Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Teaching performance"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Limites e possibilidades na educação de jovens e adultos: um estudo em escolas municipais e estaduais de Belém do Pará
    (2016-04-05) PANTOJA, Pedro Correa; SILVA, Fábio Colins da; http://lattes.cnpq.br/4404734777828009
    Este estudo tem como objetivo identificar os limites e as possibilidades de atuação docente no contexto da Educação de Jovens e Adultos em escolas de Belém-PA. Diante desse contexto, realizou-se um levantamento bibliográfico à luz de autores como Oliveira (1999), Perrenoud (2003), Charlot (2000), Camargo (2001), dentre outros, que ajudaram nas análises das diferentes concepções dos limites e possibilidades da atuação do professor da Educação de Jovens e Adultos. Assim, verificou-se que a prática pedagógica do docente da EJA surge como condição de reestruturar as relações entre o saber e o fazer presente nos currículos da Educação de Jovens e Adultos. A interação, que é um dos principais elementos do desenvolvimento humano, surge no cenário educacional como o referencial responsável pela inovação do ensino, embasando as ações pedagógicas e renovando as práticas docentes. Os resultados obtidos na pesquisa mostram as limitações e as possibilidades do professor da EJA de forma simultânea. Por um lado, o docente é visto de forma geral, como um pesquisador preocupado em promover uma aprendizagem que trabalhe o imaginário e a criatividade do educando, base para a formação de um cidadão pensante e construtor de sua realidade. Do outro lado, a formação continuada para essa modalidade, no qual torna-se evidente na relação entre ensino e aprendizagem, pois escola voltada à Educação de Jovens e Adultos, portanto, é ao mesmo tempo um local de confronto de culturas e, como qualquer situação de interação social, um local de encontro de singularidades.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Memorial: trajetórias e desafios de minha atuação docente
    (2023-01-23) PACHECO, Roberta Pantoja; RODRIGUES, Raimunda do Socorro; http://lattes.cnpq.br/4605510008816420
    O presente Trabalho de Curso intitulado “Memorial: trajetórias e desafios de minha atuação docente”, tem como objetivo refletir sobre minha trajetória de vida, expondo as principais dificuldades e desafios encontrados em minha atuação docente. Quanto aos objetivos específicos: apresentar os principais acontecimentos e experiências pessoais e profissionais, por meio de uma autobiografia; refletir sobre as práticas metodológicas utilizadas; relatar os desafios e conquistas na minha atuação docente. A justificativa do estudo se deu pela necessidade de fazer uma reflexão de minha trajetória docente, buscando identificar nas práticas metodológicas os principais desafios enfrentados e, estratégias de superação. Em termos metodológicos, esse relato de experiência pautou-se de um estudo autobiográfico, associado a metodologia qualitativa, a qual teve como referencial teórico autores como: Freire (2011), Araújo (2011), Nóvoa (2010), dentre outros.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Relatos de uma professora: da trajetória educacional à atuação docente
    (2023-01-23) FRANÇA, Fernanda Martins; RODRIGUES, Raimunda do Socorro; http://lattes.cnpq.br/4605510008816420
    O presente trabalhode conclusão de curso (TCC) que tem como tema Relatos de uma professora: da trajetória educacional à atuação docente, é um estudo autobiográfico que apresenta como principal objetivo fazer um relato de minha de vida, descrevendo aspectos de minha formação educacional à atuação docente.O respectivo relato de minha experiência educacional e docente está pautado em uma narrativa reflexiva, ancorado em uma revisão bibliográfica, onde foi possível olhar para momentos de minha caminhada à luz de diferentes autores que dialogam com a temática. Os resultados deste memorial evidenciam os desafios, superações e aprendizadosvivenciados em minha trajetória de vida.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA