Navegando por Assunto "TIC"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Um produto educacional para o estudo do movimento retilíneo uniformemente variado usando a plataforma Arduíno(2022-09-26) RIBEIRO, Joelma Pinheiro de Jesus; BRÍGIDA, Angela Costa SantaEste Trabalho de Curso intitulado Análise experimental do MRUV sobre um plano inclinado com o uso do Arduino Pro Micro foi uma continuidade de um projeto desenvolvido no Programa Navega Saberes/Infocentro realizado na UFPA campus Salinópolis, cujo objetivo era analisar e caracterizar o movimento uniformemente variado e seus conceitos por meio de forças que atuam sobre uma rampa inclinada, ele foi aplicado na Escola Estadual do Ensino Médio Francisco da Silva Nunes com 15 alunos. O aparato experimental foi composto por sensores (LED+LDR) em uma rampa disposto em uma configuração. Na qual detectava a presença ou não de um carrinho em movimento de descida, sendo que estes sensores eram conectados a uma placa de Arduíno pra aquisição de dados. Para que este trabalho fosse aplicado na escola foi elaborado uma sequência didática dividida em 3 etapas, sendo a primeira, um roteiro experimental para explorar as potencialidades do experimento, a segunda parte consistia em explicar o assunto aos alunos e pôr fim a aplicação dele em sala. Essa sequência didática foi fundamentada na Teoria de Aprendizagem Significativa de David Ausubel associada a tecnologias de informação e comunicação (TIC). Como resultado os alunos tiveram algumas dificuldades no entendimento teórico visto que esse assunto foi dado durante o período de pico da pandemia do COVID-19, em se tratando parte experimental os alunos conseguiram construir os gráficos que regem o MRUV e compreendê-lo fisicamente. Dessa forma, foi possível constatar que o experimento facilitou no entendimento do assunto pois associou a teoria com a prática mostrando ser um recurso importante no processo de ensino-aprendizagem visto que se trata de um complemento das aulas teóricas trazendo assim, mais motivação aos alunos.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) As tecnologias da informação e comunicação (TIC) no contexto escolar para o ensino de ciências(2023-06-30) FURTADO, Jhennyfer Miranda; OLIVEIRA, Alexandre de Souza; http://lattes.cnpq.br/8137374208656802São cada vez mais crescentes as discussões acerca da inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no contexto escolar, considerando-se os avanços tecnológicos que emergem na sociedade. Logo, o uso destes recursos no âmbito educacional, torna-se indispensável quando analisadas as contribuições que podem trazer para um melhor processo de ensino e aprendizagem. O trabalho tem objetivo de verificar a importância da inclusão tecnológica como suporte nas aulas de ciências, enfatizando como os professores estão inserindo essa ferramenta de ensino em suas metodologias através do processo de intervenção na rede de ensino municipal de Cametá-PA, pelo uso de recursos tecnológicos de informação e comunicação no ensino de ciências. O processo teórico metodológico se deu de duas formas; a priori fez se um levantamento bibliográfico; no qual, buscou-se algumas referências de autores como: PAULO FREIRE (2013), LIBÂNEO (1994), KENSKI (2007, 2012), BRASIL (1998), e posteriormente se realizou a pesquisa de campo, através da aplicação de questionários com os alunos atuantes na rede Municipal de Cametá- PA, do ensino fundamental na aula de ciências. Portanto, nota-se o quanto o uso das TIC nas escolas colabora para o ensino e aprendizagem dos alunos, visando sempre a busca por novos conhecimentos. Este estudo apresenta contribuições para a ampliação do olhar sobre o uso das TIC como recuso na sala de aula, bem como ferramentas que motivam e geram uma aproximação entre docentes e discentes, transformando o ambiente escolar em um espaço interativo e dinâmico.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) TICS: o uso do GCompris como recurso tecnológico na educação infantil(2023-07-10) COSTA, Rayane Camila Chagas; COSTA, Renato Pinheiro da; http://lattes.cnpq.br/0413733044020733; https://orcid.org/0000-0001-7132-0579O presente estudo trata-se de uma pesquisa qualitativa e exploratória com base em estudos de autores como CASTELLS e LÉVY relacionados as práticas tecnológicas inseridas no processo educacional, porém como estudo principal o processo de ensino aprendizagem na educação infantil, incentivando o uso das TICS/TDICS como recursos de extensão para o conteúdo pedagógico. O autor Trigueiro (2008) também aborda o uso da tecnologia na educação, apresentando diversos recursos que podem ser utilizados para tornar o processo de ensino-aprendizagem mais eficiente e interativo para os alunos em sala de aula. No âmbito educacional os jogos digitais estão cada vez mais ganhando seu espaço, desta forma o Software educacional chamado GCOMPRIS, foi utilizado como objeto de estudo, por sua grande variedade de jogos educacionais em forma lúdica, lógica, dentre outras que estimulam os sentidos da criança de forma prática e divertida. Visando a contribuição na educação de forma geral, estimulando a importância de se observar e praticar a inclusão dos recursos tecnológicos quem podem ser utilizados em sala, recursos estes que são grandes aliados dos professores, que podem adaptá-los de forma prática e lúdica, transformando a didática na pedagogia, não só para motivar os alunos, mais também despertar seu interesse, em uma participação mais ativa e produtiva em sala de aula. Além disso, a tecnologia pode facilitar o processo de ensino, oferecendo recursos interativos, colaborativos e acessíveis. Ela pode fornecer informações em tempo real, permitindo a exploração de conceitos de forma mais visual e interativa, e até mesmo personalizar o ensino para atender às necessidades dos alunos.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Websites for learning listening skills: a descriptive analysis(2022-12-15) FURTADO, Rafisa Amin; BRANCO, Ewerton Gleison Lopes; http://lattes.cnpq.br/8679511039616204; https://orcid.org/0000-0003-1481-9124Este artigo tem como objetivo descrever e analisar dois websites que podem contribuir na aprendizagem da compreensão oral da língua inglesa como língua adicional. As ferramentas conhecidas como as tecnologias da informação e comunicação - TICs ajudam nesse processo tanto de forma autônoma, como sendo um recurso possível dentro de sala de aula. O objeto de pesquisa para a análise e discussão foram os sites “British Council” e “Lyrics Training”, selecionados com base nos critérios indicados por Ana Amélia Amorin Carvalho (2006) sobre os elementos que caracterizam um site como educativo. A pesquisa utiliza a metodologia de estudo descritivo ao investigar cada site e elementos pertencentes a eles. E tem fundamentação teórica nos estudos tanto de Ana Amélia Amorin Carvalho (2006), como de Artur André Martinez Campos (2008) e Ana Paula Domingos Baladeli (2013). Os resultados das análises apontam que os sites Lyrics Training e British Council possuem as características abordadas por Carvalho (2006), tendo o British Council todos os elementos, enquanto o Lyrics Training possui boa parte dessas características, entretanto, isso não se torna um empecilho para a aprendizagem do estudante na língua adicional.