Navegando por Assunto "Teacher training journey"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Construindo saberes: estratégias e práticas metodológicas para o ensino da matemática(2025-04-02) BEZERRA, Antonio Italo Oliveira; THIJM, Gerlândia de Castro Silva; http://lattes.cnpq.br/9934039543357877Este trabalho acadêmico foi elaborado no formato de portifólio para a etapa de conclusão de curso da Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Pará. Seu objetivo é apresentar produções científicas e experiências acadêmicas realizadas no decorrer da formação docente. Durante a graduação foram desenvolvidos alguns artigos acadêmicos, no qual dois foram designados para o X Congresso Nacional de Educação (2024), apresentados no formato de comunicação oral. Este texto discute a importância dos trabalhos acadêmicos na formação docente e aborda estratégias pedagógicas para o aperfeiçoamento do ensino da Matemática, com metodologias adaptativas por meio dos materias manipuláveis. O primeiro, intitulado o geoplano como ferramenta complementar para o ensino de área e perímetro dos quadriláteros, discute o uso do geoplano como recurso didático para o ensino da geometria plana, cuja proposta resulta um projeto de extensão com alunos da rede pública da Cidade de Castanhal-PA, com intuito de proporcionar uma abordagem mais visual e interativa dos conteúdos matemáticos. O segundo artigo, com o titulo: Para impulsionar o aprendizado matemático: estratégias práticas e inovadoras no ensino para estudantes público-alvo da Educação Especial, explora metodologias diferenciadas no ensino da Matemática para estudantes público alvo da Educação Especial. Essas produções refletem o compromisso com a pesquisa e a busca por metodologias que possam contribuir para o ensino e a aprendizagem da Matemática.