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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A análise do acesso a projetos de ensino, de pesquisa e de extensão de acordo com critérios sociodemográficos de estudantes em uma universidade pública do estado do Pará.
    (2022) NOVAIS, Gabriel Silva; VALLINOTO, Izaura Maria Vieira Cayres; http://lattes.cnpq.br/0691046048489922; https://orcid.org/0000-0003-1408-8384
    Os cursos de nível superior demandam uma diversidade de modalidades de ensino e de aprendizagem pelos alunos assim como atender ao tripé acadêmico de ensino, de pesquisa e de extensão que é algo já consagrado como de extrema importância para o desenvolvimento acadêmico. Contudo, poucos estudos têm sido realizados descrevendo acerca da forma de participação assim como o perfil dos estudantes envolvidos em atividades extracurriculares em universidades pública e, também, se existe correlação entre situações de vulnerabilidade socioeconômica e/ou racial e dificuldades no acesso a projetos de ensino, de pesquisa e de extensão e quais as limitações para completude do tripé acadêmico, em especial em cursos cuja modalidade é integral. Este estudo busca demonstrar o acesso a esse tripé acadêmico por alunos do curso de medicina de uma universidade federal do estado do Pará, entendendo os critérios de vulnerabilidade associados ao acesso equitativo ao tripé. Trata-se de um estudo descritivo, transversal e de abordagem quantitativa, no qual o grupo alvo da pesquisa foram alunos de medicina matriculados na Universidade Federal do Pará, sendo realizada análise estatística descritiva e comparativa de acordo com o semestre dos alunos. O estudo demonstrou que a maioria das perguntas levantadas não apresentavam discrepância entre ciclos e aparecendo como dificuldades desde a capacitação dos alunos quanto a sua autonomia acadêmica à acessibilidade dos orientadores. Esses problemas têm fácil resolução por parte da compreensão por docentes e discentes quanto à real importância do acesso à tríade acadêmica. Ao se analisar o processo de cotas como critério de vulnerabilidade, não foi observada discrepância estatística entre cotistas e não cotistas, demonstrando que ambos grupos têm acesso de forma parecida às modalidades da tríade acadêmica. Contudo, ao analisar as perguntas não possuir dificuldade e não possuir recursos financeiros para participar dos projetos de ensino, as respostas entre cotistas e não cotistas apresentaram discrepâncias com relevância estatística demonstrando que o grupo de cotistas apresenta maior dificuldade de acesso a projetos de ensino e que a falta de recursos impacta negativamente quando comparados com o outro grupo. Dessa forma, mais estudos precisam ser realizados para melhor compreensão do cenário.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Auriculoterapia para o tratamento da ansiedade em estudantes universitários: uma revisão integrativa da literatura
    (2022) INOUE, Luciana Sayuri Guimarães; PINHO, Aline da Cruz Cavalcante de; http://lattes.cnpq.br/2478223645019508
    Estudantes universitários apresentam fatores de risco para desenvolverem transtornos de ansiedade, que pode afetar a sua vida cotidiana e o desempenho acadêmico. Os principais tratamentos para a ansiedade são o uso de medicamentos farmacológicos e sessões de psicoterapia, como alternativa para complementar esses tratamentos, destaca-­se Auriculoterapia, uma prática alternativa de baixo custo e sem efeitos colaterais, que se baseia na Medicina Tradicional Chinesa e na escola francesa de Nogier. Esta pesquisa trata­-se de uma revisão integrativa da literatura e tem como objetivo analisar evidências científicas disponíveis na literatura nacional sobre a aplicação da Auriculoterapia no tratamento de ansiedade em estudantes universitários. Foi realizada busca na literatura nas bases de dados da SciELO, BVS, LILACS e PUBMED. Optou­-se por incluir a base de dados do Google Acadêmico na pesquisa devido ter encontrado poucos resultados. A partir disso, levando em consideração os critérios de inclusão e exclusão, 6 artigos passaram a integrar na amostra da pesquisa que após a categorização dos artigos, levou se em consideração duas temáticas: “Auriculoterapia associada a outras Práticas Integrativas e Complementares em Saúde” e “Protocolo de Auriculoterapia diferentes para Ansiedade”. Conclui-­se que a auriculoterapia é benéfica para o alívio de sintomas da ansiedade, bem como para a promoção de saúde e bem-­estar dos estudantes universitários.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O bullying e suas interferências no processo de ensino - aprendizagem
    (2021-11-27) QUARESMA, Maria Cristina de Almeida; LOBATO, Vívian da Silva; http://lattes.cnpq.br/8153247121237657
    Dentre as formas de violência que se manifestam no contexto escolar, o bullying se destaca sendo um fenômeno que insinua práticas de violência física e, ou verbal, sucedendo de forma recorrente e intencional contra uma ou mais vítimas. Diante disto, o presente Trabalho de Curso (TCC) discute sobre a relação do bullying e suas interferências no processo de ensino e aprendizagem. Desta maneira, o aporte teórico utilizado ancora-se em alguns estudiosos que discutem a temática presente no contexto educacional como Fante (2005), Gomes (2012), Calhau (2009), Pereira (2002). Adota-se como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica, onde consiste em leituras por meio de materiais já elaborados, entre estes, dissertações, artigos, livros e teses, que criam subsídios para a construção de novos trabalhos acerca da temática proposta. Sendo assim, o objetivo geral deste estudo aborda as formas pelas quais o bullying se manifesta, e em seguida, faz a análise de como isso afeta no processo de ensino aprendizagem dos educandos, vítimas desta prática. Ou seja, por meio deste trabalho foi possível entender que a violência escolar sempre existiu e que pode acarretar danos á vida da vítima, ela acontece tanto de forma física como psicológica e por ser algo muito prejudicial ao meio educacional precisa ser combatido. Uma vez que, ele interfere no processo de ensino e aprendizagem da vítima e consequentemente prejudica as demais áreas de suas vidas, por isso é de grande importância fazer a prevenção dessa violência com maior rigor em nossas escolas.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Dengue: educar para prevenir
    (2013-09-19) CHAVES, Maria Auxiliadora; LOBATO, Erenilda de Sousa; ARAUJO, Ramon Everton Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/1455064865684402; NORONHA, Renata Coelho Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/0860824558237244; https://orcid.org/0000-0001-9150-8544
    A dengue é uma doença infecciosa transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes Aegypti. É um grande problema de Saúde Pública. Portanto, para nortear esta pesquisa foram avaliadas as intervenções educativas realizadas em algumas escolas da Cidade de Abaetetuba-Pa, procurando verificar a existência de relação entre conhecimentos adquiridos e práticas relativas à prevenção da Dengue por parte dos alunos. Neste sentido verificou-se o conhecimento dos alunos mediante a aplicação de questionários em sala de aula sobre a problemática da Dengue em Abaetetuba. Este estudo foi realizado em cinco (5) escolas públicas estaduais da Cidade de Abaetetuba – PA. Foram aplicados dois questionários: um aos alunos (400) e outro aos professores (08) das referidas escolas. Na análise dos dados dos alunos foram montados gráficos comparativos entre as séries e as escolas, os quais revelaram que ainda se precisa discutir muito sobre o tema, bem como trazer as ações de educação ambiental para dentro das escolas. Os alunos do sexto ano não souberam reconhecer a doença, no entanto os alunos do sétimo ano destacaram a doença e sua transmissão. Já os alunos do oitavo ano tiveram dificuldade em responder aos questionamentos, porém a análise do nono ano revelou que os alunos souberam correlacionar a doença, sua transmissão e os principais cuidados para evitá-la. A análise dos professores evidenciou que muitos professores têm dificuldade em trabalhar o tema, devido à falta de instrumentalização que poucas escolas dispõem, apesar disso a grande maioria se considera um multiplicador de ações para o combate a dengue na escola e em sala de aula. Portanto, são importantes ações educativas que visem trazer os problemas de saúde e educação ambiental para junto das escolas, onde professores e alunos sintam-se envolvidos no controle e na prevenção da dengue.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A dependência de internet e suas principais alterações nas ocupações de estudantes: uma revisão sistemática
    (2018) SOUSA, Leonardo Lucas de; SILVA, Nicolle Barros da; COSTA, Elson Ferreira; http://lattes.cnpq.br/1942489785908185; https://orcid.org/0000-0003-4115-9029; FERREIRA, Laiana Soeiro; http://lattes.cnpq.br/1549766219835413
    Há que se atentar para o uso negativo da internet, podendo este ocasionar prejuízos nas diversas esferas da sociedade se ocorrer a utilização de forma inadequada da mesma. Sob a perspectiva de que o engajamento do indivíduo pode estar ocorrendo de forma centralizada apenas em uma atividade em detrimento de outras, se faz necessário desenvolver pesquisas que se debrucem em analisar as influências da internet no desempenho ocupacional das pessoas. A Terapia Ocupacional observa e analisa as habilidades de desempenho a fim de compreender a transação dentre os fatores básicos que apoiam ou não o envolvimento na ocupação e o desempenho ocupacional. Assim, busca­se analisar na literatura científica, por meio de uma revisão sistemática, as principais repercussões que a dependência de internet (DI) pode causar no desempenho ocupacional de estudantes e desenvolver discussão teórica sobre o tema em decorrência da DI. Para tanto utilizou­se de critérios estabelecidos na recomendação PRISMA para elaboração desta revisão tendo como termos/descritores os seguintes: dependência de internet/internet addiction; ocupações/occupation e estudantes/students. Em idiomas português e inglês, citados no título ou no assunto. O período de busca de publicações se deu entre os meses de novembro e dezembro de 2017, através das base s de dados eletrônicas PubMed, Literatura Internacional em Ciências da Saúde e Biomédica (Medline) e Scientific Electronic Library Online (Scielo). Durante a busca foi identificado um total de 2.189 publicações, das quais 2.168 foram excluídas durante a análise de título, restando 21 publicações. A aplicação do teste adaptado de Azevedo (2010) permitiu a exclusão de 08 trabalhos, uma vez que, os mesmos não atingiram os critérios de inserção estabelecidos. Portanto assim, a amostra final foi composta por 13 estudos. Os quais foram analisados e tiveram seus dados extraídos de acordo com o roteiro de extração. A partir da extração das características de cada estudo foram realizadas inferências sobre as principais ocupações apresentadas nestes quanto às influências da DI no desempenho ocupacional dos indivíduos em suas atividades. As ocupações de participação social, educação, descanso e sono e trabalho aparecem 19 vezes nos artigos analisados. Além disso, houveram nove citações sobre prejuízos na participação social (47% da amostra final), seis apontam déficits na educação (33%), dois nas atividades de trabalho (10%) e dois no engajamento em descanso e sono (10%). Deixa­se como conclusão o indicativo para realização de pesquisas mais aprofundadas sobre esta temática.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A educação financeira e suas contribuições no planejamento familiar dos alunos da escola estadual de ensino fundamental Antônio Brasil.
    (2022-12-19) SILVA, Lidia do Espirito Santo da; BARROS, Osvaldo dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8886478452699437
    A pesquisa desenvolvida se propôs fazer uma análise da educação financeira e suas contribuições no planejamento familiar dos alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Antônio Brasil em Tomé-Açu/Pá. Sendo que o problema da pesquisa procurou saber quais as influências da educação financeira e suas contribuições no planejamento familiar dos alunos do ensino médio da Escola Estadual Antônio Brasil? A pesquisa foi desenvolvida na Escola Estadual de Ensino Médio Antônio Brasil, situada na Rua Francisco Soares, Nº 311, Bairro Campina no município de Tomé Açu, onde a pesquisa foi motivada pela necessidade de saber aplicabilidade da matemática em relação a educação financeira desenvolvida em sala de aula e as influências no planejamento familiar dos alunos do ensino médio da escola. O objetivo geral da pesquisa buscou analisar a educação financeira e suas consequências dentro do planejamento familiar dos alunos do ensino médio da Escola Estadual Antônio Brasil e os específicos busca identificar os principais conhecimentos matemáticos aplicados a educação financeira em sala de aula pelos professores, descrever as principais novidades são habilidades adquiridas pelos alunos após terem contato com a educação financeira e avaliar as consequências os conhecimentos matemáticos no planejamento familiar dos alunos. A fundamentação da pesquisa foi baseada nos autores Silveira (2019), Martins (2004) e Sampieri (2013). Nessa pesquisa utilizou-se como metodologia o desenho não experimental descritivo, dentro de uma abordagem quantitativa. A população do estudo é composta por 20 (vinte) professores desses 5 de matemática e 500 (quinhentos) alunos. A pesquisa analisou a educação financeira relacionada aos conhecimentos matemáticos e suas consequências no planejamento familiar dos alunos da escola estadual.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Experiências de escolarização de alunos com deficiência da Universidade Federal do Pará no Campus de Altamira
    (2022-11-25) CONCEIÇÃO, Samantha Costa; FARIAS, Roseane Rabelo Souza; http://lattes.cnpq.br/4325824918742074
    Este trabalho tem como objeto de estudo as experiências de escolarização de alunos com deficiência em uma Instituição de Educação Superior. E tem como objetivo identificar e analisar as trajetórias de escolarização de alunos com deficiência que ingressaram nos cursos de graduação, no qual a questão central da problemática é: Como a experiência da deficiência marca a trajetória de escolarização no ensino superior? Em decorrência disso, trata-se de uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa. E para dar centralidade às experiências dos discentes optou-se pela utilização de questionário. Dessa forma, a pesquisa revela que a trajetória acadêmica é singular para cada sujeito. E de um modo geral, a Universidade Federal do Pará do campus de Altamira tem procurado contribuir no desempenho da inclusão, porém precisa melhorar bastante e driblar as barreiras que ainda acontecem, cientes de que para se construir uma cultura de acessibilidade é fundamental pensar no acesso, na acessibilidade, na aprendizagem e na permanência.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A ludicidade como recurso didático no processo de alfabetização e letramento nos anos iniciais
    (2018) QUARESMA, Marcilene Costa; VASCONCELOS, Thais Pinheiro Abreu; http://lattes.cnpq.br/8101766262685891
    O presente trabalho tem como objetivo fazer o estudo a respeito da importância do uso da ludicidade no processo de alfabetização e letramento nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A partir de concepções teóricas de Fortuna (2013); Negrine (200); Cardoso (2000); Paiva (2003); Antunes (2005); Kishimoto (2008); Val (2006); Soares (2005); Silva (2004); Perez (2002); Ferreiro (1996); Soares (2009) e outros, que possibilitaram novos saberes, para trilhar o estudo sobre o lúdico, que é um recurso didático indispensável no processo de aprendizagem da leitura e escrita. Crê-se que mesmo com todas as dificuldades observadas no ambiente escolar tais como: estrutura física, falta de materiais didáticos e outros, as referidas professoras buscam em sua ação – reflexão – ação um fazer pedagógico diferenciado através de jogos, brinquedos e brincadeiras, proporcionando um ensino prazeroso, concreto e significativo, para que realmente os alunos possam ser alfabetizados na perspectiva das práticas sociais. Em seguida foi realizado uma pesquisa de campo com aplicação de questionário composto por 9 perguntas direcionadas as professoras do 1º, 2º e 3º Anos do Ciclo da Alfabetização. Como resultado percebeu-se que as presentes professoras não só enfatizam o conceito do lúdico, mas também sua aplicabilidade metodológica como suporte no processo de aprendizagem da leitura e escrita, relacionando teoria e prática no contexto escolar.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A monitoria de assistência ao aluno com deficiência visual na Faculdade de Música da UFPA: relatos de experiências do monitor e do monitorado
    (2024-12-03) DEUS, Heverton Silva de; PASTANA, Mauro Pinheiro; MIRANDA, Jonathan Guimarães e; http://lattes.cnpq.br/1817395752357977
    O presente trabalho apresenta um relato de experiências escrito a quatro mãos com enfoque na monitoria no suporte a um aluno com deficiência visual no Curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Pará. O interesse no trabalho partiu da necessidade de registro das particularidades no processo de ensino-aprendizagem de um monitorado com quadro de cegueira, assim como a presença do monitor nas ações envolvidas. Diante disto o trabalho tem como finalidade descrever como tem acontecido o processo de ensino-aprendizagem ao aluno com deficiência visual na aculdade de Música da UFPA, com o suporte da Monitoria de Assistência. Além disso, pretende informar algumas legislações concernentes à pessoa com deficiência visual, fornecer informações sobre a Monitoria de Assistência na UFPA, assim como apontar os recursos utilizados pela monitoria e monitorado durante o percurso. A metodologia é pautada no relato de experiências de ambos os autores durante a trajetória acadêmica, com embasamento científico e reflexão crítica. Foram utilizados diversos autores como Ferreira Júnior (2017), Masini (2007), Louro (2012), dentre outros. Os resultados alcançados mostram como a relação entre monitor e monitorado permitiu a chegada do aluno cego até o fim do curso, assim como potencializou diferentes conhecimentos na atuação do monitor.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Mudanças no comportamento alimentar de estudantes universitários durante a pandemia da covid-19: uma revisão integrativa
    (2022) PEREIRA, Darlla Carvalho; MORI, Rejane Maria Sales Cavalcante; http://lattes.cnpq.br/0068497734511867; https://orcid.org/0000-0003-1769-0653
    Objetivo: Identificar, através de evidências da literatura, os principais fatores que influenciam no comportamento alimentar de discentes do Ensino Superior, no período da pandemia da COVID-19. Método: Revisão integrativa da literatura de artigos publicados em português e inglês, disponíveis na íntegra nas bases de dados PubMed, Cochrane Library, MEDLINE e Portal de Periódicos CAPES, durante o período de fevereiro de 2020 a setembro de 2021. Foram utilizados os descritores “Isolamento social”, “COVID-19”, “Estudantes” e “Comportamento alimentar”, sendo selecionados e analisados cinco estudos. Resultados: Após análise dos artigos incluídos na revisão, os resultados dos estudos apontaram que em 3 deles foram abordadas questões psicológicas associadas a modificações no comportamento alimentar dos estudantes universitários. Foi observado que aqueles que apresentavam algum risco de transtorno alimentar ou presença de sintomas de ansiedade, estresse e depressão grave a moderado, tinham seu comportamento alimentar afetado de forma negativa, levando-os a adotar hábitos menos saudáveis à medida que esses aspectos eram mais evidentes. Em 2 dos selecionados foi abordado a adesão à dieta mediterrânea como padrão alimentar, além do consumo de frutas, vegetais, alimentos gordurosos, doces e bebidas alcoólicas. Conclusão: As mudanças no comportamento alimentar de estudantes universitários estão fortemente associadas ao estresse causado pelo confinamento, decorrente da pandemia da COVID-19. Aspectos emocionais, como predisposição ao desenvolvimento de transtornos alimentares, estresse, ansiedade e depressão, são alguns dos fatores mais influentes no padrão alimentar durante este período. Aqueles que possuem um hábito de vida mais saudável, prática regular de atividade física e boa qualidade de sono tiveram mudanças positivas durante a pandemia, enquanto que os que não mantinham tais hábitos tiveram tendência a ter um comportamento alimentar menos saudável. É necessário mais estudos brasileiros e no pós-pandemia, a fim de implementar estratégias efetivas para melhorar a qualidade de vida dessa população.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Os saberes socioambientais do cotidiano dos estudantes como promotor de tecnologia social da Amazônia Tocantina
    (2023-12-11) PEREIRA, Ana Lucia Castro; BECKMAN, Ruana Aretha Farias Santiago; http://lattes.cnpq.br/6406151351125446
    O presente trabalho tem como objetivo demonstrar como os saberes locais dos alunos contribuem como agente facilitador para implementação de uma tecnologia social que promova uma melhora significativa dentro da comunidade escolar. A abordagem metodológica foi de cunho qualiquantitativo e consistiu na utilização de questionários socioambientais semiestruturados. O público-alvo foram 100 estudantes do ensino fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Raimunda da Silva Barros, localizada no município de Cametá no Estado do Pará. Quanto aos resultados, foi possível identificar que a tecnologia social mais viável a ser implementada na escola seria a horta sustentável, a qual os alunos relataram que sentem falta e pode ser um meio de sanar algumas problemáticas dentro da escola. Portanto, o estudo evidenciou a importância de compreender e enfatizar a comunidade e os conhecimentos locais para que desta forma seja possível implementar tecnologias sociais viáveis que atendam as demandas locais com os recursos disponíveis promovendo uma ação coletiva e disponibilizando um ambiente educativo por meio de hortas sustentáveis que demonstrem como as questões ambientais afetam a sociedade e o meio ambiente.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Perfil lipídico e nutricional de adolescentes e o risco cardiovascular
    (2018) MACIEL, Alexa Eufrasio; GUIMARÃES, Iane Raquel Barata; http://lattes.cnpq.br/7217650887684069; https://orcid.org/0000-0001-6698-9286; MORI, Rejane Maria Sales Cavalcante; http://lattes.cnpq.br/0068497734511867; https://orcid.org/0000-0003-1769-0653
    Objetivo: Avaliar os fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, a partir de parâmetros antropométricos, lipídicos e nível de atividade física em adolescentes da rede pública. Metodologia: Trata-­se de um estudo descritivo e transversal realizado com 108 adolescentes entre 14 e 18 anos de uma escola pública em Belém­-PA. A amostra foi composta por alunos que assentiram em participar da pesquisa apresentando o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, assinando pelo responsável. Foram avaliados os parâmetros antropométricos de peso e altura para cálculo do Índice de Massa Corporal e circunferência da cintura. Indicou-­se a prática de atividade física segundo critérios da PeNSE (2015), para o perfil lipídico avaliou-­se a dosagem de colesterol total, frações (HDL­C e LDL­C) e triglicerídeos. Resultados: 73,24% dos adolescentes eram do sexo feminino, a idade média dos alunos é de 16,09 anos, com desvio padrão de 1,01 anos. Quanto ao IMC/idade 29,63% da amostra total encontravam­-se com excesso de peso, 22,22% com circunferência da cintura não adequada. No tocante a Estatura/idade 92,21% das alunas e 96,77% dos alunos apresentaram estatura adequada. Quanto ao perfil lipídico, 19,87% dos adolescentes possuíam valores de triglicerídeos acima do limítrofe e 19,72% hipercolesterolemia. No indicador de atividade física 62,96% do total de alunos encontravam-­se inativos fisicamente. Conclusão: Concluiu-­se que um percentual considerável de alunos possuía algum fator de risco cardiovascular, segundo os parâmetros antropométricos, lipídicos e atividade física. Os fatores de risco com maior percentual foram: inatividade física, excesso de peso e hipercolesterolemia.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Phonetics and phonology as an intervention strategy to improve english learning among brazilian students
    (2019) ROCHA, Danilo Oliveira; FREITAS, Gizelia Maria da Silva; http://lattes.cnpq.br/1844852727200026
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Possibilidades de atuação da terapia ocupacional junto a universitários com quadro de adoecimento mental: um relato de experiência
    (2018) LIMA, Jessica Monique Furtado; ROCHA, Manuela Lima Carvalho da; http://lattes.cnpq.br/6235586389632590; https://orcid.org/0000-0002-8062-1856; FERREIRA, Laiana Soeiro; http://lattes.cnpq.br/1549766219835413
    INTRODUÇÃO: O estudante universitário vivencia diferentes situações durante sua experiência acadêmica, e quando fatores externos ou internos ao ambiente universitário desencadeiam um processo de adoecimento mental, esta circunstância pode ocasionar problemáticas para o seu desempenho ocupacional. OBJETIVO: Relatar a experiência vivenciada de práticas terapêuticas ocupacionais em um projeto de extensão junto a estudantes universitários com suspeita ou diagnóstico de adoecimentos mental. METODOLOGIA: Constitui-se de um trabalho de abordagem qualitativa e trata-se de um relato de experiência abrangendo as práticas vivenciadas por meio de um projeto de extensão realizado em uma universidade localizada no município de Belém, onde abrangeu o período entre março e dezembro de 2017. O público-alvo da pesquisa foi composto por oito estudantes de graduação de uma universidade do município de Belém. O relato se propõe a descrever a atuação da Terapia Ocupacional na área da saúde mental voltada para o estudante universitário que apresentasse um quadro de adoecimento mental. Como instrumentos empregados para a coleta de informações, realizou-se a construção dos seguintes: Diário de Campo, Ficha de acolhimento, Ficha de Avaliação Terapêutica Ocupacional em Saúde Mental e Plano Terapêutico Ocupacional. RESULTADOS E DISCUSSÃO: A experiência no projeto de extensão possibilitou uma quantidade significativa de experiências vivenciadas durante o seu desenvolvimento. Realizou-se diferentes estratégias para o desenvolvimento das ações. A estratégia inicial consistiu-se na busca ativa, onde foram realizadas atividades de divulgação sobre o projeto e a importância da atenção à saúde mental. O processo iniciava-se pelo acolhimento do universitário, onde realizava-se o esclarecimento e o levantamento de informações pertinentes para a definição do perfil ocupacional do participante. Quando identificadas problemáticas no desempenho ocupacional relacionadas a um quadro de adoecimento mental, este era encaminhado para a realização da Avaliação Terapêutica Ocupacional em Saúde Mental, com o objetivo de identificar demandas e o histórico ocupacional do estudante. Aspectos relacionados foram identificados durante os atendimentos aos estudantes quanto a autoestima, a interação social e a rotina ocupacional. Com base nas informações recolhidas, realizava-se a construção de um plano de intervenção, definindo objetivos e propostas de abordagens e técnicas que poderiam ser empregadas. Contudo, apesar de haver atualmente uma quantidade relevante de pesquisas voltadas para o estudante universitário, encontrou-se um quantitativo reduzido de pesquisas relacionando as ações de terapêuticas ocupacionais com o ambiente universitário. CONSIDERAÇÕES FINAIS: As ações desenvolvidas pelo projeto mostraram a relevância da oferta de atendimentos voltados aos estudantes universitários. Também ressalta-se sobre a importância de conscientizar e esclarecer sobre a importância do cuidado com a saúde mental e a ampliação da discussão da temática.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Práticas alimentares de discentes usuários de um restaurante Universitário em Belém/Pa
    (2022) SILVA, Karina Puga da; SANTOS, Thaís de Oliveira Carvalho Granado; http://lattes.cnpq.br/0083146548899041; https://orcid.org/0000-0001-9496-4561; MENDONÇA, Xaene Maria Duarte Fernandes; https://orcid.org/0000-0002-0958-276X
    O objetivo deste estudo foi analisar as práticas alimentares dos usuários de um Restaurante Universitário no que tange seu comportamento alimentar. Estudo do tipo descritivo com abordagem quantitativa, aplicado aos estudantes da Universidade Federal do Pará, usuários do RU, em Belém/PA. Foi aplicado formulário, abordando: Informações Pessoais; Acadêmicas; Perfil Socioeconômico dos discentes; Hábitos que influenciam a alimentação e Comportamento Alimentar. A amostra foi de 359 discentes, 49,03% possuíam entre 17 e 21 anos e 34,26% estudavam no turno diurno. Da amostra, 57,66% eram cotistas e 78,27% não possuíam auxílio acadêmico. Sobre as refeições, 47,35% somente almoçavam no RU e 83,84% preferiam alimentos caseiros. Satisfeitos com a porção de sobremesa, 75,21% e para o arroz a satisfação foi de 71,03%, farofa obteve 68,52%, feijão 67,97% e salada 66,85%. As proteínas obtiveram 66,57% de satisfação e 33,43% de insatisfação, onde 74,17% relataram compensar esta falta servindo­se com maior volume de acompanhamento ou entradas. Conclui­se que as práticas alimentares adotadas, são influenciadas pela rotina acadêmica e condições ofertadas pelas instituições. O restaurante garante refeições seguras e é um ambiente familiar às preferências alimentares dos discentes. Apesar de percentuais satisfatórios, as escolhas alimentares são influenciadas por ações compensatórias, implicando em um comportamento alimentar desordenado.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Preconceito linguístico: um estudo do comportamento linguístico dos alunos da área rural da estrada de Beja
    (2013) RODRIGUES, Maria Odaléia Barbosa; FREITAS, Lorena Lopes de; http://lattes.cnpq.br/8707964777158819
    O presente trabalho aborda o estudo linguístico dos alunos da zona rural da estrada de Beja e o preconceito linguístico que estes estudantes sofrem dentro da escola. As escolas, principalmente as públicas, são hoje frequentadas por alunos de diversas localidades que possuem manifestações e dialetos diferentes. O fato da língua ser condicionada e modelada pela realidade social e cultural faz dela um instrumento que representa reflexos significativos no processo de aprendizagem desses alunos. Tendo isso em vista, este trabalho se torna pertinente porque trata um tema muito importante para o ensino brasileiro atual: o preconceito linguístico como sendo um agravante na indisciplina dentro da sala de aula. No caso específico, a comunidade da área rural que possui seu próprio dialeto que é um dos fatores de discriminação e inferiorização do sujeito, incluindo sua história e sua cultura. Buscamos por meio da pesquisa bibliográfica consultar autores com reconhecida contribuição no que se refere a temática da pesquisa, tais como Bagno (2002), Benveniste (1989), Luft (2001). A pesquisa de campo ocorreu na escola Estadual Esmerina Bou-habib. Para a coleta de dados foi aplicada duas entrevistas com sete questões para dois professores de língua portuguesa e outra com um grupo de alunos do 6º ano da mesma escola.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Prevalência dos sintomas da síndrome pré­-menstrual em estudantes do curso de medicina da Universidade Federal do Pará
    (2011) ALMEIDA, Rogério Rodrigues; MOREIRA, Sônia Fátima da Silva; http://lattes.cnpq.br/5426325274528494
    A Síndrome Pré­-menstrual (SPM) consiste num conjunto de sintomas relacionados ao ciclo menstrual. Com o objetivo de analisar a prevalência e intensidade dos sintomas da SPM em estudantes de medicina, realizou­se estudo descritivo transversal entre abril e maio de 2011. Fizeram parte do estudo 123 estudantes do gênero feminino divididas em dois grupos: um contendo 58 estudantes do primeiro ano e outro formado por 65 estudantes do último ano do curso de medicina da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Pará (FAMED/UFPA). Foram utilizados como instrumentos para coleta de dados o questionário sócio­demográfico e a escala de sintomas pré­menstruais para critérios diagnóstico da SPM, sendo esse último preenchido considerando os três últimos ciclos menstruais. Na analise estatística foi utilizado o teste Qui­quadrado, teste G e o teste exato de Fisher, adotando p<0,05. Resultados: Verificou­se que a faixa etária encontrada foi de 17 a 35 anos, 95% eram solteiras, 62,6% conviviam com os pais, 38,8% das estudantes faziam uso de anticoncepcional (ACO) hormonal, sendo que mais da metade das estudantes do último ano usavam algum ACO hormonal. A prevalência da SPM foi de 10,3% e 4,6% respectivamente para o primeiro e último ano do curso, enquanto a prevalência geral foi de 7,31%. Os sintomas mais prevalentes foram a ansiedade com 78%, o cansaço fácil com 72,4%, a variação brusca do humor com 71,5%, a instabilidade emocional com 71,5%, o aumento do desejo por alimento doce com 71,5% e o aumento da acne com 71,5%. Foram encontradas associações significativas diferentes para cada grupo de estudantes. No grupo de estudantes do primeiro ano encontrou­se associação entre o uso do ACO hormonal e os sintomas dores nas mamas e aumento do desejo por alimentos doces. Também nesse grupo verificou­se associação entre a presença ou não da SPM e os sintomas tensão nervosa, desânimo, variação brusca do humor, agressividade, ansiedade e instabilidade emocional. No grupo de estudantes do último ano observou­se associação entre o uso de ACO hormonal e os sintomas aumento de peso e aumento de apetite. Ainda nesse grupo observou­se associação entre a presença ou não da SPM e os sintomas de agressividade, ansiedade, instabilidade emocional, depressão e aumento do apetite. Também foi identificada associação significativa entre ano do curso e o aumento da acne. Concluiu­se que a sintomatologia da síndrome pré­menstrual tem prevalência variável, dependendo do ano do curso. Os resultados confirmam necessidade de novas pesquisas que abordem também as repercussões dos sintomas da SPM na vida universitária e social dessas estudantes.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O processo de escolarização de estudantes com Transtorno do Espectro Autista – TEA
    (2023-12-12) NERIS, Ana Cristina da Conceição; LOBATO, Vívian da Silva; http://lattes.cnpq.br/8153247121237657
    Este artigo tem como objetivo refletir sobre o processo de escolarização de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Utilizou-se uma pesquisa bibliográfica com base em Gil (2002). No referencial teórico recorreu-se aos estudos de Cunha (2013), Kanner (1943), Camargo e Bosa (2009), Belisário(2010), dentre outros. Os resultados apontam que a falta de formação específica por parte dos docentes, além das necessidades estruturais é uma das grandes barreiras enfrentadas no processo de escolarização dos estudantes com TEA. Mediante a parceria entre a família e a escola, contribui no desenvolvimento significativo da criança com TEA. Por meio dessa parceria o professor pode fundamentar a sua prática considerando as necessidades do estudante, a partir das informações coletadas com os seus responsáveis, logo isso contribuem para a adaptação de recursos pedagogicos que venham somar no processo de aprendizado. Concluímos que para se obter bons resultados na escolarização dos estudantes com TEA, é necessário que as escolas estejam adaptadas as necessidades dos alunos e sobretudo a formação continuada dos educadores para possibilitar a construção de práticas pedagógicas eficazes para alunos com autismo, para auxiliar de maneira efetiva, procurando entender melhor o seu aluno e assim promover a aprendizagem.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Qualidade de vida dos estudantes de medicina e seus determinantes
    (2022) LIMA, Ana Carolina Araujo; ALMEIDA, Arthur Matos de; CALDAS, Cezar Augusto Muniz; http://lattes.cnpq.br/0204781177047305; https://orcid.org/0000-0002-1141-1281
    O objetivo do estudo foi caracterizar a qualidade de vida (QV) dos estudantes de medicina, assim como relacioná­la às características sociodemográficas e o modo de acesso dos estudantes à instituição. Foi realizado de forma observacional, transversal, com coleta de dados a partir da auto aplicação do questionário World Health Organization Questionnaire for Quality of Life Brief Form (WHOQOL­bref). Participaram da pesquisa 205 estudantes de graduação de medicina da Universidade Federal do Pará. A média de idade foi de 23,7 anos, sendo a maioria dos sujeitos do sexo feminino (52%) e a cor autodeclarada predominante foi a parda (45%). A maioria referiu acesso por ampla concorrência (61%) e houve predomínio de renda declarada entre 4­10 salários mínimos (37%). Na análise multivariada, verificou­se que a renda, o modo de acesso e o ano de curso apresentaram correlação com os escores de QV. Os resultados obtidos possibilitam a criação de estratégias para cuidados direcionados aos estudantes mais vulneráveis ao longo da graduação, especialmente àqueles que apresentam variáveis as quais influenciam negativamente nos escores de QV.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Reflective observation in the supervised English language internship: a look at learning in a public school in Bragança- PA
    (2022-12-16) SILVA, Elizangela Vieira da; SOUZA, Marcus Alexandre Carvalho de
    O presente artigo tem o propósito de relatar as experiências desenvolvidas no Estágio de observação do Ensino Médio, do curso de Letras Língua Inglesa, da Universidade Federal do Pará. Onde buscou-se analisar uma turma do 2º ano da rede pública de ensino, na cidade de Bragança- Pa, na Escola de Ensino Médio Integral Profº Bolívar Bordallo da Silva. Tem como objetivos gerais refletir sobre a experiência do estágio de observação no Ensino Médio, a partir da perspectiva dos alunos envolvidos; e por objetivos específicos analisar como os estudantes são estimulados a participarem das atividades na disciplina de Inglês e como eles podem contribuir para a fomentação de novos conhecimentos a partir das suas experiências. Os procedimentos metodológicos se basearam na análise do Relatório de Estágio de Observação, percebendo como se dava a relação do aluno com a disciplina de Inglês. Para as observações nos guiamos por um questionário no Google Forms, com perguntas relacionadas a diferentes aspectos que são vivenciados pelos alunos, tais como: se eles gostam da disciplina de Inglês, se eles acham que o tempo das horas/aulas, durante a semana, favorecem o seu aprendizado, etc. Os resultados apontaram que os alunos gostam da disciplina de Inglês, mas que aprendê-la consiste num desafio, onde o pouco tempo de aulas semanais dificulta seus aprendizados. Assim como, gostariam de ter atividades mais diversificadas. Essa pesquisa é de suma importância para a comunidade acadêmica, uma vez que os resultados podem contribuir para a formação do futuro professor.
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