Navegando por Assunto "Surdos"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Análise da referenciação nas produções textuais escritas por surdos(2021-02-21) LIMA, Ruth Cardoso; CARDOSO JUNIOR, Waldemar dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8498122848552606; https://orcid.org/0000-0001-5503-4716O objetivo desse estudo foi analisar os aspectos coesivos por elementos de retomada referencial em produções textuais de surdos no simulado de redação do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM 2013. Neste estudo de abordagem qualitativa, buscou-se em três redações do ENEM 2013, cujo tema foi “Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil”, aplicado em simulado no dia 30 de junho de 2014 do Projeto de Extensão Universitária – Oficina de Leitura e Escrita de Português para Surdos - PEU-OLEPS. Os resultados apontam pouco uso dos elementos coesivos, desvios de escrita, poucos domínios gramaticais e dificuldade na composição do texto dissertativo argumentativo. No entanto, é possível verificar que as anáforas presentes na redação aconteceram por meio de pronomes pessoais e por identidades similares. Conclui-se a necessidade de metodologia de ensino de escrita com foco na Redação do Enem ministrada em Libras para surdos, como meio de inclui-los em atividades sociocomunicativas para prosseguirem com o ingresso nas instituições de ensino superior para profissionalização.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise do ensino inclusivo de alunos surdos nas aulas de Química em uma escola da rede estadual do município de Ananindeua - PA(2020-02-18) RODRIGUES, Carlos Eduardo Conceição; BORGES, Fábio Cardoso; http://lattes.cnpq.br/7244539013576635; https://orcid.org/0000-0001-5589-6228O desenvolvimento desta pesquisa surgiu a partir da necessidade de se constatar a efetividade do ensino inclusivo oferecido por uma escola estadual do município de Ananindeua. Para tal, buscou-se realizar uma análise deste ensino inclusivo para alunos surdos, durante as aulas de química. Assim, foi necessário conhecer a realidade do ensino inclusivo, identificar as principais metodologias adotadas pelos professores durante o ensino e avaliação dos mesmos e conhecer as principais dificuldades enfrentadas por professores e alunos durante o processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, utilizou-se o método qualitativo, onde fez-se uso das observações, junto a aplicação de questionários para professores e alunos surdos como técnica de coleta de dados, sendo esta realizada no período de 18 a 29 de novembro de 2019. Diante disso, verificou-se que aspectos básicos necessários para o desenvolvimento do ensino inclusivo estão sendo oferecidos, porém vale direcionar o olhar para a formação dos professores, tendo em vista que se constatou que estes docentes atuantes na área, não possuem formação especifica.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Atendimento educacional especializado: um estudo de caso de uma aluna com deficiência auditiva no município de Barcarena- PA(2022-07-21) OLIVEIRA, Fryda Vingren Jaster de; LIMA, Maria do Socorro Pereira; http://lattes.cnpq.br/7102997355677802O presente artigo aborda os desafios que surdos enfrentam na escola para se incluírem no processo de ensino-aprendizagem de uma turma de ensino regular no município de BarcarenaPará. Tem-se como objetivo elaborar um plano de AEE (Atendimento Educacional Especializado), por meio do ensino de Libras, que possa atender os alunos a partir das suas necessidades de aprendizagem. Como método de análise, assumimos um estudo de caso, que para o seu desenvolvimento recorreu à entrevista realizada com os pais de uma aluna específica e com a própria aluna. Espera-se com este estudo, entender quais as dificuldades de um aluno surdo em sala de aula. Com base nos dados verificamos que o ensino de Libras não deve ser de alcance apenas do aluno surdo, mas também, do professor, visto que nem sempre o aluno conta com intérprete de Libras para apoiá-lo no entendimento das aulas, além disso, isso significa dizer que as escolas que se propõem à inclusão precisam do acompanhamento de pessoas especializadas para comunicação desses alunos surdos, com o propósito de facilitar a sua aprendizagem de forma efetiva. Neste estudo utilizamos entrevistas semiestruturadas com a família da aluna e com a própria aluna que descreveu a trajetória estudantil desde seu primário ao estado atual, o ensino médio.Trabalho de Curso - Graduação - Capítulo de Livro Acesso aberto (Open Access) Como a visualidade está sendo empregada no ensino de ciências e biologia? um estudo de caso nas escolas públicas de Bragança(2025-03-10) ALVES, Eva Maria Oliveira; OLIVEIRA, Gláucia Caroline Silva deEste trabalho teve como objetivo conhecer se os professores que atuam nas disciplinas de ciências e biologia utilizam recursos didáticos em um contexto multimodal, principalmente quando trabalham em turmas bilíngues com surdos. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho exploratório e descritivo, abordando professores que atuam no ensino de ciências e biologia na educação básica do município de Bragança, Pará. O atual estudo registrou que os professores utilizam os seguintes recursos didáticos como: imagens em slides e textos reduzidos, maquete, as ilustrações do livro didático, fotografias, prancha ilustrada e a realidade aumentada. Assim, os resultados desse trabalho apontam para uma prática docente coerente, mas a presença da Libras nas escolas e a atuação de interpretes e tradutores é muito reduzida o que pode ser um elemento que desmotiva a participação mais efetiva dos surdos na escola, uma vez que, a situação de evasão é uma realidade na educação de surdos neste município.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O ensino de leitura e escrita de alunos surdos em três escolas de comunidades do município de Moju – PA(2017) MALCHER, Marcelle Cuimar; CARVALHO, Márcia Monteiro; http://lattes.cnpq.br/6643662683508955; Orcid iD - https://orcid.org/0000-0001-6278-2667Este trabalho analisou as dificuldades queprofessoresde03escolaspúblicas,em comunidades do município de Moju, enfrentaram no que diz respeito ao ensino da leitura e escrita a discentes surdos. Para isso foi realizada uma pesquisa de cunho quantitativo e qualitativo, no qual buscou-se compreender como o trabalho inclusivo está ocorrendo nessas escolas, a pesquisa se deu através de um questionário, com 13 perguntas, das quais somente 07 serão usadas para análise, aplicadas com os 05 professores de Língua portuguesa que trabalham com alunos surdos, em sala de multi séries. E para compor o embasamento teórico dialogamos com os principais autores Fernandes (2010), Quadros (2007), Aquino (2012) e outros. A educação de pessoas surdas vem ganhando espaços em diversas pesquisas da área da surdez, e têm apontado um longo caminho a ser percorrido, embora tenham avanços significativos na educação dessas pessoas por meio de leis que asseguram uma educação voltada especificamente para eles com profissionais especializados, e o reconhecimento da sua língua oficial como primeira língua. A partir da pesquisa de campo, construção e análises dos dados concluiu-se que a rede pública de ensino está passando por um processo de transformação no que se refere ainserção do aluno surdo, ainda que lentamente esse processo têm-se alargado, felizmente é possível identificar o esforço por parte dos professores, para que de fato esses alunos sejam incluídos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Estratégias de referenciação em textos narrativos de alunos surdos participantes do Projeto Oficina de Leitura e escrita de português(2016-03-29) RIBEIRO, Floriete Assunção; CARDOSO JUNIOR, Waldemar dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8498122848552606; https://orcid.org/0000-0001-5503-4716Este estudo tem por objetivo analisar a produção textual de alunos surdos a partir da referenciação com base nos estudos da linguística textual, bem como identificar os mecanismos de referenciação anafórica, descrever as anáforas encontradas nos textos e classificar os mecanismos de referenciação anafórica nos textos narrativos escritos em Português como segunda língua, de quatro surdos do Projeto de extensão, Oficina de Leitura e Escrita de Português para Surdos (OLEPS) /ILC/UFPA. Desse modo, esta pesquisa se trata de uma abordagem qualitativa em que, caracteriza-se basicamente por observar, registrar, classificar e analisar dados disponibilizados pelo projeto. Sendo também, uma pesquisa empírico-indutiva que baseou-se em: pesquisa bibliográfica, revisão da literatura na área da linguística textual e coleta de dados no projeto OLEPS. Organiza-se o texto em cinco momentos, o primeiro refere-se à introdução; no segundo a fundamentação teórica é apresentada; em seguida procedimentos metodológicos, posteriormente resultados da analise do corpus e considerações finais. Como principais resultados, apontam-se as análises das estratégias de referenciação nas quais se percebeu que os surdos fazem usos das anáforas em seus textos, evidenciando-se uma construção diferenciada dos textos de ouvintes, com forte influência da língua de sinais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Geometria para surdos por meio do tangram(2014-12-20) GEMAQUE, Rafaela Maria Lucena; SALES, Elielson Ribeiro de; http://lattes.cnpq.br/5467537517169068; https://orcid.org/0000-0001-6242-582XO presente artigo trata de investigar como os alunos surdos compreendem os conteúdos geométricos na educação básica, deste modo o objetivo da pesquisa procura verificar se alunos surdos, por meio de atividades lúdicas de geometria básica, apresentam evidências que demonstram serem indícios de envolvimento e de aprendizagem. A pesquisa aborda como referencial teórico, a vertente da educação de surdos, do lúdico e da educação matemática, na qual procuramos elementos norteadores para restringir-se a temática deste estudo. Desta maneira, o estudo foi desenvolvido em uma unidade de ensino especializada aos surdos, localizada em um bairro de fácil acesso do município de Belém-PA, com três alunos surdos da 1ª etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os dados da pesquisa foram produzidos durante cinco semanas, entre os meses de Setembro e Outubro. As estratégias utilizadas foram: observações em sala de aula e registro por meio de filmagens das atividades realizadas com os alunos. Ao analisar os dados da pesquisa percebemos que os resultados foram alcançados, pois os alunos conseguiram compreender o conteúdo de geometria básica associados ao recurso didático utilizado e desenvolveram o processo de interação uns com os outros. Ao final desta pesquisa concluímos que as práticas desenvolvidas por professores em sala de aula, a partir recursos visuais e materiais concretos podem oportunizar a os alunos surdos a criatividade, a interatividade e o ensino e aprendizagem.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Leitura de poesia de Drummond por surdos usuários da Libras no contexto da extensão universitária(2018-03-21) MIRANDA, Jaqueline Freitas de; CARDOSO JUNIOR, Waldemar dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8498122848552606; https://orcid.org/0000-0001-5503-4716Esta pesquisa refere-se a um Trabalho de Conclusão de Curso, que tem por finalidade mostrar a importância da leitura realizada por sujeitos surdos usuários da Libras, em contato com o português escrito, ao adentrar no ambiente literário, especificamente, a Literatura Brasileira, através dos textos poéticos do poeta Carlos Drummond de Andrade. Tendo por objetivo descrever as estratégias de leitura de textos poéticos trabalhados com participantes surdos usuários da Língua Brasileira de Sinais (Libras), num evento literário. A metodologia desta pesquisa trata-se de uma abordagem qualitativa, percorrendo alguns referenciais teóricos relativos à arte, a literatura e a leitura de textos poéticos e a tessitura do sentido do texto literário. As estratégias didáticas pedagógicas usadas durante o evento serviram como base para garantir a interação entre texto poético - leitor surdo, favorecendo a compreensão e o desenvolvimento de estratégias de leitura dos textos poéticos, respeitando suas especificidades linguísticas e cognitivas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Situações de ensino de Língua Portuguesa para surdos do Ensino Médio de uma escola inclusiva em Belém-PA(2018-05-01) REUTER, Carla Andreza Correa; CARDOSO JUNIOR, Waldemar dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8498122848552606; https://orcid.org/0000-0001-5503-4716Este Trabalho de Conclusão de Curso aborda o ensino de Língua Portuguesa para surdos em escola inclusiva. Tem-se por objetivo descrever aspectos de aprendizagem de Língua Portuguesa para surdos usuários da Libras em salas inclusivas de Ensino Médio de uma escola estadual do município de Belém e, mais especificamente, relatar as experiências dos alunos surdos de Ensino Médio sobre a aprendizagem de Língua Portuguesa em sala inclusiva; e apresentar vivência obtida na leitura do texto poético na aula de Língua Portuguesa para surdos e ouvintes. Para isso, procedeu-se metodologicamente por uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, sendo, quanto ao local de investigação, uma pesquisa de campo e, quanto aos procedimentos técnicos, um estudo de caso. O lócus foi uma escola inclusiva de Belém – Pa e os sujeitos foram 2 (duas) alunas surdas usuárias de Libras que estudavam no Ensino Médio dessa escola e uma bolsista PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), autora desse trabalho. Quanto às técnicas de coleta de dados, houve aplicação de questionário, contendo 6 (seis) perguntas abertas e pesquisa documental. A análise de dados foi, em parte, de conteúdo e, em parte, descritiva. Além disso, fundamentou-se teoricamente em Quadros (1997), Pinto (2011), Plestsch (2009) e outros. Verificou-se que a Libras é fundamental para a aprendizagem de Língua Portuguesa para surdos, apesar de não ser um aspecto presente em todas as aulas de Língua Portuguesa. Ademais, há outros relevantes para o ensino de Língua Portuguesa para surdos, tais como o uso de recursos tecnológicos e o conhecimento de mundo dos alunos.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) The perception of english language teaching-learning as FL/L3 by ICEPSA-Altamira deaf in non-bilingual schools(2022) LANGER, Rosiane dos Santos; SILVA, Jorge Adriano Pires; http://lattes.cnpq.br/8927648509207007; MARTIN, Marina; http://lattes.cnpq.br/1585333558187170O presente artigo visa investigar como ocorreu o processo de ensino-aprendizagem de inglês como língua estrangeira nas escolas de ensino público regular em Altamira a partir das percepções de alunos surdos associados ao Instituto Cultural Educacional e Profissionalizante dos Surdos de Altamira (ICEPSA), abordando as principais problemáticas vivenciadas no referido contexto escolar. Para esta pesquisa de origem qualitativa foram escolhidos quatro surdos pré selecionados. Concerne às referências teóricas, os estudos de Spasiani (2018), Roque (2018) e Silva (2019), dentre outros autores que discutem a relação dos aprendizes surdos no ambiente educacional. Os dados coletados foram adquiridos por meio da aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas e os resultados foram descritos em três categorias especificadas no escopo deste trabalho, as quais apontam para a falta de intérpretes de Libras em sala de aula, bem como a falta de material didático adequado aos alunos surdos. Contudo, percebe-se o reconhecimento da importância de aprendizagem do inglês como L3 no cenário individual e global atual.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Uso de anáfora e progressão textual em textos dissertativos escritos em português L2 por surdos do Projeto Oficina de leitura e escrita de português para surdos(2016-06-30) RÊGO, Melissa Maynara dos Passos; SANTOS JUNIOR, Waldemar Cardoso dos; http://lattes.cnpq.br/8498122848552606O presente trabalho busca analisar a escrita em Língua Portuguesa de alunos surdos participantes do projeto de extensão, Oficina de Leitura e Escrita de Português para Surdos (OLEPS). Têm-se como objetivo discutir o processo de referenciação anafórica de textos argumentativos produzidos por sujeitos surdos, inicialmente, apresentando e distinguindo as noções de progressão textual com foco nos processos de referenciação anafórica bem como identificando o uso das anáforas fiel, infiel, associativa e encapsuladoras para finalmente analisar se esses usos contribuem ou não para a progressão textual. Para tanto, o levantamento teórico instrumental necessário, consistiu-se na escolha da literatura pertinente e dos elementos empíricos na área da linguística textual. Assim o método de procedimento, é de análise qualitativa do tipo descritivo, dessa forma, trabalharemos o texto-produto de um processo desenvolvido anteriormente no projeto, caracterizando, assim, esta pesquisa como empírico-indutiva. Organiza-se o texto em cinco momentos, a primeira trata de progressão textual; por conseguinte e coesão referencial; posteriormente aborda-se sobre referenciação em textos de surdos, análise e discussão dos dados e por fim as considerações finais. Como resultado, percebemos a utilização de todos os quatro tipos de anáforas no total de dez textos analisados, sendo utilizadas de forma à contribuir para a progressão textual, e construções textuais diferenciadas dos ouvintes, sob influência da Língua de Sinais.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A utilização de recursos visuais no ensino de geometria para estudantes surdos(2023-01-20) DOURÃO, Isane Pantoja; BRITO, Jaqueline Gonçalves; LIMA, Reinaldo Feio; http://lattes.cnpq.br/9408343501581038; https://orcid.org/0000-0003-2038-7997O presente artigo tem como objetivo tecer reflexões acerca do ensino de matemática para estudantes surdos no âmbito educacional, e nessa perspectiva buscou-se analisar e assim evidenciar através de uma intervenção formas de oportunizar um ensino inclusivo âmbito do ensino regular. O presente estudo trata-se de uma pesquisa de campo e exploratória tendo a análise de forma qualitativa. Assim, pôde-se observar que a intervenção que foi explanada no presente trabalho, teve uma pontos positivos, visto que esta possibilitou a estudante surda e aos demais colegas de classe, a visualização e identificação de algumas figuras geométricas e suas características, através dos conceitos apresentados, como área e perímetro. Sendo o geocampo, apenas um exemplo do que pode ser utilizado pelos professores de matemática no âmbito educacional, visando de fato a aplicabilidade o que se é garantido pela legislação, e assim, oportunizando a construção de uma escola inclusiva, na qual tenha-se uma preocupação de forma igualitária para com o aprendizado dos seus estudantes e sempre levando em consideração as diferenças de cada estudante