Navegando por Assunto "Teaching experience"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Experiências docentes em tempos de pandemia de COVID-19: o papel das tecnologias digitais e o ensino de estudos amazônicos no município de Marituba-PA(2023-07-13) SILVA FILHO, Lélio Barbosa da; LOPES, Siméia de Nazaré; http://lattes.cnpq.br/8791203591623509; https://orcid.org/0009-0005-4933-1251Em março de 2020, foi decretado no Brasil, estado de calamidade pública devido ao aumento da contaminação pela Covid-19. Com isso, houve a necessidade de limitar a circulação e aglomeração de pessoas. Em meio a essa mudança restritiva, as atividades escolares passaram a ser diretamente afetadas. O Objetivo deste trabalho de conclusão de curso foi analisar a atuação de docentes da disciplina de Estudos Amazônicos frente a suspensão das atividades letivas presenciais causadas pela pandemia no município de Marituba, PA, realidade essa que demandou a busca por novas práticas pedagógicas, levando os envolvidos a adequar-se a novos modelos de ensino que atendessem às demandas sociais e estruturais dos indivíduos pertencentes ao espaço escolar. Para este estudo, pretende-se compreender as diferentes problemáticas que se apresentaram aos docentes, discutir como se deu a incorporação de recursos tecnológicos na elaboração e execução de propostas pedagógicas e ações educativas, e como buscou-se abordagens que contemplam conteúdos no âmbito local, objetivando a valorização da regionalidade e construção da identidade sociocultural.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O papel do professor regente na formação de graduandos em situação de estágio de docência(2017-05-16) LUZ, Rodrigo Santana da; MARQUES, Valéria Risuenho; http://lattes.cnpq.br/3707399473800710; https://orcid.org/0000-0002-5378-975XEste trabalho tem como tema a formação de futuros professores e o estágio de docência, que constituem o foco de grandes debates políticos e educacionais no Brasil. Debater a respeito de tais assuntos é importante porque é durante o estágio que o futuro docente tem a oportunidade de relacionar teoria e prática, e durante esta etapa, é o professor regente quem torna a experiência prática significativa, na medida em que propicia o estabelecimento de um elo entre o conhecimento acadêmico e a prática docente. A importância do estudo tem como base a relevância do contato do futuro docente, que acontece durante o estágio, com os professores regentes, pois são eles que, em sala de aula, têm como exercício a elaboração e a aplicação de práticas em um contexto em que há complexidades e os confrontos da realidade escolar. A Metodologia de estudo foi elaborada com breve levantamento bibliográfico. Aprendemos com esse estudo que o estágio supervisionado é de suma importância para a formação do docente e que a atuação do professor regente é essencial para o desenvolvimento das habilidades necessárias às funções de docência dos alunos em condição de estágio, portanto, deveria ter um maior reconhecimento por parte dos mesmos, dos alunos e da universidade.