Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Teaching - Aids and devices"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O uso de materiais manipuláveis e as atividades lúdicas no ensino de regras de três simples
    (2019-12-11) COSTA, Adanilson da Silva; ALMEIDA, Willa Nayana Corrêa; http://lattes.cnpq.br/2751639119658256
    Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa, que teve como objetivo analisar as contribuições da utilização de um ábaco no processo de Ensino e Aprendizagem de regra de três simples. A motivação para este estudo partiu de reflexões sobre como a Matemática da sala de aula é vista muitas vezes somente como a disciplina de decorar e aplicar fórmulas, o que não atrai a maioria dos estudantes. Pensamos também na importância de se trabalhar esta problemática com o intuito de desmitificar essas ideias que estão presentes na realidade escolar e abordamos esta problemática através do uso de materiais manipuláveis no ensino da Matemática, envolvendo a ludicidade. Deste modo, iniciamos com o aporte teórico do tema, no qual nos embasamos principalmente nas teorias de Deneca e Pires (2008), Lapa (2017), Ottesbach e Pavanelo (2007) e Vale (2002), além de discutir as recomendações presentes na Base Nacional comum Curricular (2018). O estudo foi realizado na Ilha de Mosqueiro, distrito de Belém-PA, em uma turma do nono ano do Ensino Fundamental de uma Escola Municipal. Para o levantamento de informações, utilizamos a pesquisa de campo, além de questionários e a observação, assim como registros em vídeos e imagens. A análise das informações foi feita a partir de algumas respostas dos alunos, coletadas por meio dos questionários. Os resultados revelam que a metodologia escolhida para a realidade pesquisada foi satisfatória no que tange o ensino e a aprendizagem dos alunos, pois contribui para esse processo de maneira em que os alunos, juntamente com a mediação do professor, se tornem participantes ativos na construção do conhecimento, além de colaborar para uma aula mais dinamizada, interativa, divertida e lúdica, diversificando assim as metodologias usadas comumente em sala de aula.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA