Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Teaching learning process"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A prática pedagógica dos professores no centro de educação de jovens e adultos (CEEJA) Profª Maria Oscarina Silva Pereira
    (2019-05-07) RODRIGUES, Andréa dos Santos; ASSUNÇÃO, Mariza Felippe; http://lattes.cnpq.br/8675067656056250
    A presente pesquisa visa ampliar a compreensão da prática pedagógica docente na Educação de Jovens e Adultos, especificamente, no Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos, o qual apresenta uma metodologia de ensino personalizada, a partir de um levantamento teórico acerca das políticas públicas da EJA buscando delinear o processo da prática pedagógica e o compromisso docente. A metodologia adotada está baseada na pesquisa ação, na abordagem qualitativa que possibilitou uma reflexão e aproximação maior em relação ao meu objeto de estudo, como técnicas foram utilizadas a entrevista e observação participante, baseadas em Gil (2008), Chizzoti (2003) dentre outros. O enfoque teórico está fundamentado por Freire (1997), Gadotti (2007), Souza (2012) e diversos autores que são explanados ao longo do trabalho fomentando essas ideias. Essa pesquisa serve como conhecimento e identificação de como acontece a prática dos professores do referido campo e suas implicações e contribuições no processo de ensino aprendizagem, e na vida dos alunos, no sentido de refletir e rever a metodologia aplicada e o verdadeiro papel da escola na sociedade. Sendo assim, se faz necessário que essa modalidade de ensino tenha um caráter menos assistencialista e mais reflexivo e crítico, sempre respeitando as particularidades de cada sujeito para que seja possível compreendê-lo em sua totalidade.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A relação família escola: uma análise sob o olhar do processo de ensino aprendizagem na escola EMEIF Cristo Salvador na comunidade Maúba – Abaetetuba-PA
    (2019-09-03) SARGES, Fernanda Carvalho de; COSTA, José Francisco da Silva; http://lattes.cnpq.br/9492719731740641
    O ato de educar tem como princípio assegurar a formação e o desenvolvimento físico, intelectual e moral de um ser humano. Em relação a esse aspecto, o trabalho procura enfatizar a importância da participação da família na escola, visando à formação dos alunos. Ambas as instituições família devem buscar os mesmos objetivos que é tornar cidadãos responsáveis, éticos, críticos e reflexivos e portanto, as parcelas e contribuições delas devem ser significativas para essa formação. Para melhor abordar essa temática, o trabalho tem como intuito de analisar a relação entre família e escola no processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Para atingir esse proposito, constrói-se como base metodológica a aplicação de entrevista semi estruturada realizada na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Cristo Salvador, no período de quatro meses, com uma professora de uma turma multisseriadas, uma gestora e cinco famílias que aceitaram participar das entrevistas e que residem na comunidade e onde procura considerar o processo de ensino aprendizagem em relação a participação da família e escola levando em conta embasamento teórico de Miguel Arroyo, Paulo Freire e José Carlos Libâneo, entre outros, afim de contribuir com a comunidade pesquisada. Conclui-se a pesquisa apontando que a participação da família na escola é de suma importância no acompanhamento do processo de ensino e aprendizagem, atuando junto ao professor e a gestora e que o professor deve compreender a relevância das metodologias capazes de trazer motivação, interesse e uma maior participação dos alunos em cada conteúdo abordado.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA