Navegando por Assunto "Student training"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Políticas educacionais: um estudo sobre o ensino médio nos municípios da região do Baixo Tocantins(2022-07-14) SILVA, Rayana Barros da; SOUZA, Alexandre Augusto Cals e; http://lattes.cnpq.br/2652815221358066; https://orcid.org/0000-0002-1424-5055; NASCIMENTO, Afonso Welliton de Sousa; http://lattes.cnpq.br/0305006968020175As reflexões aqui contidas visam apresentar o trabalho de pesquisa desenvolvido pelo Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão, Sociedade, Estado, Educação: ênfase nos governos municipais e educação do campo- GEPESEED, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC/UFPA CAMPI DO INTERIOR, que teve como objetivo investigar como se efetivam as políticas públicas educacionais de Ensino Médio na formação dos estudantes do campo e da cidade, em escolas públicas estaduais, nos municípios de Abaetetuba, Barcarena, Concórdia do Pará, Moju e Tomé-Açu. A partir de estudo das legislações, das bases teóricas e análises de dados empíricos, tornou-se possível estabelecer compreensões sobre as mediações que se estabelecem na efetivação das políticas educacionais para a etapa do Ensino Médio. Nesse sentido, o estudo apontou a necessidade de a política educacional considerar aspectos da região, como um espaço socioeducativo e político, onde a concepção de educação garanta aos sistemas de ensino autonomia para formular os seus projetos políticos pedagógicos, com a participação da comunidade no processo de construção desses regulamentos, objetivando proporcionar aos estudantes uma escola que perspective garantir a referência em valores e princípios pautados não somente no trabalho, mas também, na cidadania e diversidade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Prática docente e formação discente: o caso da escola Eulalice Pinheiro de Miranda, Abaetetuba-PA(2019-07-05) PIMENTEL, Hetiany da Silva; SOUZA, José Ribamar Furtado de; http://lattes.cnpq.br/4220408932235239O referido estudo apresenta como objetivo central analisar a contribuição da pratica pedagógica docente, na formação dos discentes da escola Antônia Eulalice Pinheiro de Miranda, localizada na comunidade de Alto Guajará de Beja, PA 409 km 09, município de Abaetetuba-Pará, através de um estudo caso no sentido de contribuir para melhoria dessa formação., pesquisa esta, realizada com os alunos do 4º e 5º ano de ensino fundamental, classe multisseriada, no sentido de melhorar a qualidade do processo educativo dos educandos da escola supracitada. Portanto esta pesquisa trata-se de um estudo de caso de natureza qualitativa, realizado a partir de observações da realidade escolar vivenciada. Assim, este trabalho foi desenvolvido a partir de pesquisas de campo, realizadas durante o período de fevereiro a março de 2019. Assim, justifico a pesquisa, pela necessidade de compreender a pratica pedagógica utilizada na escola por parte do corpo docente, como também o espaço em a mesma está inserido, ou seja, no campo, e ainda poder contribuir efetivamente para melhoria da comunidade. Desta forma, esta pesquisa tem como intuito conhecer a formação docente e a prática pedagógica utilizada na escola Antônia Eulalice Pinheiro, conhecer a metodologia aplicada aos educandos, como também a vivência dos alunos do 4º e 5º ano, assim como os profissionais que atuam na escola. O alcance desses objetivos levou a produzir uma pesquisa qualitativa, com observação, entrevista, confrontando-os com estudos bibliográficos. A pesquisa de campo foi realizada na escola de educação infantil e fundamental Antônia Eulalice Pinheiro de Miranda localizada na comunidade de Alto Guajará de Beja PA 409, zona rural da cidade de Abaetetuba-PA. Foram realizadas no total de 8 entrevistas, sendo uma com o gestor da escola, uma com a professora da classe multisseriada 4º e 5º, e ainda grupo focal realizada com seis alunos da turma sendo três do 4º ano e três do 5º ano, escolhidos por intermédio da professora.