Navegando por Assunto "Teacher-student relationships"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Família e escola reflexões acerca de ausências e (des)encontros(2018-12-28) CHAVES, Maria Elcione Pacheco; SILVA, Ivana de Oliveira Gomes e; http://lattes.cnpq.br/3583569831062339A pesquisa apresenta uma discussão acerca da família e da escola demonstrando que as duas instituições são as principais e maiores responsáveis pela educação das crianças e jovens em nosso país. O trabalho surgiu a partir da inquietação que se teve ao trabalhar em uma escola da zona rural, no Município de Mãe do Rio PA. A inquietação ocorreu devido aos pais e mães da referida escola não participarem das atividades escolares de seus filhos, pois o não acompanhamento por parte dos pais e mães parecia ser um fator que contribuía para o atraso na educação dos mesmos. Os objetivos foram investigar os fatores que interferem para a pouca participação dos pais e mães na vida escolar de seus filhos, nas produções acadêmicas que debatem o tema e nas falas de mães e pais e mães da localidade onde atuo. Além desse objetivo, buscou-se observar a postura dos pais e mães em relação a educação de seus filhos; identificar quais os motivos que impedem a convivência dos pais e mães na escola; descrever os principais e mães problemas enfrentado pelos pais e mães, no decorrer do ano letivo, que os deixam ausentes da vida escolar dos filhos nessa escola. As questões norteadoras foram: Compreender as causas dessa realidade frustrante e vigente naquela escola; esclarecer os motivos que estão intervindo para pouca participação desses pais e mães; esclarecer quais as maiores dificuldades encontradas que justifiquem esse distanciamento na educação escolar de seus filhos, além de investigar o que a educação significa para mães e pais e mães de alunos. A metodologia empreendida foi uma pesquisa de campo articulada a uma pesquisa bibliográfica. Para coleta de dados fez-se entrevistas com os docentes e com os pais e mães. Ficou evidenciado que o acompanhamento dos pais e mães na educação dos filhos contribui significativamente para o sucesso na educação dos mesmos, embora a presença e interesse dos pais não garanta automaticamente o sucesso escolar dos filhos e filhas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Fatores que contribuem para a indisciplina escolar em uma escola pública de Santa Bárbara (PA): uma análise do 4º e 5º ano a partir das concepções docentes(2018-11-10) DAVID, Joana Silva; AZEVEDO, Marcos Lobo de; http://lattes.cnpq.br/2707853818176197O trabalho “FATORES QUE CONTRIBUEM PARA A INDISCIPLINA ESCOLAR EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE SANTA BÁRBARA (PA): uma análise do 4º e 5º ano a partir das concepções docentes” é um tema de suma importância no contexto educacional, principalmente quando se trata de disciplina escolar. Diante dessa relevância, o objetivo geral consiste em compreender as causas que levam a indisciplina entre os alunos do 4º e 5º ano, conforme os relatos dos professores. Como objetivos específicos: identificar os fatores que geram a indisciplina entre os alunos; relacionar, a partir dos índices anteriores da escola, os motivos geradores de indisciplina entre os alunos; bem como analisar se as causas da indisciplina escolar entre os alunos do 4º e 5º ano consideradas pelos professores estão em consonância com o referencial teórico da área. O trabalho consolidou-se por meio da aplicação de uma entrevista estruturada com os professores da referida escola dialogando com bases teóricas como: Bayal, Ecchili, Mendonça, Oliveira e Martins, Pinheiro, Rego, Siqueira. Os resultados apontam que os alunos refletem na escola a realidade da situação vivenciada no seio familiar, entretanto, vale ressaltar que a indisciplina é um tema bastante discutido no âmbito da referida escola e que precisa ser trabalhada na formação continuada para os docentes.