Navegando por Assunto "Teaching method"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise do método de ensino dos professores de língua portuguesa na escola Daniel Berg em Vitória do Xingu/Pa durante a pandemia(2023-11-17) SOUZA, Otávio Barros de; FERREIRA, Paulo Jorge de Morais; http://lattes.cnpq.br/2748314100839383Este trabalho tem como finalidade analisar e mostrar como foram desenvolvidas as atividades e quais os formatos de ensino que foram utilizados pelos professores de língua portuguesa da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Daniel Berg, durante a pandemia de COVID-19, no ano de 2021. O estudo consiste numa pesquisa exploratória, qualitativa, de caráter bibliográfico e de pesquisa de campo. Realizou-se levantamento amplo do histórico da educação do município de Vitória do Xingu/PA, enfatizando o desenvolvimento educacional da comunidade escolar em estudo. A metodologia utilizada consistiu na aplicação de questionários para alunos e professores de Língua portuguesa, que foram elaborados com o intuito de extrair o máximo de informações sobre o método de ensino trabalhado durante a pandemia. Após a análise dos questionários, pudemos observar o pragmatismo nas respostas dos alunos e o quão desafiador e inovador foi, nas perspectivas dos professores, aplicar estas novas metodologias de ensino-aprendizagem durante a pandemia. Portanto, conclui-se que mesmo que o município tenha investido em material escrito e elaboração de cadernos de atividades, ao analisarmos as repostas dos discentes e docentes, concluímos que o desempenho educacional, em práticas de leitura, interpretação de texto e atividades de escrita, foi afetado de maneira negativa durante este período.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Perfil dos professores de ciências: o ensino de física no 9º ano no município de Monte Alegre-Pará(2017-02-16) FALABELO, Alex Silva; SILVA JUNIOR, Carlos Alberto Brito da; http://lattes.cnpq.br/5067093267673117; https://orcid.org/0000-0002-7084-8491O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo traçar o perfil de alguns professores de Ciências (Física) da rede pública do 9° ano do Ensino Fundamental de Monte Alegre. Isso será feito a partir da apresentação das metodologias utilizadas pelos professores nas aulas e da identificação das principais dificuldades enfrentadas por esses professores. No entanto, aqui se destaca, por exemplo, a importância de se criar, proporcionar, pesquisar, novos métodos que ajudem a melhorar a qualidade de ensino na área de ciências. Métodos de ensino adequados podem ser uma solução para a problemática gerada no ensino de ciências, mesmo fugindo do velho modelo tradicional de educação. Optou-se por uma pesquisa fundamentada e apoiada nos princípios da abordagem qualitativa para a realização deste trabalho. Realizou-se levantamentos de dados através de questionários com questões abertas e de referenciais teóricos relacionados ao tema em questão. Foi utilizado como amostra da pesquisa, professores que lecionam no nível fundamental e médio de algumas escolas públicas do município de Monte Alegre-Pará. As informações coletadas foram organizadas e analisadas de acordo com os princípios da análise estabelecidos no decorrer deste projeto. Os resultados obtidos com a aplicação do questionário demonstram que as estratégias utilizadas por boa parte dos professores de ciências estão fora do ideal teórico, o que pode acarretar dificuldades de aprendizagem para os alunos. Contudo, se faz necessário que durante o processo de formação superior, o docente adquira técnicas, métodos, estratégias e ferramentas adequadas e necessárias para o desempenho da sua função como profissional qualificado para sua área de atuação.