Navegando por Assunto "Teaching practices"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A Formação inicial do professor alfabetizador: experiências autobiográficas no PIBID(2021-01-29) SILVA, Anderson André Alves da; CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/2012685775215935O presente Trabalho de Curso (TCC) apresenta a trajetória de formação de um licenciando do curso de Pedagogia, do Campus de Bragança da Universidade Federal do Pará, no que concerne à participação como bolsista no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID), no subprojeto Práticas Interdisciplinares de Alfabetização e Letramento no Ensino Fundamental, desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental Júlia Quadros Peinado, situada no município de Bragança, na região do Rio Caeté, Nordeste Paraense. O objeto de pesquisa é a experiência de alfabetização e letramento vivenciada no percurso formativo de iniciação à docência no PIBID. O objetivo geral é analisar as contribuições do subprojeto PIBID para a formação inicial do professor alfabetizador. O trabalho procurou responder às seguintes questões-problema: Que aprendizagens o PIBID proporcionou sobre o processo de alfabetização e de letramento no ciclo inicial do Ensino Fundamental? Que conhecimentos teóricos e práticos sobre alfabetização e letramento foram oportunizados pelo PIBID? O que foi possível conhecer sobre a prática da alfabetização e de letramento junto às professoras alfabetizadoras da escola-campo do PIBID? Que experimentações didático-pedagógicas foram oportunizadas junto às turmas de anos iniciais do Ensino Fundamental? A pesquisa segue uma abordagem qualitativa, ancorada na metodologia da pesquisa autobiográfica. A coleta de dados foi realizada na convivência cotidiana com os agentes escolares, no decorrer de dezoito meses de vigência do projeto. A fundamentação teórica do trabalho foi construída a partir dos estudos bibliográficos realizados durante os encontros de formação teórico-metodológica no subprojeto (PIBID). Os resultados apontam para o fato de o letramento não possuir uma preocupação relevante perante as práticas pedagógicas cotidianas das professoras alfabetizadoras e a alfabetização ainda se encontra muito centrada em atividades mecanizadas de leitura e escrita.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O papel do professor regente na formação de graduandos em situação de estágio de docência(2017-05-16) LUZ, Rodrigo Santana da; MARQUES, Valéria Risuenho; http://lattes.cnpq.br/3707399473800710; https://orcid.org/0000-0002-5378-975XEste trabalho tem como tema a formação de futuros professores e o estágio de docência, que constituem o foco de grandes debates políticos e educacionais no Brasil. Debater a respeito de tais assuntos é importante porque é durante o estágio que o futuro docente tem a oportunidade de relacionar teoria e prática, e durante esta etapa, é o professor regente quem torna a experiência prática significativa, na medida em que propicia o estabelecimento de um elo entre o conhecimento acadêmico e a prática docente. A importância do estudo tem como base a relevância do contato do futuro docente, que acontece durante o estágio, com os professores regentes, pois são eles que, em sala de aula, têm como exercício a elaboração e a aplicação de práticas em um contexto em que há complexidades e os confrontos da realidade escolar. A Metodologia de estudo foi elaborada com breve levantamento bibliográfico. Aprendemos com esse estudo que o estágio supervisionado é de suma importância para a formação do docente e que a atuação do professor regente é essencial para o desenvolvimento das habilidades necessárias às funções de docência dos alunos em condição de estágio, portanto, deveria ter um maior reconhecimento por parte dos mesmos, dos alunos e da universidade.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Os projetos de letramento e os desafios da prática de leitura e escrita no Ensino Fundamental II(2019-02-27) CARDOSO, Marta Sacramento; SOUSA, Rosângela do Socorro Nogueira de; http://lattes.cnpq.br/9922481132027268Este trabalho tem como objetivo apresentar os projetos de letramento como uma proposta sistemática frente aos desafios da prática de leitura e escrita no ensino fundamental II, além de compreender os conceitos de alfabetização e letramento. O trabalho está desenvolvido por meio de revisão bibliográfica, onde tomou-se como embasamento alguns autores da área, que abordam sobre o tema em questão. O uso do projeto de letramento contribui para a compreensão, juntamente com a interpretação de maneira autônoma dos textos lidos e leva o professor a perceber a relevância de desenvolver leitores independentes, críticos e reflexivos. Desse modo, para que o aluno se identifique com essa prática, o professor deve fazê-lo a uma atividade de leitura e escrita que apresente significado e que esteja de acordo com as necessidades do aluno. Portanto, os projetos de letramento podem responder de maneira significativa aos desafios da prática de leitura e escrita.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Reflexões sobre atividades práticas de educação ambiental na educação infantil(2023-12-21) PINTO, Eduardo Silva; SILVA, Ivana de Oliveira Gomes e; http://lattes.cnpq.br/3583569831062339Este artigo objetiva refletir sobre práticas pedagógicas de Educação Ambiental (EA) na Educação no Infantil (EI). Fundamenta-se em pesquisas bibliográficas com abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada nos meses de outubro a novembro de 2023 a partir principalmente de periódicos disponíveis das bases de dados do google acadêmico, anais de eventos, catálogo e biblioteca digital de monograma da Universidade Federal do Pará (UFPA). As palavras de buscas utilizadas foram: EA, EI, práticas pedagógicas e suas possíveis combinações. Selecionou-se uma amostragem de 19 publicações para análise do conteúdo. Os resultados indicam que a temática possui diversas limitações de abordagem da EA no EI, é necessário desenvolver mais pesquisas nessa área, bem como a necessidade de promover uma formação adequada, principalmente no curso da FAPED/CCAST, para que de fato essa inclusão se consolide, dentro das escolas públicas. Verificou-se também, tantos educadores quanto os documentos orientadores, delineiam caminhos à EA. Porém, as informações apresentadas no levantamento realizado demonstraram ser insuficientes para os desdobramentos de boas práticas de EA no EI. Conclui-se o quão necessário são as atividades práticas de EA no EI, cabendo aos gestores da educação, às escolas e aos profissionais da educação proporcionar atividades que envolvem essa riqueza temática com suas potencialidades de fazer os educandos se aproximarem mais do conhecimento e de uma consciência ambiental desde as séries iniciais.