Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Teaching didactics"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Programa residência pedagógica: evidências de uma concepção de alfabetização da prática no chão da sala de aula
    (2024-07-16) ARAÚJO, Camila Silva; FALABELO, Raimundo Nonato de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/0245521381922053; https://orcid.org/0000-0003-1193-8072
    O trabalho, baseado em um estágio-pesquisa do Programa Residência Pedagógica, registra e analisa a didática alfabetizadora em uma turma de segundo ano do ensino fundamental em uma escola pública do Pará, durante o ano letivo de 2023. Teve como objetivo, analisar as práticas pedagógicas observadas no Programa Residência Pedagógica, identificando desafios e oportunidades, além de discutir a importância da parceria entre família e escola para o desenvolvimento integral dos alunos. Além dessa observação, elaborou-se e aplicou-se uma didática denominada de “intervenção pedagógica” com o objetivo de realizar a interação teórica e prática com a turma objeto do estágio-pesquisa. A metodologia adotada foi qualitativa, com uso de diários de campo e observações diretas, focando no componente de Língua Portuguesa, verificando-se as interações docente-conhecimentos-crianças no desenvolvimento das atividades de ensino e aprendizagem da palavra-linguagem. Os dados coletados durante a observação e a intervenção foram analisados, buscando-se identificar padrões e tendências nas práticas didáticas. A pesquisa concluiu que a didática alfabetizadora parece se fundamentar numa concepção de linguagem que se instrumentaliza no que se poderia denominar de “método tradicional de alfabetização”, cuja principal característica é privilegiar o ensino-aprendizagem dos elementos gramaticais, em detrimento da semântica, da significação contextualizada e da valorização dos usos linguageiros das palavras pelas crianças. Há pouca ênfase na exploração da autonomia, da criatividade e da imaginação das crianças nas práticas de leitura e escrita. O Programa Residência Pedagógica, apesar de apresentar desafios, oferece uma oportunidade valiosa para a formação de professores, com foco na interação teoria-prática, ao proporcionar a experiência dos graduandos de pedagogia com as atividades didáticas das escolas de ensino fundamental (anos iniciais). Ao longo do trabalho, demonstra-se um olhar crítico e reflexivo sobre a didática docente observada, registrada e analisada como importante contribuição importante à formação inicial docente em Pedagogia, condição necessária e indispensável à um realizar profissional significativo e transformador.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA