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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Contribuições do PIBID para a formação de professores de ciências
    (2018-03-01) ANJOS, Alriane Romão dos; PINHEIRO, Luiz Marcelo de Lima; http://lattes.cnpq.br/7993323472325779; https://orcid.org/0000-0003-0406-2770; PEREIRA FILHO, Sílvio Carlos Ferreira; http://lattes.cnpq.br/9987897593457877
    O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), executado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), tem sido reconhecido nos últimos anos por suas contribuições dentro das licenciaturas, principalmente frente à formação docente. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo analisar as experiências pedagógicas na iniciação à docência e identificar as dificuldades e contribuições do PIBID à prática docente, bem como relatar de que maneira as atividades executadas no PIBID contribuíram na formação inicial dos graduados. Metodologicamente, optou-se por realizar um estudo de natureza qualitativa, por meio da aplicação de questionários contendo 10 perguntas (abertas e fechadas) acerca da atuação no PIBID, no período de 2014 a 2016, de 6 graduados e 1 graduando do curso de Ciências Naturais do campus de Breves da Universidade Federal do Pará. Os dados obtidos foram analisados por meio da categorização das respostas subjetivas dos participantes, de modo a encontrar os pontos de concordância e os pontos de divergência mais evidentes. De acordo com os relatos deles, as principais contribuições estavam relacionadas ao desenvolvimento da carreira profissional por meio da iniciação a docência e ao auxílio nas atividades referentes a formação pedagógica. Por outro lado, as dificuldades apontadas foram a falta de experiência na atuação em sala de aula, porém esta foi superada ao longo do tempo por meio de várias atividades desenvolvidas. Assim, a participação no projeto PIBID gera reflexões durante o processo de formação docente e possibilidades para que os futuros professores possam criar identidades profissionais, tornando-os capazes de analisar criticamente as suas práticas educacionais.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A Formação inicial do professor alfabetizador: experiências autobiográficas no PIBID
    (2021-01-29) SILVA, Anderson André Alves da; CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/2012685775215935
    O presente Trabalho de Curso (TCC) apresenta a trajetória de formação de um licenciando do curso de Pedagogia, do Campus de Bragança da Universidade Federal do Pará, no que concerne à participação como bolsista no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID), no subprojeto Práticas Interdisciplinares de Alfabetização e Letramento no Ensino Fundamental, desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental Júlia Quadros Peinado, situada no município de Bragança, na região do Rio Caeté, Nordeste Paraense. O objeto de pesquisa é a experiência de alfabetização e letramento vivenciada no percurso formativo de iniciação à docência no PIBID. O objetivo geral é analisar as contribuições do subprojeto PIBID para a formação inicial do professor alfabetizador. O trabalho procurou responder às seguintes questões-problema: Que aprendizagens o PIBID proporcionou sobre o processo de alfabetização e de letramento no ciclo inicial do Ensino Fundamental? Que conhecimentos teóricos e práticos sobre alfabetização e letramento foram oportunizados pelo PIBID? O que foi possível conhecer sobre a prática da alfabetização e de letramento junto às professoras alfabetizadoras da escola-campo do PIBID? Que experimentações didático-pedagógicas foram oportunizadas junto às turmas de anos iniciais do Ensino Fundamental? A pesquisa segue uma abordagem qualitativa, ancorada na metodologia da pesquisa autobiográfica. A coleta de dados foi realizada na convivência cotidiana com os agentes escolares, no decorrer de dezoito meses de vigência do projeto. A fundamentação teórica do trabalho foi construída a partir dos estudos bibliográficos realizados durante os encontros de formação teórico-metodológica no subprojeto (PIBID). Os resultados apontam para o fato de o letramento não possuir uma preocupação relevante perante as práticas pedagógicas cotidianas das professoras alfabetizadoras e a alfabetização ainda se encontra muito centrada em atividades mecanizadas de leitura e escrita.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O papel do professor regente na formação de graduandos em situação de estágio de docência
    (2017-05-16) LUZ, Rodrigo Santana da; MARQUES, Valéria Risuenho; http://lattes.cnpq.br/3707399473800710; https://orcid.org/0000-0002-5378-975X
    Este trabalho tem como tema a formação de futuros professores e o estágio de docência, que constituem o foco de grandes debates políticos e educacionais no Brasil. Debater a respeito de tais assuntos é importante porque é durante o estágio que o futuro docente tem a oportunidade de relacionar teoria e prática, e durante esta etapa, é o professor regente quem torna a experiência prática significativa, na medida em que propicia o estabelecimento de um elo entre o conhecimento acadêmico e a prática docente. A importância do estudo tem como base a relevância do contato do futuro docente, que acontece durante o estágio, com os professores regentes, pois são eles que, em sala de aula, têm como exercício a elaboração e a aplicação de práticas em um contexto em que há complexidades e os confrontos da realidade escolar. A Metodologia de estudo foi elaborada com breve levantamento bibliográfico. Aprendemos com esse estudo que o estágio supervisionado é de suma importância para a formação do docente e que a atuação do professor regente é essencial para o desenvolvimento das habilidades necessárias às funções de docência dos alunos em condição de estágio, portanto, deveria ter um maior reconhecimento por parte dos mesmos, dos alunos e da universidade.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Os projetos de letramento e os desafios da prática de leitura e escrita no Ensino Fundamental II
    (2019-02-27) CARDOSO, Marta Sacramento; SOUSA, Rosângela do Socorro Nogueira de; http://lattes.cnpq.br/9922481132027268
    Este trabalho tem como objetivo apresentar os projetos de letramento como uma proposta sistemática frente aos desafios da prática de leitura e escrita no ensino fundamental II, além de compreender os conceitos de alfabetização e letramento. O trabalho está desenvolvido por meio de revisão bibliográfica, onde tomou-se como embasamento alguns autores da área, que abordam sobre o tema em questão. O uso do projeto de letramento contribui para a compreensão, juntamente com a interpretação de maneira autônoma dos textos lidos e leva o professor a perceber a relevância de desenvolver leitores independentes, críticos e reflexivos. Desse modo, para que o aluno se identifique com essa prática, o professor deve fazê-lo a uma atividade de leitura e escrita que apresente significado e que esteja de acordo com as necessidades do aluno. Portanto, os projetos de letramento podem responder de maneira significativa aos desafios da prática de leitura e escrita.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Reflexões sobre atividades práticas de educação ambiental na educação infantil
    (2023-12-21) PINTO, Eduardo Silva; SILVA, Ivana de Oliveira Gomes e; http://lattes.cnpq.br/3583569831062339
    Este artigo objetiva refletir sobre práticas pedagógicas de Educação Ambiental (EA) na Educação no Infantil (EI). Fundamenta-se em pesquisas bibliográficas com abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada nos meses de outubro a novembro de 2023 a partir principalmente de periódicos disponíveis das bases de dados do google acadêmico, anais de eventos, catálogo e biblioteca digital de monograma da Universidade Federal do Pará (UFPA). As palavras de buscas utilizadas foram: EA, EI, práticas pedagógicas e suas possíveis combinações. Selecionou-se uma amostragem de 19 publicações para análise do conteúdo. Os resultados indicam que a temática possui diversas limitações de abordagem da EA no EI, é necessário desenvolver mais pesquisas nessa área, bem como a necessidade de promover uma formação adequada, principalmente no curso da FAPED/CCAST, para que de fato essa inclusão se consolide, dentro das escolas públicas. Verificou-se também, tantos educadores quanto os documentos orientadores, delineiam caminhos à EA. Porém, as informações apresentadas no levantamento realizado demonstraram ser insuficientes para os desdobramentos de boas práticas de EA no EI. Conclui-se o quão necessário são as atividades práticas de EA no EI, cabendo aos gestores da educação, às escolas e aos profissionais da educação proporcionar atividades que envolvem essa riqueza temática com suas potencialidades de fazer os educandos se aproximarem mais do conhecimento e de uma consciência ambiental desde as séries iniciais.
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