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Navegando por Assunto "Tecnologia social"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaDesconhecido
    Eficiência de ecobarreiras em rio dominado por maré
    (2018-12-14) SANTOS, Bruna de Melo; MONTEIRO, Sury de Moura; http://lattes.cnpq.br/4309806566068586
    Os resíduos flutuantes podem ser transportados pelos rios até a linha de costa e aos oceanos ou permanecer em suspensão na coluna d’água, estão dispostos em uma variedade de materiais: plásticos, papel, madeira, vidro, borracha e metal, causando impactos no meio ambiente, saúde humana e economia. As Ecobarreiras são estruturas de baixo custo utilizadas para conter o aporte de resíduos flutuantes nos cursos d’água, aproveitando as correntes naturais para acumular os resíduos, facilitando sua coleta. Deste modo, este estudo teve por objetivo desenvolver uma ecobarreira para a coleta dos resíduos flutuantes transportados em um rio dominado por maré. Este trabalho foi aplicado no rio Tucunduba (Belém, Pará), ambiente marcado pela alta hidrodinâmica, causada por mesomaré semidiurnas com altura média de 3 metros. Assim, foram testados dois modelos na foz do rio Tucunduba durante o período de duas horas de maré vazante em sizígia. A Ecobarreira Tipo 1 constituídas de 3 módulos de 2 metros de comprimento, onde garrafas plásticas foram envoltas em 20 centímetros da tela metálica e 80 centímetros foram utilizados para formar uma barreira submersa com funcionamento semelhante a um envelope. Além da Ecobarreira Tipo 2 composta por um único módulo de 16 metros de extensão, sem a tela metálica submersa. Os resíduos coletados passaram por triagem para separação do conteúdo orgânico, secagem e posteriormente identificados, classificados, quantificados e pesados. Os dois modelos coletaram 17.981 gramas em 787 itens de diferentes materiais. O plástico foi o material mais coletado nos dois modelos de ecobarreira totalizando 458 itens coletados, 58% do total, seguido do isopor com 104 itens, 13% do total. No primeiro modelo os resíduos flutuantes coletados estavam bastante associados a conteúdo orgânico, além disso, houve um esforço físico maior para manter a estrutura. Deste modo, o segundo modelo testado apresentou mais possibilidade de replicação, uma vez que os resíduos que a presença de resíduos orgânicos foi mínima e o esforço de instalação foi menor também. Os resultados deste estudo podem auxiliar outras comunidades com características semelhantes no enfretamento dos problemas causados pelo aporte fluvial de resíduos flutuantes, resultando em um mundo mais sustentável e colaborativo.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaDesconhecido
    A importância da percepção socioambiental dos professores para a construção de tecnologia social: um estudo de caso no Baixo Tocantins
    (2023-12-11) PINTO, Rosilene Farias; BECKMAN, Ruana Aretha Farias Santiago; http://lattes.cnpq.br/6406151351125446
    A percepção é uma forma de sensibilizar tanto o que observa quanto no propagar do que foi visto, neste processo, o professor é o principal aliado para compreender o ambiente a transmitir ao aluno, bem como solucionar os problemas, principalmente nas comunidades tradicionais. O objetivo deste estudo foi descrever a percepção socioambiental dos professores de comunidades ribeirinhas e, a partir dessa visão, fomentar o uso da tecnologia social. A pesquisa ocorreu no distrito de Janua Coeli no mês de abril de 2023, que compreende 23 escolas ribeirinhas e quilombolas no Município de Cametá. Foram aplicados questionários semi estruturados, dentro de uma abordagem quali-quantitativa. A maioria dos professores considera a área pouco conservada, citando a extinção de alguns animais ao longo do tempo. Destaca-se que a principal problemática ambiental foi a gestão de resíduos sólidos. Todos os professores consideram importante estudos nas ilhas para subsidiar a gestão pública. O estudo aponta a necessidade da reflexão do meio ambiente pelos professores, em razão de que os mesmos são os principais interventores em sala de aula e, dessa forma, promover o uso de tecnologia social, pois o professor e o aluno com o auxílio da tecnologia social podem solucionar problemas socioambientais de sua comunidade ribeirinha.
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