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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Avaliação em matemática no 6º ano do ensino fundamental: formas de ensinar e diferentes tipos de tarefas
    (2022-12-15) OLIVEIRA, Amanda Tamilly Dias de; BRITO, Maria Augusta Raposo de Barros; http://lattes.cnpq.br/2901548863922915
    Este trabalho apresenta os métodos e práticas avaliativas de um professor de matemática na turma do 6° ano do ensino fundamental, em uma escola pública no município de Bragança/Pará. Tendo como objetivo central compreender a importância da avaliação formativa no ensino-aprendizagem em matemática, por meio da investigação dos métodos e práticas avaliativas do professor no Ensino Fundamental, possibilitando o feedback como troca de conhecimento e evidências para a melhoria de um ensino de qualidade. A abordagem teórica utilizada para o alcance dos objetivos propostos envolveu o estudo da Avaliação para Aprendizagem com o apoio de Fernandes, Luckesi, Hoffmann e outros. As estratégias metodológicas escolhidas para a obtenção das informações desta pesquisa, de caráter qualitativo, incluíram as observações em sala de aula e um questionário com perguntas abertas respondido pelo professor da turma, mostrando sua vivência formativa nas instituições, coerentes com as três etapas de avaliação do professor investigado: vistos nas atividades resolvidas pelos alunos, comportamento/participação e prova. Os resultados mostram que a avaliação formativa traz resultados positivos no ensino-aprendizagem, visando o desenvolvimento do aluno, através de seus erros, não de forma classificatória, mas como aprendizagem e sendo possível a análise de quais métodos deverão ser seguidos pelo professor, respeitando as necessidades e individualidade de cada aluno.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O ensino da língua portuguesa para os alunos surdos do ensino fundamental maior da escola municipal “Dr. Anthódio Barbosa” em Tomé Açu/PA
    (2017) GONZAGA, Marlene de Nazaré da Silva; CARVALHO, Márcia Monteiro; http://lattes.cnpq.br/6643662683508955; http://lattes.cnpq.br/6643662683508955
    O presente trabalho foi desenvolvido numa escola pública regular de ensino fundamental maior no município de Tomé-Açu/PA, que tem em suas turmas alunos surdos. Pretende analisar o processo de ensino- aprendizagem da língua portuguesa para alunos surdos através da coleta de dados por meio de um questionário aplicado aos professores de língua portuguesa e professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE); bem como explicitar as possibilidades e dificuldades vividas tanto pelos alunos surdos quanto pelos professores no que concerne o ensino da língua portuguesa para alunos surdos observando-se as metodologias para o ensino desta. Como aporte teórico para este trabalho temos: Quadros (1997; 2004; 2006 e 2008), Reily (2007), Goldfeld (1997), Perlin (1998), Silva (2002), publicações do MEC (1979, 1997, 2002), entre outros da área, bem como as vertentes mais correntes atualmente encontradas por meio de leituras de artigos científicos e outras publicações disponíveis que possibilitaram o desenvolvimento do estudo.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O ensino-aprendizagem de língua-cultura inglesa no Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME) – crenças em (dis)curso
    (2022-01-31) FURTADO, Geciel Ranieri; LOPES, Lucas Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/8141687357119122; https://orcid.org/0000-0002-9936-3666
    Neste Trabalho de Curso (TCC), intitulado O ensino-aprendizagem de LínguaCultura Inglesa no Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME) – crenças em (dis)curso, propomos investigar os dizeres de alunos ribeirinhos sobre o ensino-aprendizagem de Língua-Cultura Inglesa, considerando as crenças deles como constituintes de e em suas subjetividades e modos de vida entre matas e rios arredores da cidade de Cametá-PA, rastreando os efeitos de sentido emergentes. A pesquisa se propõe a investigar as representações de alunos ribeirinhos no contexto do Ensino Médio (SOME) sobre a Língua-Cultura Inglesa. O percurso teórico-metodológico deu-se por meio dos Estudos do Discurso considerando Foucault (1996, 2007); Coracini (2007, 2016); Orlandi (1999); Lopes (2018, 2020); para movimentarmos o conceito de identidade, contamos com os pressupostos teóricos de Bauman (2013) e Hall (2005); para abordamos sobre crenças, refletimos a partir da proposta de Barcelos (2004) e Silva (2005), e assim construir a base da pesquisa. A fim de reunir dados, realizamos uma entrevista com alunos ribeirinhos da localidade de Mutuacá de Baixo, Cametá/PA, que estudam na Modalidade SOME. Nas análises realizadas, os sujeitos ribeirinhos revelam que as suas crendices constituintes influenciam (n)o processo de ensino-aprendizagem de Língua-Cultura Inglesa para os povos ribeirinhos, sendo elas responsáveis por criarem resistência nos alunos à sua aprendizagem.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Estudando física através dos exercícios realizados nas academias de musculação de Breves-PA
    (2014-07-08) LEITE, Anderson Corrêa; SILVA JUNIOR, Carlos Alberto Brito da; http://lattes.cnpq.br/5067093267673117; https://orcid.org/0000-0002-7084-8491
    A biomecânica é uma das áreas da biofísica que melhor proporciona um profundo entendimento sobre o movimento do corpo humano, pois o esqueleto humano é um sistema de componentes ou alavancas, no qual o osso pode ser visualizado como uma barra rígida que pode transmitir e modificar força e movimento. As forças exercidas no corpo (incluindo as forças musculares) têm componentes que tendem a produzir movimentos não só rotatórios como translatórios nas articulações do corpo humano, até quando realizados em pequenas magnitudes, são importantes para entendermos o estresse e a estabilidade articular.O conhecimento dos movimentos possíveis e seguros de cada articulação do corpo humano, bem como dos graus de amplitude de cada movimento articular, proporciona uma diretriz para uma correta análise biomecânica. Assim, quando o braço entre as forças (Peso e muscular) e o eixo do movimento (articulações) muda por todo o movimento, afeta diretamente o torque. Neste trabalho tentamos mostrar como os princípios físicos podem descrever e favorecer na execução de um exercício de musculação nas academias de Breves para que se tenha uma boa eficiência sem a preocupação com lesões.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O lúdico como recurso didático para o ensino aprendizagem da criança com síndrome de Down
    (2011) PEREIRA, Elza do Socorro Ferreira; PINHEIRO, Georges Alberto Silva; http://lattes.cnpq.br/7157671383955575
    O presente trabalho tem como tema “O lúdico como recurso didático para o ensinoaprendizagem da criança com Síndrome de Down”. Este trabalho tem como objetivo geral analisar a importância do lúdico como recurso didático no processo de ensinoaprendizagem de alunos com Síndrome de Down da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e da Escola Dr. Vicente Maués. E como específicos: Verificar como o lúdico contribui para o desenvolvimento do Ensino-Aprendizagem do deficiente com Síndrome de Down; Saber de que maneira os professores da APAE e da Escola Dr. Vicente Maués, turno vespertino, podem utilizar o lúdico para desenvolver a coordenação motora dos alunos com Síndrome de Down; e, Perceber qual a relação do professor com o aluno Síndrome de Down na entidade APAE e na Escola Dr. Vicente Maués. Buscando responder a esses questionamentos optamos por realizar uma pesquisa com método indutivo, de abordagem qualitativa com aplicação de questionários e observações nas referidas Instituições Educacionais. Ao final da pesquisa, concluímos que o lúdico se torna necessário para a aprendizagem do aluno com Síndrome de Down.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Metodologias ativas de aprendizagem para o ensino e aprendizagem de circuitos eletrônicos no ensino médio
    (2024-03-02) CAVALCANTE, Francisco Flávio; GONÇALVES, Cledson Santana Lopes; http://lattes.cnpq.br/3812473912193562
    Este trabalho mostra o resultado final do plano de extensão intitulado "Metodologias Ativas de Aprendizagem para o Ensino e Aprendizagem de circuitos eletrônicos no ensino médio”, cujo objetivo foi propor uma estratégia, baseada em Oficinas de Aprendizagem de Física, para o ensino de conceitos relacionados à eletricidade/eletrônica para alunos do terceiro ano do ensino médio, levando-os a problematizar assuntos e solucionar questões que permeiam a realidade do contexto em que vivem. Destacamos a importância e a necessidade da inserção de metodologias dinâmicas focadas no aluno e ao final propomos uns passos importantes para criar uma oficina de aprendizagem dinâmica, no qual o discente é o centro do processo de ensino-aprendizagem.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A produção textual escrita em sala de aula pelos alunos do 6° ano da escola José Maria de Moraes de Barcarena – PA
    (2016) BELTRÃO, Francilene Lima; CENTURIÓN, Sara Concepción Chena; http://lattes.cnpq.br/9544832461377054
    O presente trabalho, com o tema A produção textual escrita pelos alunos do 6º ano da escola José Maria de Moraes de Barcarena-Pa, trata-se de uma proposta de análise e intervenção sobre o Ensino-Aprendizagem de Língua Portuguesa, no que diz respeito à produção de textos escritos em sala de aula. O mesmo teve como objetivo principal refletir sobre as práticas das aulas de português, e, com base nos PCNs (1998), Antunes (2003), Dolz e Schneuwly (2004), Bakhtin (2006), Geraldi (2008), Marcuschi (2008a, 2008b), Santos Van (2008), Ribeiro (2009), Dionísio (2010) e Santos Leo (2013), apresentar propostas teórico-metodológicas para o ensino acerca da produção textual escrita nas aulas de português. A pesquisa-ação iniciou-se com entrevistas aos diretores e coordenadores da escola, para apresentarmos-lhes as propostas do projeto e os objetivos desejados. Desenvolveu-se por meio da observação pelo espaço escolar e por meio do contato com o público alvo. Em seguida, aplicou-se aos professores de língua portuguesa um questionário referente às suas metodologias em sala de aula e, referente às suas considerações em relação às potencialidades e dificuldades identificadas no aluno. A aplicação do questionário também foi realizada com os alunos da turma escolhida, para sondar suas experiências e habilidades quanto à leitura e produção escrita. Concluiu-se, então, com a intervenção através de uma Sequência Didática sobre o Gênero Textual Carta Argumentativa de Reclamação e Solicitação, acrescida dos resultados quantitativos (questionários) e qualitativos (produções dos alunos) obtidos na coleta de dados ao longo da pesquisa.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Relato de experiência nos estágios supervisionado na licenciatura em física no município de Salinópolis: um olhar para as metodologias de ensino
    (2024-03-02) SANTOS, Douglas Christiano Farias dos; GONÇALVES, Cledson Santana Lopes; http://lattes.cnpq.br/3812473912193562
    Este artigo trata-se de um estudo sobre o relato de experiência nos estágios supervisionados I, II e III, durante a licenciatura em física no município de Salinópolis. O objetivo é mostrar as experiências nesse período de vivência, no ambiente escolar, destacando práticas vivenciadas e métodos empregados visando aprimorar o processo de ensino-aprendizagem, bem como a utilização da aprendizagem significativa de Ausubel para promover uma compreensão mais profunda e duradoura dos conteúdos. Os métodos utilizados na pesquisa envolveram observações de aulas na Escola Aracy Alves Dias, identificando estratégias para conectar os conhecimentos dos alunos aos conteúdos da física. Além disso, realizou-se uma revisão abrangente da literatura sobre a teoria de Ausubel e a importância do estágio supervisionado. Os resultados destacam que a prática docente, relacionando a Física com situações cotidianas, contribui para o interesse e compreensão dos alunos. Conclui-se que a importância de uma abordagem integrada entre teoria e prática, utilizando a teoria de Ausubel, promove um ensino-aprendizagem mais significativo, isto é, faz com que os alunos associem o seu cotidiano aos conteúdos de Física estudados.
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