Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Teaching and Reader"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A importância da literatura infanto juvenil no ensino fundamental menor
    (2014) BASTOS, Terezinha; FÁTIMA, Socorro de; CRUZ, Benilton Lobato; http://lattes.cnpq.br/8451486836821037
    A leitura é um elemento fundamental para que o sujeito construa seu conhecimento, dando ênfase a sua curiosidade, fornecendo-lhes novas experiências para seu amadurecimento psicológico. Para que se possa formar criança leitora é necessário que ela tenha uma experiência significativa com a leitura que não deve ocorrer por obrigação, mas que seja apresentada de forma prazerosa, despertando-se o interesse e o prazer no sujeito que lê, fazendo-se com que este dialogue com o texto. No ensino fundamental não podemos perder o foco de tornar as crianças leitoras, pois a leitura deve estar inserida na vida da criança desde a sua infância através da família e ser continuada na escola. Assim, a escola torna-se uma das principais instituições a promover esse encontro entre a criança e a leitura, a literatura e a obra de Monteiro Lobato. Formar leitor deve ser uma das principais prerrogativas das escolas de ensino fundamental, portanto nessa pesquisa investigamos como se dá essa formação em relação às obras de Monteiro Lobato. Trata-se de uma pesquisa com base teórica e pratica, buscando-se autores que fundamentem a discussão teórica com base na leitura e formação de leitores na escola e na vida, principalmente em relação às obras de Lobato destinadas às crianças. A literatura trabalha sobre a língua escrita, esta fica dependendo da capacidade de leitura dos alunos, supondo-se que estes tenham passado pela instituição escolar. Desse modo, começa a ligação entre literatura e escola, a literatura sendo o ponto de ligação entre a criança e a sociedade e a escola, que vai promover e estimular condições de realizar a circulação da literatura, com a valorização da instrução e da escola, ficando evidente a importância do hábito de ler para a formação do cidadão. Com isso os intelectuais, jornalistas e professores começam a produzir livros para o fortalecimento de um Brasil moderno.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA