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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Projeto de uma bancada didática de uma bomba centrífuga de três estágios modular
    (2022-12-19) SANTOS, Rickson Igor Bibas dos; BANDEIRA, Francisco Jarmeson Silva; http://lattes.cnpq.br/6709678701588361
    O presente trabalho tem como propósito desenvolver o projeto de uma bomba multiestágio modular de três estágios idênticos, que possa operar com um, dois ou três estágios independentes, empregando o conhecimento obtido na literatura, com o objetivo de que possa ser possível utilizar, futuramente, essa bomba como bancada de didática em disciplinas e em pesquisas na área de mecânica dos fluídos. Neste trabalho é apresentada uma revisão bibliográfica, seguida de uma fundamentação teórica sobre o funcionamento de uma bomba centrífuga, tipos de máquinas hidráulicas e suas peculiaridades, em sequência, é tratado do desenvolvimento do projeto e as razões que culminaram na escolha da metodologia apresentada. Ao final do trabalho, é exposto o detalhamento dos componentes da bomba e sua apresentação em diferentes configurações propostas pelo autor. Melhorias podem ser incorporadas ao projeto, como o desenvolvimento de uma gama de rotores com características distintas para serem testados, assim como a operação com mais estágios a fim de verificar como se dá o ganho de energia com o incremento na quantidade de estágios.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Projeto de uma bancada didática para a determinação do fator de amortecimento para amortecedores viscosos
    (2022-07-13) FERREIRA, Élisson Muniz; SOUSA, Walter dos Santos; http://lattes.cnpq.br/5903481928919040
    Sendo o amortecedor veicular um dispositivo desenvolvido para auxiliar no contato entre pneu e o solo, controlar o movimento das molas contidas no sistema de suspensão e propiciar conforto aos ocupantes do veículo por meio da dissipação das vibrações, saber os seus parâmetros de funcionamento e operação é algo importante. Os fabricantes do mesmo, na maioria das vezes, não fornecem dados como o coeficiente de rigidez das molas e a constante de amortecimento. Com base nisso, este trabalho consiste no desenvolvimento de uma bancada didática para a medição do coeficiente de amortecimento de amortecedores viscosos. O dispositivo foi projetado baseando-se em um modelo massa-mola-amortecedor, com um grau de liberdade, que funciona com as oscilações resultantes da ressonância de uma viga bi-apoiada com carga concentrada no meio, onde o amortecedor absorve as vibrações e o analisador de sinais fornece os dados necessários para a definição do fator de amortecimento por meio do método matemático. O dimensionamento dos componentes foi feito considerando não apenas o aspecto matemático, mas também a versatilidade que o equipamento deveria possuir para permitir o uso de diversos amortecedores. O comportamento do dispositivo foi analisado por meio do método dos elementos finitos, em relação às frequências naturais de vibração (análise modal) e à amplitude da viga e do comportamento do amortecedor (análise harmônica) podendo assim validar o seu funcionamento, apesar da dificuldade de obtenção de dados sobre amortecedores, para comparações, o resultado obtido é confiável, uma vez que os dados utilizados possuem incertezas relativamente pequenas.
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