Navegando por Assunto "Surdo"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O efeito de sentido dos marcadores prosódicos gráficos na produção textual dos surdos(2018-06-23) RODRIGUES, Ana Cristina Pontes; CARVALHO, Francisca Maria; http://lattes.cnpq.br/4675561460433167Cançado (2008) afirma que sentido se refere ao sistema de relações linguísticas que um item lexical contrai com outros itens lexicais. Seguindo esta perspectiva, tivemos como objetivo geral compreender o efeito de sentido dos marcadores prosódicos gráficos da Língua Portuguesa na produção textual dos surdos. Especificamente, identificar os sinais de pontuação recorrentes na produção textual do surdo; evidenciar o emprego e o funcionamento textual da pontuação no texto escrito da língua portuguesa como segunda língua para surdos. Nesses termos, pressupomos que o sentido do texto escrito do surdo, sem a presença dos marcadores prosódicos gráficos da Língua Portuguesa, pode ser captado por meio dos conceitos das palavras existentes no texto. Assim sendo, adotamos Pacheco (2006a) que reforça a hipótese de Cagliari (1982), ao reconhecer que “os sinais de pontuação funcionam como marcadores prosódicos” (p. 06). Participaram deste estudo 3 (três) surdos bilíngues em Libras/Português, estudantes do ensino médio regularmente matriculados em escolas do Município de Abaetetuba-Pará, os quais possuem idade entre 18 a 24 anos. Eles tiveram a tarefa de escrever uma carta para uma pessoa muito especial para eles, e coletamos três cartas produzidas pelos participantes surdos. Constatamos que os surdos usaram vírgula e ponto final no gênero carta, frequentemente inadequado no texto. Tais resultados apontam que a produção textual dos surdos pode ser compreendida pela relação semântica dos itens lexicais, mas não pelo aspecto da organização prosódica da língua. Dessa forma, ao realizarmos a leitura para compreensão de textos dos surdos devemos não só levar em consideração a gramática normativa, mas principalmente entender o significado do conteúdo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A escrita do aluno surdo: uma discussão acerca da interface entre a libras e a língua portuguesa(2019-03-13) SILVA, Cleisiane de Vilhena; FREITAS, Marília Fernanda Pereira de; http://lattes.cnpq.br/5888956953427621O presente trabalho foi escolhido a partir de minhas observações da educação dos surdos realizadas durante a prática de estágio em uma instituição municipal de educação infantil e fundamental do município de Abaetetuba no Estado do Pará, onde pudemos perceber as variâncias que a escrita dos surdos tem em relação à língua portuguesa, a chamada interlíngua. O trabalho objetivou analisar como se dá o processo educacional dos surdos no contexto de sala de aula. O foco central da pesquisa é a interlíngua, isto é, a influência da LIBRAS na escrita da Língua Portuguesa do aluno surdo. Para a elaboração deste trabalho, adotamos a metodologia da pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, que serviu de subsídio e alicerce para este trabalho. Entre os principais achados desta pesquisa destaca-se que a educação inclusiva é um construto que precisa ser alicerçado e que a LIBRAS como língua materna dos surdos tem suas características e que modificam a escrita e percepção destes, mas que se torna um eficiente meio de comunicação com o mundo externo. Acreditamos que analisar as questões que cercam a cultura surda é de extrema importante para que estes possam interagir na sociedade em que estão inseridos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Interação comunicativa gestual caseira do surdo no ambiente familiar(2018-05-21) SANTOS, Jusiele Miranda dos; CARVALHO, Francisca Maria; http://lattes.cnpq.br/4675561460433167Identificamos, especialmente, a comunicação entre surdos e pais ouvintes que não dominam a língua de sinais. Especificamente, diferenciamos a língua de sinais dos gestos caseiros. Nesta perspectiva, questionamos como ocorre a comunicação entre os surdos e seus pais ouvintes. Pressupomos que a comunicação limitada ao uso de gestos caseiros poderia ser uma barreira para a interação do surdo com a família. Adotamos como base teórica Chomsky (1977) citado por Cezario e Martellota ( 2008)Strobel (2008); Santana (2007) e Veloso e Maia (2012). O material compôs 8 entrevistas subjetivas relatadas pelos familiares, gravadas em áudio. Adicionalmente, 6 imagens dos gestos caseiros dos surdos, filmadas por meio de uma câmera fotográfica. Assim sendo, participaram do estudo 04 famílias, composta por um familiar e uma pessoa surda, sendo seus respectivos filhos (as) surdas (as), totalizando 8 participantes. Realizamos a transcrição grafemática das entrevistas dos familiares do surdo. Adicionalmente, analisamos as imagens sinalizadas pelos surdos, comparando gestos caseiros e Libras. Os resultados apontaram que todas as famílias fazem uso do gesto caseiro para se comunicarem, assim, as relações tornam-se limitadas. Também mostraram que os surdos não entendiam as conversas de seus familiares ouvintes, posto que a comunicação se delimitou ao uso de gestos caseiros, devido os pais não dominarem a língua de sinais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Libras em saúde: avaliação dos pacientes surdos frente ao atendimento médico e a perspectiva de atendimento dos acadêmicos de medicina da Universidade Federal do Pará(2017) VASCONCELOS, Sidney dos Santos; VALLINOTO, Izaura Maria Vieira Cayres; http://lattes.cnpq.br/0691046048489922O encontro entre profissionais de saúde e pacientes surdos costuma ser marcado por dificuldade na comunicação. Embora seja um direito das pessoas com deficiência ter acesso a serviços de saúde de qualidade, elas, são, por muitas vezes, atendidas de maneira incorreta e, até mesmo, são, em alguns casos, desrespeitadas em sua condição, pois os serviços de saúde não possuem profissionais capacitados para um atendimento de excelência a elas. O médico deve ter a habilidade de se comunicar com os pacientes que possuam ou não essas características. No contexto em que muito se discute acessibilidade, torna-se importante difundir conhecimentos sobre a Libras entre discentes de cursos de saúde, para contribuir na formação de profissionais habilitados a compreender e a auxiliar as necessidades das pessoas que a utilizam como sua primeira língua. O estudo tem como objetivo investigar a ampliação do conhecimento sobre a necessidade do acesso às pessoas com deficiência auditiva aos serviços de saúde. Metodologia: Este é um estudo quantitativo com desenho de estudo descritivo e transversal e faz parte do projeto Libras em saúde da ONG IFMSA BRAZIL (International Federation of Medical Students Association of Brazil), comitê da Universidade Federal do Pará, cujo objetivo geral é investigar o atendimento à pessoa surda na área da saúde na perspectiva acadêmica e, também, do surdo. Participaram da pesquisa 20 surdos, sendo 12 homens e 08 mulheres. Bilingues e que se comunicavam por libras. O percentual de avaliações negativas do encontro com profissionais de saúde representou 51% dentre os bilíngues; e 78% no grupo de surdos que se comunicam. Foram entrevistados 56 acadêmicos dos terceiro e quarto anos de medicina da UFPA. O pré-teste, evidenciou o desconhecimento dos alunos sobre a cultura surda e a língua de sinais. No pós-teste: os alunos conseguiram diferenciar o surdo da pessoa com deficiência auditiva pela inserção ou não na cultura surda. A inclusão do ensino de Libras como sendo disciplina do curso de medicina, se faz um importante instrumento de mudança na realidade social que o deficiente auditivo está incluído atualmente.