises, os sujeitos anunciam as dificuldades existentes no ambiente escolar quanto a questão da implementação dos recursos tecnológicos para o ensino dos anos iniciais. Durante este estudo pude compreender que essas tecnologias são incorporadas na formação, mas ainda precisamos aproximar essas tecnologias das escolas para que essas possam ser vistas como um potencial educacional.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    As tecnologias digitais como ferramentas auxiliares no ensino de conteúdos matemáticos
    (2022-06-29) PINHEIRO, Ejhonny Junior Paiva; LEDOUX, Maria Lídia Paula; http://lattes.cnpq.br/1839640402319006
    O Trabalho de Conclusão de curso (TCC), ora apresentado, é o produto final de uma pesquisa realizada na área de Educação Matemática, com o propósito de analisar o emprego de ferramentas digitais voltadas para a educação matemática, com o objetivo de compreender como o uso de tecnologias digitais aplicado no ensino de conteúdos matemáticos, ajudam a melhorar o ensino-aprendizado dos estudantes. A pesquisa se caracteriza, como qualitativa. A fundamentação teórica que dá sustentação a pesquisa baseia-se nas leituras de livros, dissertações, leis e artigos que discutem o tema investigado. Os resultados/informações desta pesquisa enfatizam a importância da empregabilidade das ferramentas digitais no Ensino de conteúdos matemáticos, apesar do pouco proveito dessas tecnologias no ensino, os resultados mostrados por ela em sala de aula são muito animadores.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Tecnologias digitais nas práticas educativas durante a pandemia do COVID-19
    (2023-10-31) OSÓRIO, Jessica Kauane da Silva; LEAL, Milene Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/5815975948335387
    O presente trabalho tem como objetivo compreender quais foram às dificuldades e possibilidades encontradas pelos alunos com as tecnologias digitais inseridas nas práticas educativas durante a pandemia do COVID-19. Para isso foram feitas pesquisas bibliográficas e aplicação de um questionário para uma turma de 27 alunos do ensino médio de uma escola de rede estadual no município de Castanhal/Pará. De abordagem qualitativa e quantitativa. Nos resultados foram constatados as dificuldades com os meios tecnológicos e as possibilidades nas práticas educativas que eles tiveram nesse período difícil. Conclui-se que as tecnologias nas práticas educativas foram muito importantes nesse momento, apesar de haver vários desafios, mas ajudou bastante muitos alunos a darem continuidade no seu ensino aprendizagem. As tecnologias estão se tornando cada vez mais importantes em nossas vidas, pois se não existisse as tecnologias, ficaríamos reféns de vários riscos como esses que enfrentamos no período de pandemia.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Utilização do Geogebra na resolução de problemas contextualizados: uma proposta para o ensino de matrizes
    (2022-08-26) CASTRO, Adriane do Socorro Pires; ARRUDA, Suellen Cristina Queiroz; http://lattes.cnpq.br/1203082969745385
    O presente trabalho consiste em propor uma atividade diferenciada ao tradicional ensino de matrizes baseada no uso de tecnologias digitais. Buscou-se promover, a partir da utilização do software GeoGebra na resolução de problemas contextualizados, uma melhoria no processo de ensino de matrizes para alunos de duas turmas do terceiro ano do Ensino Médio da rede pública de ensino da cidade de Acará/PA. Com uma abordagem qualitativa e de natureza descritiva, utilizou-se dois questionários direcionados aos alunos, um de diagnóstico e outro de avaliação, e um questionário direcionado ao professor acolhedor. Os resultados da pesquisa demonstraram que é possível promover o uso de tecnologias digitais em sala de aula aliado a problemas contextualizados para auxiliar na compreensão de conceitos matemáticos, proporcionando uma aprendizagem mais significativa dos alunos.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A utilização do GeoGebra no ensino de análise real: uma proposta para a aprendizagem de sequências numéricas
    (2022-12-23) GONCALVES, Francisca Sacramento; ARRUDA, Suellen Cristina Queiroz; http://lattes.cnpq.br/1203082969745385
    O presente trabalho tem como finalidade apresentar uma proposta diferenciada ao ensino tradicional de sequências numéricas, assunto abordado na disciplina Análise Real, baseada na utilização de tecnologias digitais. Buscou-se utilizar o software GeoGebra para mostrar o dinamismo e a visualização que o software possibilita a compreensão de algumas noções básicas sobre sequências numéricas. A pesquisa pretende demonstrar que é possível promover a adoção de recursos tecnológicos em aulas de Análise Real, dinamizando e facilitando o processo de ensino de sequências numéricas.
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