Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Teaching - Learning"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 20 de 21
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Avaliação no processo de ensino aprendizagem: um estudo nos anos iniciais do ensino fundamental na escola Santa Rita de Cássia em Muaná
    (2019-08-09) MORAES, Nayza Oliveira; LOBATO, Lídia Sarges; http://lattes.cnpq.br/7190520108421831
    O presente trabalho intitulado Avaliação no processo de ensino aprendizagem: um estudo nos anos inicias do ensino fundamental na escola Santa Rita de Cássia Muaná apresenta a seguinte problemática: Qual importância da avaliação nos anos inicias do ensino fundamental da escola Santa Rita de Cássia? Onde se objetivou fazer uma reflexão sobre avaliação, buscando identificar os métodos avaliativos utilizados pelos professores dos anos inicias do ensino fundamental. Sabemos que avaliação da aprendizagem se faz presente em nossas escolas como mecanismo utilizado pelos professores, para acompanhar o desempenho seus alunos durante todo período de ensino-aprendizagem, para tanto busquei refletir em autores que são referência no assunto como Luckesi (1997), (2005), Araújo (2009) entre outros. E para dar encaminhamento ao processo da pesquisa, como procedimento metodológico, optou-se pela pesquisa etnográfica, onde a mesma baseia-se na pesquisa de campo, fazendo uso da observação participante, conversação e captura de imagem e o diário de campo para possível tradução e análise. Os informantes da pesquisa foram: um professor e duas professoras do ensino fundamental I. Através das análises dos dados obtidos com a pesquisa etnográfica realizada na escola, chego à conclusão que os professores praticam uma avaliação diagnóstica e contínua, e fazem uso de alguns recursos avaliativos que de certa forma, ajuda na melhoria da aprendizagem de seus educandos, apesar de ainda usarem a prova como uma ferramenta de ameaça e classificação, vejo neles um interesse e uma preocupação com ensino-aprendizagem dos seus alunos.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O brincar, o brinquedo e a brincadeira no Baixo Tocantins
    (2022-07-20) CARDOSO, Alessandra de Lima; BRÍCIO, Vilma Nonato de; http://lattes.cnpq.br/8117409710687344; https://orcid.org/0000-0003-2634-4189
    O presente trabalho expõe e discute aspectos do brincar, do brinquedo e da brincadeira no Baixo Tocantins. A pesquisa foi realizada nos municípios de Abaetetuba, Barcarena e Moju, Rio Panacuera/Ilha de Abaetetuba (regiões do Baixo Tocantins). Pretendese mostrar a importância do brincar no processo de ensino-aprendizagem, na socialização e vivências de uma autêntica infância, resgatando memórias, de forma a compreender e manter o significado e relevância do brincar, brinquedos e brincadeiras para as crianças. Dando voz a elas compreendese sua concepção do brincar e o valor que a brincadeira possui para as mesmas, relatamos também experiências do grupo acerca de vivências da infância. Utilizando como base teórico-metodológica autores como: Eliana Pojo, Waldir Abreu, Damião Oliveira, Wanderleia Leitão, Sônia Kramer e Gilles Brougére. Para melhor compreender o tema e atingir os objetivos propostos, utiliza-se de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo com abordagem qualitativa, analisando as principais contratações teóricas e buscando uma melhor aproximação com o ambiente e a perspectiva do sujeito, com a observação participante como principal instrumento de obtenção de dados. Usando como método a entrevista com crianças e adultos, para esta pesquisa foram entrevistadas duas educadoras com idade entre 20 e 40 anos. Apresenta-se a concepção do brincar como um instrumento de valorização cultural, formação de identidade e manifestação de valores de uma sociedade. Através das brincadeiras as crianças conhecem e se adaptam ao meio social, brincando com sua realidade - uma criança ribeirinha brinca de apanhar açaí, de pescar; brincadeiras relacionadas à terra, à água, que remetem ao seu cotidiano, aquilo que as rodeiam. Assim, o lúdico possibilita a aproximação de códigos sociais e culturais, através das representações e associações imaginárias ligadas ao brincar, proporcionando à criança o encontro entre fantasia e realidade, diversão e aprendizagem. Por meio das entrevistas e pesquisas reunimos e listamos as principais brincadeiras entre as crianças, os brinquedos utilizados e os modos de brincar. Nos resultados aparecem brincadeiras como: amarelinha/ macaca, camisada/ chicotinho queimado, cai no poço, pira se esconde/pique-esconde, pira alta, pira cola, entre outras. Com os relatos do grupo sobre sua infância notam-se as diferenças entre o brincar de antes e o brincar de hoje, como a mudança em relação ao modo de brincar, no nome de brincadeiras antes conhecidas de outras formas e a dificuldade de encontrar brincadeiras tradicionais. Por fim, enfatiza-se a importância de socializar o conhecimento de jogos e brincadeiras de nossa infância com as crianças de hoje, voltando nosso olhar para as crianças da região do Baixo Tocantins, não deixando que a prática e a cultura do brincar desapareçam da realidade destas, visto sua importância em diversos aspectos educativos e culturais.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Ciências naturais na região das ilhas de Abaetetuba-PA: uma abordagem do ensino modular
    (2018-07-18) SENA, Ana Maria Lobo; ROCHA, Rossineide Martins da; http://lattes.cnpq.br/4371300451793081; https://orcid.org/0000-0001-9224-3138
    O presente trabalho teve como objetivo abordar o ensino de Ciências Naturais nas Ilhas de Abaetetuba-PA, no contexto do ensino modular e verificar essa realidade educacional vivenciada no dia a dia pelos alunos e professores.A metodologia adotada foi elaborado um questionário semiestruturado e feita a entrevista com os professores e alunos. A escolha dessa proposta de trabalho levou em consideração a falta de informações acerca do ensino de ciências nas Ilhas e de como o ensino modular contribui no ambiente ribeirinho, já que não se tem um diagnóstico do ensino de Ciências o que dificulta uma análise mais coerente e precisa dessa realidade.Desse modo, é oferecida uma visão contextualizada do ensino de ciência nas Ilhas de Abaetetuba-Pará contexto do ensino modular, que servirá de referência para futuras intervenções nesse âmbito de pesquisa que venha a melhorar o sistema de educação vivenciado pelos moradores das ilhas.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A didática e a prática escolar: abordagens e objeto
    (2019-03-12) FARIAS, Jhulio Paes; RIBEIRO, Joyce Otânia Seixas; http://lattes.cnpq.br/0569883383932063
    Há ainda hoje uma grande associação da didática ao tecnicismo, o que acarreta em assimilações errôneas desta concepção da educação pedagógica. A não compreensão dessa abordagem educacional pode acarretar em uma educação superficial, de difícil compreensão, subordinando a saberes de fácil manipulação, não críticos, incapazes de associar o conteúdo teórico com a prática, o que acarreta na fácil manipulação de pensamentos e atitudes. Faz-se a importância de desenvolver este trabalho como forma de contribuir para a compreensão dessa área da educação que se faz tão importante para a educação escolar. O objetivo desse trabalho é enfatizar a didática como facilitadora da educação, que tem o poder de atravessar as diversas barreiras encontradas no contexto social, educacional e cultural. Este trabalho foi produzido a partir de pesquisa teórica com base em autores como: Paulo Freire (2018), Ilma Passos de Alencastro Veiga (2011) e (2012), Vera Maria Candau (2009) e (2014), José Carlos Libâneo (2013) e (2014) entre outros. Entre os resultados de pesquisa, informo que na primeira seção se compreende que a Didática mudou ao longo do tempo e hoje possui ampla atuação na educação. Na segunda seção, percebe-se que a Didática não existe em si, ou seja, não é suficiente para promover o ensino nem a aprendizagem, porém, se utilizada de forma correta, quando dos processos pedagógicos, estaria garantindo a qualidade do ensino e da aprendizagem. Sendo assim, a Didática deve estar submetida às finalidades do ensino, dando apoio aos instrumentos e às atividades. Concluo que a didática se faz essencial para o planejamento educacional, aplicação de atividades e ensinamentos.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    El aprendizaje cooperativo en las clases de e/le: una herramienta pedagógica para el desarrollo de la destreza oral de los alumnos del 2° año de la enseñanza media de la escuela Terezinha de Jesus Ferreira Lima
    (2019-07-11) FONSECA, Larissa Azevedo; CARDOSO, Edgar Ferreira; http://lattes.cnpq.br/9968943368356816
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    El periódico impreso en las clases de e/el: Una herramienta didáctica para la producción escrita y lectora de alumnos del 3º ano dela ensenãnza media de la escuela Laura dos Santos Ribeiro
    (2019-06-27) COSTA, Rosenilson Sacramento da; CARDOSO, Edgar Ferreira; http://lattes.cnpq.br/9968943368356816
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    El uso de la leyenda del açaí como herramienta para el desarrollo de la escrita en e/le para alumnos del 9º año en la escuela Leonidas Montes en Abaetetuba-PA
    (2019-07-08) QUARESMA, Juliete Brandão da Costa; LIMA, Maria José Souza; http://lattes.cnpq.br/1175447822304778
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    El uso de la plataforma de aprendizaje duolingo en la enseñanza del E/LE: como herramienta de auxilio para el desarrollo de las cuatro habilidades comunicativas, una aplicación en la clase del 1º año “B” de la E.E.E.F.M. São Francisco Xavier
    (2019-12-06) LIMA, Keylla Rodrigues; BARROS, Renan Carvalho; http://lattes.cnpq.br/5436583996180704
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Enseñanza de español con el uso de juegos divertidos: una propuesta didáctica estudiantes del 7º grado de educación básica de la EMEF Bom Jardim/Cametá-PA
    (2023-03-03) PRAZERES, Joelma do Socorro Pompeu dos; BARROS, Anne Letícia de Sousa Cipriano; http://lattes.cnpq.br/5279617874893299
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O ensino da prosódia gráfica para surdos no nível fundamental
    (2018-05-21) BARROS, Débora da Silva; CARVALHO, Francisca Maria; http://lattes.cnpq.br/4675561460433167
    Com o objetivo de contribuir para o avanço dos estudos sobre a educação bilíngue para surdos, investiga-se neste trabalho como ocorre o processo de ensino-aprendizagem da prosódia gráfica para alunos surdos no nível fundamental través de análise de conteúdos de língua portuguesa sugeridos para o 6º ano do ensino fundamental, 1 (um) plano de curso de língua portuguesa e um plano diário individual do Atendimento Educacional Especializado fornecidos por 2 (duas) escolas públicas do município de Tomé-Açu que atendem alunos ouvinte e surdos matriculados no 6º ano do ensino fundamental. e entrevistas realizadas com 4 (quatro) professoras que atendem alunos surdos no ensino regular e no atendimento educacional especializado. A metodologia usada para pesquisa se baseou na análise de documento e em entrevistas, e através dos dados coletados, levantamos discussão mostrando que o ensino dos sinais de pontuação para alunos surdos precisa ser realizado com o uso de recursos visuais e o que é necessário o professor saber a Língua de Sinais para promover interação em sala de aula.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Explorando a intelectualidade a partir dos gêneros virtuais contemporâneos: o post do facebook numa abordagem discursiva
    (2018-12-21) SANTOS, Daniela Machado; SOUSA, Rosângela do Socorro Nogueira de; http://lattes.cnpq.br/9922481132027268
    Devido à falta de utilização de recursos tecnológicos nas aulas de Língua Portuguesa, este estudo visa abrir propostas para que se insira estes recursos como elemento pedagógico para o ensino. Em observações feitas, notou-se que a maioria dos discentes faz uso da rede social Facebook, portanto, aproveitou-se dela para apresentar aos discentes do 2º ano do Ensino Médio, o post como um novo gênero textual presente nos meios midiáticos. Para a possível realização da didática aplicada, criou-se um Facebook exclusivo para a turma, funcionando como suporte para as postagens pedidas pela regente. Tudo isso com objetivo de ampliar o conhecimento destes alunos de maneira instigante, usando ferramentas presentes em seu cotidiano. Notou-se que o ensino e a aprendizagem foram ampliados de forma ágil e eficaz. Para a realização deste projeto, fez-se uma pesquisa de campo, através de aulas ministradas para analisar os resultados da didática, em comunhão comuma pesquisa qualitativa através da aplicação de questionários. Os gestores e alunos da escola trabalhada, E.E.E.F. M Terezinha de Jesus Ferreira de Lima, acharam o método interessante e inovador. A perspectiva é de que se abram diversas possibilidades de estudos da Língua Portuguesa que insiram recursos tecnológicos para que a educação avance junto com a tecnologia. Dessa forma, fazer uso de recursos tecnológicos para o ensino da língua materna fez com que os discentes se interessassem em aprender de forma inovadora para eles, inserindo-os em seu contexto social.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A importância do gênero literário poema na construção de uma comunidade leitora: o poema “morte e vida severina” como ferramenta no processo cognitivo de incentivo à cultura da leitura
    (2019-02-11) COSTA, Maria Dorianna Ribeiro; FREITAS, Marília Fernanda Pereira de; http://lattes.cnpq.br/5888956953427621
    O presente trabalho, intitulado ―A importância do gênero literário poema na construção de uma comunidade leitora: o poema Morte e Vida Severina como ferramenta no processo cognitivo de incentivo à cultura da leitura‖, tem como principal objetivo discutir sobre a relevância de se trabalhar a leitura, a partir do gênero literário poema. Para tanto, foram utilizados autores como Barthes (1985), Lajolo (2011), Freire (1981), Vargas (2000), Pires (2000), Zilberman (1988). Adicionalmente, foi feita a aplicação de uma breve atividade de intervenção, voltada para uma turma do 9º ano B da Escola Perciliano Tourão Corrêa, no dia 02 de abril de 2019, no turno da tarde, a fim de se verificar na prática a aplicabilidade do uso do gênero poema nas aulas de língua Portuguesa. Conclui-se que o uso de tal gênero pode vir a agregar às aulas de língua portuguesa importantes discussões, relativas à situações que fazem parte do conhecimento de mundo do aluno, tornando as aulas mais interessantes e próximas da realidade dos educandos, favorecendo o trabalho com a leitura e produção de textos.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    La utilización de los cuentos “La caperucita roja” y “Juanito y Margarita” para el desarrollo de las cuatro destrezas comunicativas (audición, habla, escrito, comprensión) de los alumnos del 7º año de la enseñanza fundamental de la escuela Profª Laura dos Santos Ribeiro
    (2019-12-06) PINHEIRO, Nair Figueiredo; CARDOSO, Edgar Ferreira; http://lattes.cnpq.br/9968943368356816
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A literatura infantil no ensino-aprendizagem de alunos com transtorno do espectro autista
    (2019-12-17) MOURA, Jacyara do Socorro de Campos; MELO, Rosileide de Jesus de Sousa; http://lattes.cnpq.br/3386237933997482
    É crescente o ingresso de pessoas com deficiência na escola regular, graças aos processos de inclusão que tornaram esses ambientes reestruturados e adaptados para receber a diversidade dos estudantes, entre eles as pessoas com Transtorno do Espectro Autista, que tem sua incidência cada vez maior. Por isso, é preciso discutir metodologias para que esse ingresso em sala de aula ocorra com sucesso. O presente trabalho tem como objetivo demonstrar como a literatura infantil é relevante no ensino-aprendizagem de alunos com Transtorno do Espectro Autista. Trata-se de um estudo de caso, de caráter exploratório realizado, através de estudos bibliográficos e qualitativos, na Creche Municipal Aldenora Ribeiro Araújo, na cidade de Abaetetuba-Pará. O estudo estabelece a importância da contação de história, da exploração de literaturas de forma deleite ou direcionada e ainda da importância do meio cultural e social para a pessoa com TEA. Por meio da rotina de atividades que incluía diariamente a leitura e a literatura infantil foi possível analisar o desenvolvimento do aluno alvo afetado pelo transtorno e seu notável desenvolvimento de sociabilização e oralidade, que era sua área mais prejudicada. A literatura infantil então se destaca como facilitadora no processo de ensino-aprendizagem de alunos autistas de forma a desenvolver processos cognitivos nas áreas afetadas estimulando o conhecimento e proporcionando maior interação do individuo para com o mundo.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A literatura no ensino da leitura no 2º ciclo do ensino fundamental
    (2019-03-12) RODRIGUES, Maria Delfina Carvalho; SARMENTO-PANTOJA, Carlos Augusto Nascimento; http://lattes.cnpq.br/3263239932031945
    Este trabalho tem como intuito abordar a importância da literatura na prática de leitura. Busca ainda demonstrar a relevância que a escola tem para que o aluno desenvolva a prática da leitura. O ato de ler está presente em todos os lugares da sociedade. Dessa maneira, é necessário entendermos alguns fatores que podem interferir na formação de leitores competentes. Portanto, nesse estudo, vamos ressaltar algumas ideias e perspectivas em relação à leitura, levando em consideração a importância de incentivá-la para que esta deixe de ser tratada por muitos como algo desinteressante. O presente estudo, segundo a natureza dos dados, é caracterizado como uma pesquisa bibliográfica e qualitativa.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Los errores en el aprendizaje de e/le: un análisis de los heterosemánticos en las producciones escritas de los alumnos del 3° año “j” de la enseñanza media de la escuela São Francisco Xavier
    (2019-06-27) VIANA, Jenifer de Lima; CARDOSO, Edgar Ferreira; http://lattes.cnpq.br/9968943368356816
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O lúdico na aprendizagem e no desenvolvimento da criança com autismo
    (2019-07-02) NEVES, Bruna Soares; ASSUNÇÃO, Mariza Felippe; http://lattes.cnpq.br/8675067656056250
    A ludicidade é essencial para a criança, pois favorece o seu desenvolvimento em múltiplas habilidades e funções no plano cognitivo, social, emocional e, também, motriz. Sendo que, o Transtorno do Espectro Autista (TEA) evidencia alguma alteração no jogo, especialmente, a nível simbólico. A intervenção desta dificuldade vai repercutir diretamente na área social e comunicativa. Sendo a atividade lúdica uma ferramenta eficaz de aprendizagem e parte vital no desenvolvimento de todo individuo, é importante abordá-la de forma ampla e adaptada às características e necessidades concretas de cada criança. Portanto, o objetivo desta pesquisa é estudar o uso do lúdico na prática pedagógica, como elemento importante para o ensino-aprendizagem da criança com autismo. Os jogos e brincadeiras utilizadas em sala, no desenvolvimento das crianças com TEA, ajudam no comportamento da criança. Desse modo, observar como o lúdico se manifesta perante a sua aprendizagem. A pesquisa apresenta uma abordagem de caráter qualitativo e a técnica de coleta de dados foi a observação participante. Assim, é possível verificar que os processos inclusivos ainda precisam se efetivar na prática e que os professores ainda se sentem despreparados para receber os alunos com desenvolvimento atípico. Todo esse processo educacional mostra a importância e a necessidade dos jogos e brincadeiras para favorecer a inclusão, em geral.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Prática docente e formação discente: o caso da escola Eulalice Pinheiro de Miranda, Abaetetuba-PA
    (2019-07-05) PIMENTEL, Hetiany da Silva; SOUZA, José Ribamar Furtado de; http://lattes.cnpq.br/4220408932235239
    O referido estudo apresenta como objetivo central analisar a contribuição da pratica pedagógica docente, na formação dos discentes da escola Antônia Eulalice Pinheiro de Miranda, localizada na comunidade de Alto Guajará de Beja, PA 409 km 09, município de Abaetetuba-Pará, através de um estudo caso no sentido de contribuir para melhoria dessa formação., pesquisa esta, realizada com os alunos do 4º e 5º ano de ensino fundamental, classe multisseriada, no sentido de melhorar a qualidade do processo educativo dos educandos da escola supracitada. Portanto esta pesquisa trata-se de um estudo de caso de natureza qualitativa, realizado a partir de observações da realidade escolar vivenciada. Assim, este trabalho foi desenvolvido a partir de pesquisas de campo, realizadas durante o período de fevereiro a março de 2019. Assim, justifico a pesquisa, pela necessidade de compreender a pratica pedagógica utilizada na escola por parte do corpo docente, como também o espaço em a mesma está inserido, ou seja, no campo, e ainda poder contribuir efetivamente para melhoria da comunidade. Desta forma, esta pesquisa tem como intuito conhecer a formação docente e a prática pedagógica utilizada na escola Antônia Eulalice Pinheiro, conhecer a metodologia aplicada aos educandos, como também a vivência dos alunos do 4º e 5º ano, assim como os profissionais que atuam na escola. O alcance desses objetivos levou a produzir uma pesquisa qualitativa, com observação, entrevista, confrontando-os com estudos bibliográficos. A pesquisa de campo foi realizada na escola de educação infantil e fundamental Antônia Eulalice Pinheiro de Miranda localizada na comunidade de Alto Guajará de Beja PA 409, zona rural da cidade de Abaetetuba-PA. Foram realizadas no total de 8 entrevistas, sendo uma com o gestor da escola, uma com a professora da classe multisseriada 4º e 5º, e ainda grupo focal realizada com seis alunos da turma sendo três do 4º ano e três do 5º ano, escolhidos por intermédio da professora.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Relação Professor/a-Aluno/a: contribuições para o processo de desenvolvimento e aprendizagem
    (2022-08-18) SOUZA, Andressa Rafaela da Silva; FALABELO, Raimundo Nonato de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/0245521381922053; https://orcid.org/0000-0003-1193-8072
    A presente pesquisa intitulada “Relação Professor/a-Aluno/a: Contribuições para o Desenvolvimento e Aprendizagem” tem como objetivo geral refletir a relevância dessa socialização e sua contribuição para o desenvolvimento e aprendizagem da criança em sala de aula. Nessa perspectiva, se faz necessário questionar como a atuação do professor pode ser significativa para este acontecimento e quais os aspectos relevantes fundamentam esta relação. Para o desenvolvimento deste trabalho utilizou-se de uma pesquisa bibliográfica e o referencial teórico que serviu de suporte para desenvolvê-lo está baseado nos estudos de autores como Freire (1996), Galvão (1995), Mizukami (1986), Libanêo (1990), Gadotti (1996) entre outros. Também se utilizou de uma pesquisa de campo que aconteceu em uma escola do município de Concórdia do Pará em uma turma de 1° ano do ensino fundamental e o percurso metodológico baseou-se em uma abordagem qualitativa onde a coleta dos dados necessários se deu através de uma observação participativa e uma entrevista. Como resultado, a pesquisa aponta que tendo a sala de aula como espaço de interação e construção de conhecimento com suas particularidades, compreende-se que a relação professor/aaluno/a é efetiva e significativa quando pautada no diálogo, afetividade e disciplina. Devemos considerar essa relação como condição imprescindível para o aprender, pois saberes necessários para o crescimento de todos os sujeitos envolvidos no processo educativo surgem a partir dela.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Tratamento da variação linguística no ensino e aprendizagem do Português
    (2019-06-26) SANTOS, Luciani dos Anjos; FARIAS, Maria Adelina Rodrigues de; http://lattes.cnpq.br/4863064816594244
    O presente trabalho tem como foco a importância e aprendizado do tratamento da variação linguística enquanto objeto essencial de ensino da Língua Portuguesa, a pesquisa buscou tratar sobre a problematização das possíveis dificuldades que os professores enfrentam ao aplicar esse ensino de língua na sala de aula, o estudo foi feito em duas turmas do 7º ano do ensino fundamental de duas escolas do município de Barcarena/Pará, sendo uma da rede pública EMEF Prefeito Wandick Gutierrez localizada numa área com alguns traços rurais e outra da rede particular IEPAM Instituto de Educação Permanente da Amazônia localizada numa área urbana. O estudo optou-se pela pesquisa bibliográfica e de campo em uma abordagem quantiqualitativa. Os instrumentos foram questionários contendo perguntas semiestruturadas, aplicadas às professoras das escolas em uma amostragem de 1 questionário por docente. Assim, de posse das informações coletadas observou-se que as professoras ainda apresentam muitas dificuldades em fazer usos dos estudos de variação linguística, pois ainda utilizam técnicas e métodos tradicionais e descontextualizados. Assim é de suma importância o professor desde sua formação apropriar-se dos conhecimentos necessários para o desenvolvimento de sua prática.
  • «
  • 1 (current)
  • 2
  • »
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA