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Navegando por Assunto "Sustentabilidade e meio ambiente"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Estratégias de dispersão de sementes em áreas de floresta nativa e areas de restauração (PRAD) após atividade minerária no município de Paragominas, Pará
    (2022-07-08) SAMPAIO, Fabiane Barral; CERQUEIRA, Roberta Macedo; http://lattes.cnpq.br/2863595777814509
    O estado do Pará concentra duas das maiores jazidas minerais da Região Norte em seu território, sendo a bauxita um dos minérios de maior interesse econômico, objetivando a exportação e a produção industrial. A atividade mineradora exercida de forma desenfreada resulta em uma gama de danos ambientais nas áreas que estão localizadas. Assim, a implementação de medidas mitigatórias que buscam reintegrar o equilíbrio e sustentabilidade das áreas afetadas por essa atividade, é parte essencial do processo de restauração natural, sendo a dispersão de sementes fundamental neste processo. Nesse contexto, buscou- se comparar os diferentes espectros de dispersão entre áreas de floresta natural (FN) e áreas de Programa de Restauração Florestal (PRAD) localizadas na Norsk Hydro ASA, Paragominas. Foram coletadas 374 espécies, das quais 305 concentraram-se em áreas de FN e 50 em áreas de PRAD. Nas áreas de florestas natural (FN), foram predominantes os mecanismos de dispersão bióticos, sendo a zoocoria a síndrome de dispersão mais frequente, assim como frutos do tipo carnoso. As áreas de PRAD apresentaram maior variação de síndromes de dispersão, tendo a zoocoria, anemocoria e a autocoria, respectivamente, como as principais síndromes de dispersão, além de frutos do tipo seco. Esses dados além de proporcionarem um conhecimento mais claro sobre as estratégias de dispersão de sementes encontradas em áreas de mineração, permitem que estudos ou futuros projetos possam ser feitos visando potencializar o processo de restauração nas áreas antes degradadas pela atividade mineradora.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Insustentabilidade e a produção de resíduos sólidos: um estudo com alunos do ensino médio do Instituto Educacional Estadual do Pará (IEEP)
    (2023-12-13) NASCIMENTO, Isabela Nunes; CAÑETE, Voyner Ravena; http://lattes.cnpq.br/9961199993740323; https://orcid.org/0000-0001-8528-3086
    A atividade humana impacta o ecossistema, seja na extração de recursos ou depósito de resíduos ou rejeitos. O Antropoceno é caracterizado pela intensa capacidade destrutiva das ações humanas, impulsionadas pela produção industrial, que submerge a sociedade em uma cultura de consumo e poluição. O crescimento econômico ilimitado é insustentável pois implica no uso inadequado de recursos naturais, resultando em uma série de impactos socioambientais, como a geração massiva de resíduos sólidos. Os efeitos decorrentes da disposição inadequada desses resíduos são evidenciados pela poluição de solos, contaminação da água, assoreamento, enchentes, poluição visual, proliferação de vetores transmissores de doenças e mau odor. O presente estudo teve por objetivo analisar a compreensão de estudantes do 1º, 2º e 3º ano do ensino médio quanto aos resíduos sólidos na sociedade do consumo e como isso influencia suas atitudes e práticas de descarte no cotidiano. Para tanto, buscou investigar a relevância do tema dentro do ambiente escolar, avaliar o entendimento dos estudantes acerca de conceitos básicos sobre resíduos e sua gestão e identificar as lacunas entre o discurso e sua aplicação prática. A pesquisa foi realizada no Instituto Educacional do Estado do Pará (IEEP), envolvendo a aplicação de dez questionários para cada ano escolar, totalizando trinta estudantes. Adicionalmente, foram entrevistados um professor de biologia e uma auxiliar de serviços gerais da escola. Os resultados evidenciaram a carência de abordagem na escola acerca de sustentabilidade e resíduos sólidos, e gera, como consequência uma lacuna no desenvolvimento do estudante em relação aos temas e à sensibilização ambiental. Quanto às suas compreensões, constatou-se que os estudantes possuem entendimentos superficiais sobre conceitos fundamentais relacionados a resíduos e sua gestão. Além disso, em relação às suas práticas, embora os alunos reconheçam sua responsabilidade pelo resíduo que produzem, ainda são comuns práticas de descarte incorretas. Concluiu-se, deste modo, que os alunos não são contemplados em seus currículos com a capacidade reflexiva necessária para compreender a realidade insustentável dos resíduos sólidos, muito menos para reconhecer a impactante realidade do consumo desenfreado e insustentável. Esta lacuna priva os estudantes de uma reflexão crítica sobre a maneira como os resíduos são gerados e descartados na sociedade do consumo.
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    Trabalho de Conclusão de Curso - EspecializaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Políticas públicas de turismo na orla de Marabá-PA: estratégia para desenvolvimento sustentável e econômico
    (2016) LOPES, Marilza Marcos; MATTA, Milton Antônio da Silva; http://lattes.cnpq.br/9053359402276755
    A sustentabilidade no setor turístico vem sendo cada vez mais desenvolvida em prol de um turismo onde a preservação do ambiente esteja aliada ao desenvolvimento econômico e social. A presente pesquisa aborda os conceitos de políticas públicas de turismo, sustentabilidade, economia e suas aplicações em uma pesquisa de campo na orla fluvial do município de Marabá-PA. O objetivo é analisar se à ausência de políticas públicas e se estão desencadeando impactos ambientais no local. Foram realizadas pesquisas de campo através de questionário aplicado a população e interpretados através de gráficos, assim foram cruzadas as respostas dessas entrevistas com a bibliografia já existente para identificar e analisar se existe ausência de políticas públicas e quais seus impactos ambientais.
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