Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Teaching learning"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 14 de 14
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A importância metodologica do jogo e da brincadeira no 3º ano na E.M.E.F. João Pantoja Gonçalves
    (2019-09-06) BRITO, Anderson Leão; FONSECA, Marcos Luis Pereira; http://lattes.cnpq.br/0623004287242547
    O presente trabalho vem aborda as considerações a respeito do lúdico na educação: buscando discutir como os professores da EMEF JOÃO PANTOJA GONÇALVES trabalham metodologicamente o jogo e as brincadeiras na turma de 3° ano do ensino fundamental, para facilitar no processo formativo da criança, tendo em vista que o lúdico é uma ferramenta indispensável na construção de conhecimento. Para procurar responder a este questionamento, a pesquisa conta com o seguinte objetivo: analisar como são utilizados os jogos e as brincadeiras como instrumento de desenvolvimento e sua contribuição no trabalho do professor. O processo metodológico na presente pesquisa teve três momentos. A primeira etapa, realizamos um levantamento da literatura, para compreender as pesquisas existentes na área a respeito do tema proposto, a segunda etapa, estabelece uma abordagem literária na qual se estudou o lúdico e suas implicações no desenvolvimento da criança, buscando compreender as contribuições do lúdico para a obtenção de informações pertinentes ao tema abordado na pesquisa e por fim na terceira fase os resultados da pesquisa de campo. A organização do texto se define em dois capítulos, assim discriminado: Ludicidade e Educação e o segundo O Lúdico na Educação Infantil, nestes capítulos um dos maiores questionamentos era a compreensão do objeto de pesquisa e sua utilização como prática pedagogia, usando a oralidade do professor para justificar está importância em sala de aula. O texto está subsidiado a partir dos estudos de: Almeida (1978) Vygotsky (1998), Piaget (1983), Kishimoto (2011), Chateau (1979), Silva (2014) Neves (2009) entre outras citados no corpo do texto. Esta pesquisa revelou que os profissionais compreendem a importância da ludicidade no processo de ensino aprendizagem e que os mesmos a utilizam em seu trabalho, portanto, o trabalho se torna relevante por considerar o lúdico uma ferramenta de grande ajuda nas mãos dos professores no que tange a melhorar o processo de ensino aprendizagem, deste modo a ludicidade torna-se um instrumento indispensável para tornar o processo de ensino aprendizagem um ato prazeroso e instigante.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Afetividade e o processo de ensino aprendizado na educação infantil: qual sua influência?
    (2022-07-19) SILVA, Jamily Costa e; LOBATO, Vívian da Silva; http://lattes.cnpq.br/8153247121237657
    O presente artigo tematiza a afetividade no processo de ensino-aprendizagem, com o objetivo de refletir sua relevância e a maneira que a afetividade influencia no processo de ensinoaprendizagem. A metodologia utilizada foi à pesquisa qualitativa, de natureza explicativa, de cunho bibliográfico com levantamentos em Trabalhos de conclusão de curso e artigos, como também na lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB 9394/96) e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), através de recurso eletrônico. Desta maneira, este estudo fornece conceitos importantes para compreensão do conceito de afetividade e sua influência na aprendizagem do aluno da Educação Infantil, dado que é um aspecto mediador para o desenvolvimento cognitivo da criança. Como resultado inicial, foi possível perceber que a afetividade é o pilar da relação professor-aluno capaz de fortalecer a prática pedagógica, e assim o aluno tenha um aprendizado eficiente. Como também, concede concepções para que os educadores conheçam seus alunos não somente no aspecto cognitivo, mas também, e principalmente, no afetivo-emocional, além do conhecimento científico, tornando a ação educativa eficaz.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Alternativas metodológicas para revisão de matemática para alunos do 6º ano
    (2022-06-20) MEIRELES, Francisco Xavier Campelo; BARROS, Osvaldo dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8886478452699437
    O presente artigo tem como tema, alternativas metodológicas para revisão de matemática para alunos do 6º ano do ensino fundamental, tem como objetivo revisar as operações básicas da matemática utilizando metodologias já estuda que pode ser aplicada facilmente em sala de aula. Destaca-se nessa pesquisa um estudo sobre o ensino e aprendizagem, o papel do professor e as metodologias que auxilia na aprendizagem das operações básica sendo elas: Tábua de Pitágoras; Multiplicação com as mãos; Multiplicação chinesa, o processo da divisão pela soma e atividades complementar para o ensino e aprendizagem das operações básicas.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Aprender ciências brincando: proposta de jogos didáticos para o 6º ano do Ensino Fundamental.
    (2023-07-13) SARAIVA, Luane de Cassia Costa; FELIX, Rosigleyse Corrêa de Sousa; http://lattes.cnpq.br/1452935151806378; https://orcid.org/0000-0002-3769-0792
    O cenário atual da educação vem sofrendo inúmeras transformações ao longo dos anos, as quais incluem atividades dinâmicas no contexto escolar. Diante disso, o presente trabalho teve como objetivo analisar as contribuições do uso de jogos didáticos no processo de ensino aprendizagem para o ensino de Ciências a mesma caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, quanto aos procedimentos é identificado como pesquisa-ação. Para tanto, foi realizado uma intervenção e aplicação de três jogos didáticos em duas turmas do 6º ano do Ensino Fundamental, ambas da escola pública de Ensino Fundamental Dr. Mariano Antunes, localizada na Travessa Valparaíso na cidade de Viseu-PA. Neste contexto, é notório a importância do professor dentro do processo de ensino e principalmente, como instrutor da criação de meios (metodologias e didática) que possam corroborar no enfrentamento de desafios e minimizando seus problemas correlacionados.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O brincar no processo ensino-aprendizagem da criança
    (2022-08-18) SANTOS, Mairla da Silva; FALABELO, Raimundo Nonato de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/0245521381922053; https://orcid.org/0000-0003-1193-8072
    O presente trabalho vem abordar sobre a importância do brincar no processo ensino aprendizagem da criança na Educação Infantil para aprendizagem. Assim, este trabalho tem como problemática verificar como a ludicidade pode ajudar no processo de ensino aprendizagem da criança na educação infantil. A partir da problemática levantada foi delimitado o objetivo geral que é analisar a importância do brincar no que diz respeito ao seu desenvolvimento e aprendizagem de forma significativa, e tem como objetivos específicos, compreender como a ludicidade pode ajudar no processo de ensino aprendizagem da criança na educação infantil, e também, refletir sobre a utilização das práticas lúdicas como ferramenta para os professores da educação infantil, e por fim, verificar como o brincar de faz-de-conta contribui para o desenvolvimento psicológico e social da criança. Para a realização do trabalho foi realizada uma pesquisa bibliográfica a fim de colher informações de autores que já abordaram o tema como, Borba, Corsino, Freire, Góes, Luckesi, Oliveira, etc., e também realizada uma pesquisa de campo com o intuito de observar como o brincar contribui no processo ensino aprendizagem da criança da educação infantil. Para realização desta pesquisa foi utilizado a abordagem etnográfica, pois este método proporciona ao investigador acompanhar de perto o grupo que está estudando. Através desta pesquisa ficou claro a importância do brincar na educação infantil no que diz respeito ao desenvolvimento no processo ensino aprendizagem da criança, contribuindo também no seu desenvolvimento físico, social, cultural, afetivo, emocional e cognitivo.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A educação escolar e a mídia televisiva: um estudo sobre o potencial pedagógico dos desenhos e filmes animados na escola
    (2019-07-05) AZEVEDO, Deivisson Moura; RODRIGUES, Ronaldo de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/1573942492848983; https://orcid.org/0000-0001-5721-2926
    O presente estudo apresenta o resultado do projeto de intervenção desenvolvido na escola Municipal de ensino Fundamental Emerentina Moreira de Souza no município de Breves no Estado do Pará. O estudo consistiu em uma pesquisa-ação de natureza qualitativa, possuindo o objetivo de investigar o potencial pedagógico dos desenhos e filmes animado como recurso educativo na sala de aula e como objetivos específicos: verificar como os professores (as) atuavam em suas práticas pedagógicas na abordagem dos desenhos animados e filmes em sala de aula; promover um projeto de intervenção teórico metodológico e pedagógico, apresentando e discutindo com os alunos os desenhos e filmes animados e produzir um caderno pedagógico para auxiliar e contribuir com os professores no uso dos desenhos animados e filmes em sala de aula. A partir da pesquisa, constatamos que, o uso das animações em sala aula colaborou com o processo de aquisição de novos conhecimentos pelos alunos, auxiliando-os com os diversos conteúdos curriculares e temas interdisciplinares no decorrer das aulas. Os resultados mostraram a importância de o professor refletir sobre o uso dessa mídia nas aulas, procurando compreender como as crianças interagem com tais produções e como ressignificam as mensagens adquiridas ao assistir essas animações. No entanto, consideramos que o assunto ainda foi pouco investigado no meio educacional, havendo margem a polêmicas e controvérsias para o uso dos desenhos animados em sala de aula.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Educação Especial Inclusiva: desafios do processo de ensino aprendizagem de pessoas com paralisia cerebral
