Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Teatro (Literatura)"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Caboclada à libanesa: Experimento Cênico e Memorial Poético de Formação e Criação
    (2023-06-16) CAMPOS, Helane Cibele do Nascimento; AMORIM, Ana Karine Jansen de
    Este trabalho é um registro da minha história pessoal, da minha atividade docente e da minha formação em teatro, amalgamados num experimento cênico, a poética Caboclada à Libanesa. A escrita dessas vivências configurouse no meu objeto de estudo, partindo das ideias de memória coletiva de Durkheim e de memória e oralidade de Walter Benjamim, ressaltando a experiência na construção do conhecimento. O processo de construção da poética teve como referência a ideia de dramaturgia pessoal do ator e histórias de vida, de Wlad Lima, sobre a influência da história de vida no Teatro Brasileiro, método contemporâneo de criação teatral. A escrita teve como diálogo fundamental as memórias, percepções e análises poéticas da pesquisadora e orientadora Karine Jansen, além do trabalho com a artistaanalista Wlad Lima, que me instigou a escrever sobre o meu lugar de origem e sobre as pessoas que permitiram a minha constituição, a partir do programa Espirais do coração, dança da Boiúna, utilizadas no seu projeto Clínicas do Sensível. A pesquisa, durante o curso de Licenciatura em Teatro, ajudou-me a compreender melhor a história dos libaneses no Pará e toda história da minha família ribeirinha, contadas ao longo deste trabalho. Esta temática foi escolhida para minha pesquisa e elaboração poética por mover-me para dentro de mim e para o mundo. Foi a partir de minha relação com meu pai, que sempre esteve e ainda está muito presente com seu conhecimento de mundo, que consegui pensar sobre a existência de maneira poética, animando-me a alma.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O drama por trás de uma promessa: uma vida anulada na casa ‘DUSZÔTRO’
    (2023-12-01) SOUSA, Bruno José Ferreira de; MAUÉS, Marton Sergio Moreira; http://lattes.cnpq.br/7788085281871242
    Este trabalho de conclusão de curso tem como proposta desenvolver uma dramaturgia baseada na história de vida de Rosa Maria Ferreira de Sousa, minha mãe, uma mulher ribeirinha que nasceu em abril de 1954 e em 1966, aos 12 anos de idade, deixou sua vida relativamente tranquila no interior do Marajó (PA) e migrou para Belém do Pará, sob a promessa de estudar e ter uma vida melhor. No entanto, ao chegar na cidade, ela foi surpreendida por uma realidade cruel: a exploração doméstica em condições análogas ao trabalho escravo. O processo de pesquisa envolve memórias minhas e uma entrevista com minha mãe. A dramaturgia a ser construída tem o objetivo de colocar em evidência uma história triste e ainda comum em nossa região, bem como denunciar a realidade da exploração doméstica, sobretudo de meninas pré-adolescentes. A obra não busca retratar de forma literal todos os desafios enfrentados por minha mãe, mas sim de criar cenas fortes inspiradas nas vivências pessoais e nas injustiças que ela também presenciou com outras domésticas que ousavam questionar as condições as quais eram submetidas e nas cenas que testemunhei enquanto filho de Dona Rosa, que foi apadrinhado por uma de suas patroas. Por meio dessa dramaturgia, que tem como título “Duszôtro”, busca-se convidar a reflexão do público sobre a existência da exploração doméstica e sua relevância no contexto social atual. A obra visa proporcionar uma reflexão sobre a desigualdade social, as violações dos direitos humanos e a importância de combater essa forma de exploração, além de incentivar ações de enfrentamento e políticas públicas voltadas para a proteção das vítimas e a promoção da igualdade de gênero.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Dramaturgias invisíveis: a importância do Teatro Inclusivo para crianças autistas
    (2004-11-04) CASTRO, Ana Paula; MAUÉS, Marton Sérgio Moreira
    Este trabalho explora a importância do teatro inclusivo no desenvolvimento de crianças autistas, destacando como essa forma de arte oferece um ambiente seguro e estimulante para a expressão emocional e social. A experiência de uma mãe solo, que observou os impactos positivos do teatro na comunicação e sociabilidade de seu filho, Pedro, revela a necessidade de uma dramaturgia adaptada que respeite as singularidades de cada criança. A participação em atividades teatrais e circenses demonstrou melhorias nas habilidades motoras e na autoestima de Pedro, evidenciando o teatro como uma ferramenta eficaz para inclusão e desenvolvimento integral. As entrevistas com educadores de teatro ressaltam a carência de dramaturgias que reflitam as vivências de crianças atípicas e a importância de metodologias inclusivas que valorizem cada aluno como indivíduo.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA