Navegando por Assunto "Successful practices"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Fundamentos teóricos metodológicos sobre regência de práticas exitosas de alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental(2025-09-01) CELSO, Dacilda Silva; PEREIRA, Maria do Socorro Alexandre; http://lattes.cnpq.br/7102997355677802Este artigo tem como objetivo principal refletir sobre práticas de alfabetização e letramento a partir da experiência como residente do Programa Residência Pedagógica – CAPES, no processo de ensino e aprendizagem numa turma do 2° ano do ensino fundamental de uma escola pública no município de Abaetetuba-PA. O estudo partiu de uma abordagem qualitativa diante de uma pesquisa definida com estudo de caso associada a pesquisa bibliográfica. Para a produção de dados foi utilizada a observação participante, seguida de uma análise de conteúdo. Autores como Soares (2003), (2020), (2022), Ferreiro e Teberosk (1986), Carvalho (2005), Mortatti (2006), Freire (1996) e Libâneo (1994) foram utilizado para embasar esse artigo. O resultado aponta que no processo dealfabetização, deve-se considerar fatores contribuintes, como a escolha de práticas que contemplam a alfabetização e letramento de crianças nos anos iniciais. Dessa forma considera-se a desmetodização de práticas que não garantem mais o aprendizado, bem como desenvolver práticas exitosas com procedimentos metodológicos embasados de teorias que fortaleçam as medidas de enfretamento do processo de alfabetização e letramento no cenário educacional, principalmente em escolas públicas.