    (2021-06-17) GOMES, Rilma da Silva; BENGIO, Fernanda Cristine dos Santos; http://lattes.cnpq.br/4427631241218568; https://orcid.org/0000-0003-0184-6668
    O presente trabalho teve como objetivo caracterizar as principais dificuldades do processo de ensino e aprendizagem dos alunos com Paralisia Cerebral. A educação especial na perspectiva inclusiva, não se trata apenas de um processo de garantia de direito ao acesso à escola, mas também da permanência e do sucesso no processo de escolarização desse aluno na sala de aula. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica através do método de revisão narrativa de literatura. Foram consultadas as seguintes bases de dados: Scielo e Google Scholar. A eficácia do sistema educacional para o processo inclusivo, depende de fatores que vão além da condição de acessibilidade física no ambiente escolar, depende de fatores como a ação de uma equipe multiprofissional preparada e qualificada; do envolvimento dos demais alunos no processo de ensino do aluno com PC; da execução de avaliação de diagnóstico adequada e da escola estar preparada para o emprego de tecnologias assistivas.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Educação infantil: ludicidade no eixo da matemática
    (2018) SANTOS, Maria José Taveira dos; BUSSIOLI, Thereza de Fátima; http://lattes.cnpq.br/8796070009873864
    O lúdico é uma ferramenta para o processo de ensino em sala de aula, e este trabalho tem como objetivo fazer uma abordagem sobre as atividades lúdicas, voltadas para o eixo da matemática. A metodologia deste trabalho é estruturada em pesquisa bibliográfica, tendo como objetivo descrever sobre a falta de interesse e a dificuldade de aprendizagem dos alunos pela disciplina de Matemática é uma reclamação constante entre os professores, e para eles, as aulas de Matemática não passam de meras transmissões de fórmulas, definições, conceitos e resultados que não têm o menor significado, pois o foco do processo de aprendizagem é o aluno e para que esta aprendizagem aconteça é preciso despertar o seu interesse. Assim sendo, nessa pesquisa, o jogo será o ponto de partida para preparar o aluno para lidar com questões abstratas que exijam reflexão além da elaboração de estratégias e de soluções para as situações problemas desde a educação infantil ao ensino médio, pelo exposto, reafirmo a relevância do trabalho realizado, buscando uma melhor compreensão do uso do jogo em sala de aula, para que futuramente, eu possa fazer uso dessa atividade de maneira correta, aproveitando o máximo sua utilização. O Projeto Político Pedagógico é suporte de apoio no processo educativo, à introdução do lúdico nas práticas pedagógicas possibilita um excelente desenvolvimento da aprendizagem dos alunos.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O gênero charge como ensino aprendizagem
    (2023-07-19) SILVA, Renata Medeiros; RUA, Robson Borges; http://lattes.cnpq.br/7339534694238282; https://orcid.org/0000-0002-9070-7098
    O presente trabalho, terá como proposta central conhecer um pouco sobre os gêneros textuais, qual a importância deles na licenciatura e trazer vertentes de suas práticas pedagógicas. Será trabalhada proposta através do gênero charge com a temática política do ano de 2022, levando em consideração o seu papel no contexto ensino-aprendizagem voltadas com proposta para alunos do 7° ano do ensino fundamental II. Ao longo do texto, será mostrado no caso das charges que um dos requisitos é a interpretação textual, pois requer muito conhecimento não só sobre a política que será o tema abordado, mas também como fatos históricos, geográficos e de linguagem. A charge é um instrumento de caráter humorístico, informativo e opinativo de extrema importância para a formação de alunos críticos e reflexivos, nessa concepção, o gênero charge tem contribuído para o alcance desse objetivo, pois com a aplicação do gênero em sala de aula, o aluno passou a compreender melhor a função do texto.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A importância da família na educação infantil: um estudo de caso na EMEI Irmã Dulce
    (2018) MELO, Marinune dos Anjos; BUSSIOLI, Thereza de Fátima; http://lattes.cnpq.br/8796070009873864
    Objetiva-se a partir deste trabalho abordar sobre a importância da Integração Escola-Família no Processo ensino aprendizagem visando buscar uma educação de qualidade, pois é em seu lar que a criança experimenta o primeiro contato social de sua vida, convivendo com sua família e os entes queridos, também pode se observar que com a presença da família no contexto escolar, poderá ajudar no processo de aprendizagem da criança. Tendo como principais objetivos, compreender como se dá a participação da família no aprendizado escolar da criança, verificar a participação da família na vida escolar das crianças; identificar de que forma as famílias participam da vida escolar das crianças; investigando se no Projeto Político Pedagógico da escola há preocupação da relação com a Família Haja vista que a família constitui a unidade dinâmica das relações de cunho afetivo, social e cognitivo que estão imersas nas condições materiais. É notório que para se ter uma boa prática é necessária que o professor mantenha sempre atualizado, pesquisando, estudando, pois os alunos precisam de soluções para os problemas dos ensinos atuais, no período de realização do estágio foram momentos, ricos e importantes vivenciados em um contexto na sala de aula, fazendo uma relação dialética entre a teoria e a prática. Também durante a construção deste trabalho na pesquisa de campo, foram desenvolvidas atividades dinâmicas e prazerosas, estimulado os pais a participarem mais no processo de ensino e aprendizagem através de atividades lúdicas, proporcionando aos pais diversas estratégias educativas, algumas vezes desafiadoras, visando compreenderem melhor cada um, respeitando os limites
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A importância da leitura e a escrita para o 3° ano no ensino fundamental menor
    (2014) OLIVEIRA, Lília Soraia Amaral; CRUZ, Benilton Lobato; http://lattes.cnpq.br/8451486836821037
    O referido trabalho de pesquisa tem como tema: A importância da leitura e da escrita para o 3º ano do ensino fundamental menor ocorrida na Escola Municipal de Ensino Fundamental Vereador Marcos Martins Magno, buscando responder a problemática de como acontece a inserção da leitura e da escrita na prática dos professores desta modalidade de ensino que atuam nesta escola, verificando a concepção que permeia as práticas dos atores envolvidos no processo ensino aprendizagem e discutindo sua práxis na formação de leitores. Percebeu-se ao longo da pesquisa que alguns fatores contribuíram para que o processo ensino aprendizagem não se fizesse real na aprendizagem dos alunos, dentre estes: a falta de interesse dos educandos e a falha no processo de alfabetização. Acreditamos que os resultados esperados foram alcançados, pois ficou entendido que ainda existem muitas dificuldades que envolvem o processo de leitura e escrita na vivência dos alunos, dificultando assim, seu aprendizado e de certa forma inibindo suas ações.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O jogo Loto Matemática como suporte para o ensino das operações básicas no ensino de matemática
    (2023-06-26) RODRIGUES, Jaqueline Silva; SOUZA, Adenice Paixão de; ALVES, Lília Cristina dos Santos Diniz; http://lattes.cnpq.br/6114447007933261; https://orcid.org/0000-0003-2423-797X
    O objetivo deste estudo foi realizar uma atividade lúdica com o intuito de ensinar as quatro operações básicas por meio do jogo Loto matemática, uma derivação do jogo Bingo, diferenciando deste pelo fato de conter operações matemáticas em sua estrutura. A natureza da pesquisa é de cunho qualitativo e deu-se a partir de uma revisão da literatura acerca dos jogos que caracterizam-se como uma tendência e, aplicados na área de Educação Matemática, mostram-se eficazes para o ensino e aprendizado em sala de aula. Por meio de uma pesquisa de campo selecionamos uma turma da EJA/ 4º etapa que apresentava as carências requeridas para a aplicação do projeto. Nesse sentido, o jogo Loto matemática se deu nas seguintes etapas: produção e montagem das regras do jogo, confecção dos materiais utilizados, aplicação do jogo em sala de aula e avaliação, que se deu através de um questionário direcionado à turma. Como resultado da pesquisa observamos que os jogos podem ser para os educandos um recurso fundamental para que passem a entender e a utilizar regras que serão empregadas no processo de ensino-aprendizagem, uma vez que os discentes que outrora apresentavam dificuldades em solucionar os problemas matemáticos apresentados, evoluíram positivamente na área do conhecimento matemático, sendo capazes de se apropriar dos diferentes conteúdos, haja vista que os métodos utilizados em sala se deram de forma dinâmica e participativa superando a utilização das cansativas listas de exercícios de fixação, cujo objetivo é a memorização de fórmulas e dados de forma passiva.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Methods of teaching the English language
    (2022-12-23) AIRES, Maria Valdilene Ferreira; BENCHIMOL-BARROS, Silvia Helena; SOUZA, Marcus Alexandre Carvalho de; http://lattes.cnpq.br/8002163769688750; https://orcid.org/0000-0002-7177-1502
    O presente trabalho tem como tema: Métodos do Ensino da Língua Inglesa. A presente investigação tem como problema central: quais os métodos e técnicas que são aplicadas ao ensino de língua inglesa e como esses métodos e técnicas estão sendo utilizadas dentro das salas de aulas pelos professores que tende a contribuir para a formação do aluno A partir deste problema de pesquisa, o trabalho objetivou realizar um estudo acerca dos métodos de ensino da língua inglesa e das mudanças ocorridas ao longo do tempo, em relação a esses métodos e sua aplicabilidade nas escolas brasileiras. O ensino dessa língua já passou por diferentes procedimentos conhecidos como método tradicional, direto, audiolingual e sociointeracionista. Mas ainda nos dias de hoje, esses métodos ainda são existente nas salas de aula; mesmo que tenha surgido novos métodos, novas abordagens, mas as técnicas antigas não deixaram de existir. A gramática era o método tradicional, ou método da tradução, era a abordagem do ensino e da aprendizagem, por esse método é que eram lidos e explicados os textos literários de uma língua para a outra, já que esse método era usado para dar assistência aos alunos na leitura e tradução de textos em língua estrangeira, porém hoje, esses métodos são voltados para a comunicação como se pode observar nos PCNs-LE (1998), sendo introduzida como alvo central no processo de ensino-aprendizagem. Também foi feito uma análise em um capítulo de um livro didático de inglês do ensino fundamental, verificando quais desses métodos de ensino da língua inglesa serão utilizados. Para tanto foi realizado pesquisa bibliográfica e exploratória, baseada em vários autores, como por exemplo, Faraco (2007) e Crystal (2005), Izidro (2008) e outros alusivos ao tema. Além da pesquisa bibliográfica, esta pesquisa analisou documentos referentes à legislação brasileira, e a política de educação. O presente trabalho permitiu identificar uma área específica que necessita de aprofundamento no que diz respeito ao ensino da língua inglesa dentro das salas de aula e à qualificação do exercício profissional.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A tecnologia da informação e comunicação dentro do ambiente escolar e sua utilização no processo de ensino aprendizagem
    (2019-07-09) MACHADO, Thiago Rodrigues; AVIZ, Larissa de Nazaré Carvalho da; http://lattes.cnpq.br/1981446092851473
    O presente trabalho tem como finalidade discutir sobre a utilização das tecnologias de informação e comunicação no ambiente escolar e sua utilização no processo de ensino aprendizagem. Visto que, nos últimos anos ocorreram diversas transformações na sociedade e os avanços tecnológicos tiveram um papel fundamental, desta forma através deste trabalho buscaremos refletir sobre a aplicação desses recursos tecnológicos dentro das escolas uma vez que existe a possibilidade dessas ferramentas auxiliarem tanto os professores quanto os demais participantes do sistema educacional. O texto também abordará algumas políticas públicas que estiveram voltadas para a expansão da utilização dos recursos tecnológicos tanto dentro, quanto nos espaços fora das escolas. Para nos ajudar a entender melhor como ocorre essa relação entre educação e tecnologia, realizamos uma pesquisa numa Escola Municipal da cidade de Abaetetuba-PA e através do questionário foi possível entender como se da o uso das TICs no desenvolvimento do trabalho pedagógico. Na sequência, através dos resultados desta pesquisa pudemos perceber que elaborar um projeto educacional no qual as tecnologias aliadas às atividades pedagógicas podem impulsionar o processo educacional e as tecnologias da informação e comunicação ajudam tanto os professores quantos os alunos a ampliarem as suas possibilidades de ensinar e aprender. Dando a possibilidade para construírem cada vez mais conhecimentos satisfatórios.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA