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Navegando por Assunto "Teaching History"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Audiovisual e o ensino de História: a análise fílmica e a busca de uma educação decolonial
    (2023-03-13) MACHADO, Ivana de Paula de Araújo; SANTOS, Márcio Antônio Raiol dos; http://lattes.cnpq.br/5442731812982365; https://orcid.org/0000-0002-4723-1231
    Neste artigo temos como objetivo fazer uma análise crítica a respeito do uso do audiovisual para o ensino de História na Educação Básica. Para isso, usamos como metodologia uma revisão de literatura integrativa. Ao longo da pesquisa fora encontrada uma tendência do uso de audiovisual somente como entretenimento sem uma reflexão crítica aprofundada, transformando-os em instrumento de colonização das mentalidades. Nessa perspectiva, apresentamos a metodologia Análise Fílmica como proposta eficaz para o uso de audiovisual no Ensino de História e sua interface com o pensamento decolonial, se mostrou como fomentadora para um Ensino de História norteado por uma educação emancipadora. Dentro disso, propõe-se apresentar e demonstrar que a união entre a Análise Fílmica e o pensamento decolonial, se estrutura como uma excelente alternativa aos docentes que objetivam que o uso de audiovisual no Ensino de História ande em sincronia com uma educação libertadora.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Educação e identidade negra: reflexões sobre o ensino de História nos anos iniciais do ensino fundamental
    (2025-03-28) VIANA, Vera Ellen da Cruz; PINHEIRO, Maria do Socorro Dias; http://lattes.cnpq.br/7850316457132758
    O presente trabalho apresenta um estudo sobre as reflexões do ensino da identidade negra abordada na disciplina do Ensino de História, nas séries iniciais do ensino fundamental, especificamente em uma turma do 4º ano. A pesquisa objetivou compreender de que maneira vem sendo abordado o tema em sala de aula, considerando sua relevância histórico e social. O trabalho foi realizado por meio de uma pesquisa de campo de caráter exploratório de cunho qualitativo com observação participante e entrevista semiestruturada, realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Raimunda da Silva Barros, localizada no município de Cametá-Pa. E, com participação da gestora da escola e de um professor da turma do 4º ano. Nos resultados, evidencia-se a importância da atuação do professor como mediador desse conhecimento e o papel da gestão neste aspecto. Além disso, destaca a importância da educação em algumas etapas de vida do sujeito, o quanto pode ser transformadora em um país tão diverso. Por fim, foi feita uma análise concisa, destacando que, embora a temática de identidade negra possa abrir portas para um novo olhar na formação de sujeitos mais críticos, há, ainda, um caminho a se fazer para alcançar tal finalidade.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A implementação da Lei 10.639/2003, a prática docente e a abordagem da História e Cultura Afro-Brasileira nos Livros Didáticos de História do Oitavo Ano
    (2023-12-20) MORAIS, Núbia Alfaia de; BRITO, Adilson Júnior Ishihara; http://lattes.cnpq.br/5217224392697515
    Este trabalho investiga a implementação da Lei 10.639/03 no espaço escolar e municipal, que tornou obrigatório o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira nas escolas brasileiras, e sua influência na abordagem da história e cultura afro-brasileira em livros didáticos de História, com foco em uma análise de caso da Editora FTD. O estudo analisa como essa legislação impactou a representação da história e cultura afro-brasileira em livros didáticos do 8º ano, buscando identificar avanços e desafios na inclusão desses conteúdos e dessas abordagens étnico-raciais. Ao tomarmos o livro didático como objeto de estudo partimos do entendimento que o mesmo não é neutro no ensino escolar ou seja através dos seus conteúdos podem ser disseminados sistemas de culturas e valores para corrobora com a pesquisa foi realizado entrevista com uma docente no ensino de História os resultados indicam avanços em relação a edições anteriores, mas ainda revelam estereótipos e uma ênfase na abordagem racialmente branca e eurocentrada. Conclui-se que, embora o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) tenha potencial para promover uma educação mais inclusiva, no que tange à Educação para as Relações Étnico-Raciais, ele não substitui a necessidade de professores engajados e materiais complementares para abordar de forma mais eficaz as relações étnico-raciais no ensino de História.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A perspectiva ambiental no ensino de História em São João de Pirabas-Pa
    (2023-12-18) MAGNO, Gizelle Albuquerque; KETTLE, Wesley Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9421187953739248; https://orcid.org/0000-0002-5824-5700
    O presente trabalho propõe fazer uma análise da Perpectiva Ambiental no Ensino de História de escolas do município de São João de Pirabas/PA, utilizando de questionários para entrevistar professores que atuam na área. Com a produção deste artigo, pretende-se compreender a problemática e os desafios que os professores de História encontram para inserir a Educação Ambiental em suas aulas, porque embora reconheçam a importância de trabalhar o ensino alinhado a esta perspectiva, são muitos os desafios. Este trabalho visa perceber também, quais definições os professores de História têm sobre a natureza e o meio ambiente dentro da prática educacional, se relacionam os conteúdos do currículo programático com o tema ambiental, se problematizam as modificações ambientais relacionando-as com a história local, se há alguma proposta no plano político pedagógico da escola em que atuam e/ou projetos sobre o tema, além de perceber quais disciplinas são envolvidas nessas propostas. Desse modo, é importante conhecer as discussões educacionais sobre a perspectiva ambiental no ensino de História das escolas de Pirabas.
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