Navegando por Assunto "Teatro - Estudo e ensino"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) “Corre que lá vem ela!”: a pedagogia do jogo teatral e suas contribuições na construção cênica infantil(2016-04-08) SANTOS, Carmen Cilene Mourão dos; PINHEIRO, Patrícia Mara de Miranda; http://lattes.cnpq.br/8113463304089178O presente trabalho nos remete a compreender que os jogos teatrais são estruturas de jogos utilizados no treinamento de atores e no contexto educacional. Este trabalho teve por objetivo verificar como o método de jogos teatrais auxiliou na criação do espetáculo “Corre que lá vem ela!”, encenado por crianças do curso de teatro infantil da Escola de Teatro e Dança da UFPA (ETDUFPA) em novembro de 2014. Para tanto, realizou-se uma oficina de jogos teatrais objetivando a análise do processo pedagógico da criação de cenas, onde me coloco na condição de pesquisadora participante. A fundamentação teórica desta pesquisa tem sua base em Spolin (1992), (2010) (2012), (2013), Piaget (1990), Vigotski (1998) e Stanislavski (2004). A pesquisa pretende ser respondida em duas seções a primeira: Tipos de jogo e sua relação com a infância, que evidencia o processo de maturação do jogo praticado pela criança. A segunda: Onde? Quem e o Que? Que nos apresenta os sujeitos da pesquisa, a oficina de jogos teatrais e a estrutura dramática adotada na construção de cenas. Em uma abordagem qualitativa utilizou-se de questionário para os participantes e entrevistas. Observou-se ao final da pesquisa que o método de Jogos teatrais possibilitou a construção de uma dramaturgia onde as crianças se reconheceram como criadores, que contextualizou suas vivências e sua cultura, onde a riqueza desse processo deu-se pela ação, observação e reflexão da prática no teatro.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Do ensino do teatro a educação ambiental através do teatro no 4º ano da E.M.E.F General Osório(2015-02-12) BATISTA, Felippe Rodrigues; RIBEIRO, Inês Antônia Santos; http://lattes.cnpq.br/7197341810130704Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar duas práticas pedagógicas teatrais com os alunos do 4° ano da E.M.E.F. General Osório que tem como foco o debate sobre o lixo urbano na cidade de Cametá-PA. Para se escolher a temática deste trabalho de pesquisa, partiu-se da seguinte indagação: Como o ensino do teatro engloba no processo de ensino a problemática “lixo urbano” na cidade de Cametá? A relevância refere-se aos benefícios que sua solução trará para a Cidade de Cametá e para a área de conhecimento Teatro, no sentido de construir um saber ambiental com os educandos por meio do teatro. A primeira prática descreve a experiência realizada com a encenação dos 04 elementos da natureza: ar, fogo, terra e água, para se introduzir conceitos ambientais e práticas humanas ecologicamente saudáveis. Já na segunda prática pedagógica teatral, trabalhei com o teatro fórum de Augusto Boal, para desenvolver nos alunos um pensamento crítico sobre a sociedade. A metodologia desenvolvida é da pesquisa-participante na qual é uma análise da própria realidade, com o objetivo de promover uma transformação social em benefícios para os alunos, tendo como principais teóricos: Augusto Boal com suas técnicas do teatro do Oprimido; Guimarães (2010) com seu livro “A Dimensão Ambiental na Educação” em que trata a discussão sobre a importância da educação ambiental para vivermos em um mundo equilibrado trazendo alguns conceitos e definições; Leff (2011), que em seu livro “O Saber Ambiental”, vem discutir a emergência de se construir um saber que venha mudar as concepções de progresso, do desenvolvimento sem limite para se configurar desse modo numa nova racionalidade social. Tendo como resultado as duas práticas pedagógicas dos alunos do 4° ano da E.M.E.F. General Osório.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Jogos teatrais: uma experimentação com adolescentes da Escola de Teatro e Dança da UFPA no ano de 2015(2016-06-16) NASCIMENTO, Maria Rafaelle Siqueira do; PINHEIRO, Patrícia Mara de Miranda; http://lattes.cnpq.br/8113463304089178Este trabalho busca dentro do universo dos jogos teatrais tratar da formação de conhecimentos geradas por meio deles no espaço da sala de ensaio do Grupo de Teatro Infanto-Juvenil da UFPA, apresentando as principais contribuições do uso dos jogos para os adolescentes do referido grupo. Pretende-se compreender que os jogos teatrais são munidos de contribuições para uma formação mais abrangente dos indivíduos que os vivenciam, e por meio de uma análise teórica e de experiência prática destacar a liberdade, confiança em si mesmo, autonomia, coletividade e conhecimentos de técnicas dentro da linguagem teatral, e para se chegar a tais resultados a metodologia aplicada foi de observação participante, na qual a pesquisadora participa de forma direta nas atividades durante todo o percurso de observação, tendo como principais fundamentações teóricas na geração de argumentos deste estudo alguns autores, dentre eles:Viola Spolin (2008), Ingrid Koudela (2006) e FaygaOstrower (2008) voltados aos jogos teatrais e processo de criação coletiva por meio do jogo. Como resultado da pesquisa verificou-se que o uso de jogos teatrais no espaço experimental cênico proporciona fontes de liberdade pessoal, autoexpressão e autonomia, além de promover conhecimento e desenvoltura da linguagem teatral.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Narrativas de Memória: história de vida de uma mulher e seu encontro com o fazer teatral(2018) SANTOS, Selma Maria dos; FURTADO, Paulo Roberto Santana; http://lattes.cnpq.br/4090281906746877Este trabalho é focado na Minha História de Vida, Narrativas de Memória em que debruço sobre mim para contar Minha Trajetória em busca de um Sonho que desde criança acalento, que é poder Fazer e Estudar Arte. O encontro com o Grupo de Teatro Universitário (GTU), como esse me perpassou e foi essencial para a minha construção Artística e formação de Professora de Teatro. O objetivo principal é mostrar Minha Trajetória na busca da concretização desse Sonho e especificamente enquanto discente analisar e confrontar a importância do estudo acadêmico para a formação do conhecimento do Artista e Professor de Teatro, o que aqui poderei realizar fazendo esta análise com minha própria experiência entre o Fazer e o Conhecer e essencialmente exprimir Arte, através de indícios pessoais identificando as ações e o contato de novas pessoas num diálogo com o GTU.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Roda contada: brincando de cena com as cantigas de roda(2014-01-08) TUÑAS, Roseane Milene de Souza; ANDRADE, Simei de Amorim Santos; http://lattes.cnpq.br/5187077983046014Essa pesquisa tem como objetivo refletir sobre a importância do teatro na escola, por meio do brincar na cena teatral com as cantigas de roda. A base teórica que norteou nossa investigação concentrou-se principalmente em: Andrade, Benjamin, Cascudo, Charone, Friedmann, Japiassu, Kishimoto, Piaget, Reverbel, Santa Marli Santos, Spolin, Veríssimo de Melo, Romero, Vygotsky. A pesquisa foi de cunho qualitativo com foco na pesquisa-ação. A investigação concentrou-se na Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará, com 60 (sessenta) crianças na faixa etária de 4 a 10 anos, estudantes do turno da manhã. A pesquisa se desenvolveu a partir do trabalho desenvolvido pelo Grupo de Teatro Roda Contada. As apresentações artísticas do Grupo serviram como contribuição para a inserção do teatro no contexto escolar, bem como no processo ensino-aprendizagem das crianças das etapas da Educação Infantil e anos iniciais de Ensino Fundamental.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ser-atriz e ser-professora – a busca pelo ser-perfeito: atravessamentos de uma trajetória na Graduação em Teatro(2017-04-25) SILVA, Renata dos Santos; SANTOS, Adriana Maria Cruz dos; http://lattes.cnpq.br/3379311795685098O presente estudo gira em torno da seguinte questão: “para ser professora/professor de Teatro, é preciso ser atriz/ator?”. Este questionamento impulsiona a pesquisa e a minha formação profissional. O trabalho expõe os caminhos percorridos por mim, uma discente de Licenciatura em Teatro que desejava ser atriz, mas se viu em um curso que a formaria professora de Teatro. Aponto relevâncias que atravessam e transformam o processo de pesquisa. A partir do mito grego das almas gêmeas, o qual tomo como analogia, divido-me em duas metades: o ser-atriz e o ser-professora, que buscaram se encontrar para formar o ser-perfeito. Baseio-me em minhas vivências, sentimentos, sensações e escolhas que fiz, buscando responder à pergunta exposta. Não almejo que minha trajetória seja tomada como único modo de resolução da questão. Quero provocar reflexões, pois a pergunta existe para que cada um analise-a de acordo com a sua prática. Tenho encontros com autores que trazem luz aos meus relatos e análises sobre o processo de construção do meu ser-perfeito, entretanto, opto por produzir esta pesquisa, prioritariamente, a partir da autoridade que tenho, e que só eu tenho, para falar sobre meu trajeto teatral e as descobertas da atriz e professora que sou. Não concluo dizendo “sim” ou “não” ao questionamento, pois a única certeza que tenho é que nada está finalizado. Esse ser-perfeito existe mesmo? Estou em estado de busca, esse “ser” está em construção, busco o que me falta, o ser-perfeito quer revelar a busca, o “ser” é futuro.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Sucata & Diamante: o jogo como metodologia de criação do artista-docente(2013) SOUZA JÚNIOR, Enoque Paulino de; PINHEIRO, Patrícia Mara de Miranda; http://lattes.cnpq.br/8113463304089178Esta pesquisa realizada a partir do espetáculo Sucata & Diamante tem como objetivo analisar o processo artístico-pedagógico montado pelo Dirigível Coletivo de Teatro no ano de 2012 em Belém-Pa. Considerando que a metodologia utilizada nesse processo de criação foram os jogos Teatrais, descreverá analiticamente, a utilização da metodologia na criação das cenas de um espetáculo pensado para a Linguagem do teatro de RUA, como também relata que o processo, totalmente experimental é o primeiro desafio desse novo coletivo em busca da própria linguagem artística teatral.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Teatro, memória, música e poesia na "Melhor Idade": relatos de uma vivência(2019-12-18) LOPES, Neire Conceição Nunes; FURTADO, Paulo Roberto Santana; http://lattes.cnpq.br/4090281906746877; http://orcid.org/0000-0001-8925-4207O presente trabalho traz relatos que percorrem pelas memórias da minha infância, dos encontros com meus avós, da mãe, da mulher, do acaso que se encarregou de me trazer ao teatro e que me fez escolher o curso de Licenciatura em Teatro e as implicações dessa escolha na minha vida. Mostra também a importância das atividades de extensão na relação entre Universidade e Comunidade e a contribuição para a formação do docente. No projeto de extensão Teatro Memória, Música e Poesia na Melhor Idade, ampliei meu olhar sobre a velhice, vivenciei a práxis docente nos estágios supervisionado I e II, conhecendo realidades outras, favorecendo as descobertas que irão enredar minha formação, quando da aplicação da teoria e da prática que trarão conhecimentos ao processo de ensino/ aprendizagem, da escolha do campo de aplicação dos saberes e do meu perfil enquanto professora de teatro.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Teslibras: o diário de uma experiência de ensino do teatro aos surdos(2018-02-23) DAVID, Luciano Santiago; CHARONE, Olinda Margaret; http://lattes.cnpq.br/6158077424278917; GOMES, Uisis Paula da Silva; http://lattes.cnpq.br/6125418268267194Esta monografia será apresentada como trabalho final de conclusão do curso, Licenciatura Plena em Teatro, da Universidade Federal do Pará, por intermédio do Instituto de Ciências da Arte, tendo como título “TESLIBRAS: o diário de uma experiência de ensino de teatro aos surdos”. Que tem como objetivo geral criar metodologias e adaptações para ensino do Teatro às pessoas surdas com possibilidade de registro. Esta pesquisa é construída com base na metodologia cientifica estudo de caso, realizada via estudos em campo, com coleta de material gerado por meio de fotos, vídeos e anotações. Trazendo como principais teóricos Augusto Boal (2013) e Viola Spolin (2001; 2010). Apresento como resultado final o relato da experiência em campo e o material didático produzido no mesmo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Vivendo o sistema: uma contribuição para os estudos sobre a aplicação do Sistema de Stanislavski na formação de atores(2013) PARAGUASSU, Renan Delmontt Souza; SILVA NETO, Alberto da Cunha e; http://lattes.cnpq.br/1688547872932866Este trabalho buscou contribuir com os estudos relacionados ao sistema de representação teatral desenvolvido por Contantin Stanislavski, procurando entender como se dá a aplicação do Sistema no ensino de interpretação na formação de atores e seus possíveis desdobramentos, tendo como base a experiência vivida no curso de Teatro e Educação da Escola Superior de Educação de Coimbra. Pretende-se que o entendimento dos estudos práticos e teóricos possibilite ao acadêmico mais uma ferramenta de trabalho na área teatral, onde a sua aplicação possa ser feita tanto como ator quanto professor. A metodologia da pesquisa caracteriza-se por um estudo de caso, sobre as vivências no treinamento do Sistema. Tem como fundamentação teórica os estudos de Constantin Stanislavski focados no trabalho do ator e seus desdobramentos feitos por Eugênio Kusnet e Richard Boleslavski. O resultado da pesquisa possibilitou verificar o quanto o Sistema contribui para proporcionar aos alunos e atores iniciantes uma base sólida de trabalho. E ainda, este estudo mostrou ser necessário o aprofundamento do tema por parte do pesquisador em outro nível de pesquisa, com a possibilidade de articulá-lo com outras metodologias de ensino de atuação.