Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Technological resources"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Explorando a intelectualidade a partir dos gêneros virtuais contemporâneos: o post do facebook numa abordagem discursiva
    (2018-12-21) SANTOS, Daniela Machado; SOUSA, Rosângela do Socorro Nogueira de; http://lattes.cnpq.br/9922481132027268
    Devido à falta de utilização de recursos tecnológicos nas aulas de Língua Portuguesa, este estudo visa abrir propostas para que se insira estes recursos como elemento pedagógico para o ensino. Em observações feitas, notou-se que a maioria dos discentes faz uso da rede social Facebook, portanto, aproveitou-se dela para apresentar aos discentes do 2º ano do Ensino Médio, o post como um novo gênero textual presente nos meios midiáticos. Para a possível realização da didática aplicada, criou-se um Facebook exclusivo para a turma, funcionando como suporte para as postagens pedidas pela regente. Tudo isso com objetivo de ampliar o conhecimento destes alunos de maneira instigante, usando ferramentas presentes em seu cotidiano. Notou-se que o ensino e a aprendizagem foram ampliados de forma ágil e eficaz. Para a realização deste projeto, fez-se uma pesquisa de campo, através de aulas ministradas para analisar os resultados da didática, em comunhão comuma pesquisa qualitativa através da aplicação de questionários. Os gestores e alunos da escola trabalhada, E.E.E.F. M Terezinha de Jesus Ferreira de Lima, acharam o método interessante e inovador. A perspectiva é de que se abram diversas possibilidades de estudos da Língua Portuguesa que insiram recursos tecnológicos para que a educação avance junto com a tecnologia. Dessa forma, fazer uso de recursos tecnológicos para o ensino da língua materna fez com que os discentes se interessassem em aprender de forma inovadora para eles, inserindo-os em seu contexto social.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Propostas para o ensino de física com o uso da plataforma arduino
    (2019-12-20) CUNHA, Douglas Barros da; COSTA, Maria Lúcia de Moraes; http://lattes.cnpq.br/5655223111351604
    Neste trabalho é discutido o contexto atual do ensino de Física, e alguns desafios enfrentados por professores, especialmente os da Educação Básica, mas não se restringindo a eles, levando em consideração os avanços tecnológicos e a utilização dos mesmos em sala de aula. Em seguida apresenta-se a plataforma de hardware Arduino, suas principais características, bem como os recursos oferecidos por ela e as vantagens em utilizá-la para o estudo e comprovação dos conceitos físicos. Discuti-se então o papel central da experimentação no processo de ensino aprendizagem de Ciências, mais especificamente na Física e como o Arduino pode ser útil nesse processo de aquisição de dados, associados à construção de toy models. Apresenta-se na sequência alguns artigos da área de pesquisa em Ensino de Física que abordam propostas para a o uso do Arduino como recurso didático para dinamizar o ambiente em sala de aula. Finalmente, como um exemplo de experimento de baixo custo, apresenta-se um circuito com placa Arduino e sensor de luminosidade LDR (Light Dependent Resistor).
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O uso dos recursos tecnológicos no ensino de geografia nas turmas de 6º ao 9º ano do ensino fundamental na E.M.E.F. Nova Vida - Assurini - Altamira-PA
    (2018-01-24) MENEZES, Jéssica Cruz de; SILVA, Darlene Costa da; http://lattes.cnpq.br/2572178595254590
    Vivemos na era da tecnologia, os recursos tecnológicos é algo presente no cotidiano do aluno. A educação não pode ser tratada como algo isolado da sociedade do conhecimento, as redes de informações estão presentes no espaço escolar. Deste modo, surge a necessidade de se pensar novas didáticas pedagógicas que acompanhe essa nova tendência à interdisciplinaridade, ensino baseado na interdependência entre as diversas áreas de conhecimento, ou seja, explorar as possibilidades que a tecnologia oferece ao processo de ensino aprendizagem. Dessa forma a escola exerce o papel predominante na formação de indivíduos aptos a utilizar tais tecnologias, cumprindo seu papel de formação de cidadão capaz de compreender o mundo em que vive. A presente pesquisa tem como objetivo analisar como o uso de recursos tecnológicos pode favorecer o processo de ensino aprendizagem do ensino da geografia nas turmas de ensino fundamental 6º ao 9º ano na Escola municipal de ensino fundamental Nova Vida, área rural do município de Altamira- PA. Como são utilizados pelos educadores para tornar as aulas de geografia dinâmicas e motivadoras juntamente com a importância desses recursos no processo ensino aprendizagem. O qual mostra resultados positivos e de grande aceitação dentro de sala de aula, tanto por parte dos alunos como do professor. Utilizando os seguintes procedimentos metodológicos; pesquisa bibliográfica, observação direta da prática pedagógica na E.M.E.F: Nova Vida.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA