Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Statistical analysis"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Análise estatística da precipitação pluviométrica em Belém-PA
    (2022-12-16) CARDOSO, Felipe de Farias; ANDRADE, Luiz Cláudio Fialho; http://lattes.cnpq.br/3988224151528149
    Neste estudo ocorre a análise da variabilidade temporal da precipitação de chuvas ao longo de 19 anos. A precipitação pluviométrica é um fator importante na característica climática de uma cidade, atrelada a outros eventos meteorológicos e à situação geográfica. A aplicação de técnicas estatísticas a dados meteorológicos tem a vantagem de compactar o enorme volume de dados medidos, capaz de simplificar todas as informações facilitando o tratamento de dados. Esta pesquisa analisa estatisticamente a precipitação pluviométrica da cidade de Belém-PA para obter as médias anuais e mensais do evento durante o período de 2003 a 2021, verificando a variação de chuvas em cada ano estudado. Dados climáticos do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) foram tratados no software MS Excel. Na análise anual constatou-se que a precipitação apresentou uma média de 0,19 mm/h e os meses com maior e menor precipitação de chuvas foram março e julho.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Análise estátistica dos principais crimes ocorridos no município de Castanhal-PA no ano de 2023
    (2025-04-02) CANTANHEDE, José Wellington da Silva; ALMEIDA, Frayzer Lima de; http://lattes.cnpq.br/4172693899035068
    O presente trabalho tem como objeto de estudo, a análise dos dados sobre o quantitativo dos principais crimes ocorridos no município de Castanhal no ano de (2023). Registrados pelo 5° BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR (5° BPM) sediado na cidade de Castanhal/PA. Assim, após coleta e tratamento das informações, iniciou-se a análise estatística, processando um total de 8.200 registros ocorridos no ano de 2023, subdivididos em 07 modalidades de infrações, durante o período de 12 meses; tais como: Furto; Roubo; Estelionato; Ameaça; Lesão corporal; Injúria e Tráfico de drogas. Neste contexto, os ilícitos: Furto e Roubo, mantiveram-se ocupando a (1ª e 2ª) posição, com 29,5 % e 27,5 % respectivamente do total dos registros em 2023. A partir de uma análise Geoestatística, foi possível identificar, áreas de maior incidência criminal, como os bairros:" Centro e Jaderlândia. Contudo, corroborou-se com verificação do mês de outubro, como o de maior frequência criminal, e neste contexto, foi extraído a semana, no referido mês, com maior quantidade de registros, e a partir da análise, identificou-se os dias de maior fluxo criminal. Além disso, por processo de sobreposição de dados, foi aferido os horários de maiores índices de ilícitos. Os resultados destas verificações são de suma importância, para possíveis soluções em um planejamento-estratégico elaborado, a fim de subsidiar os gestores da segurança pública local, em possíveis tomada de decisão. A partir de uma análise comparativa entre os anos de 2022 e 2023, verificou-se um aumento expressivo de ilícitos em (2023) a um total de: 8.200 registros superando o ano (2022), que mantinha um valor total em: 7.752 registros. Com um acréscimo de " 448 " registros. Representando uma taxa de variação de aproximadamente: 5,8 %. No entanto, os crimes de furto e roubo em (2023) continuaram como os ilícitos de maiores índices, apesar de sofrerem redução no contexto, geral para este ano. Contudo, estes mesmos ilícitos, Furto e Roubo, apresentaram redução em um comparativo geral, em relação ao ano de (2022).
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Avaliação das propriedades mecânicas de compósitos de matriz polimérica epóxi reforçados com porcentagens alternadas de Fibras de Envira Preta (Bocageopsis multiflora)
    (2025-02-27) SOUZA, Sarah Gabrielly Brandão de; CÂNDIDO, Verônica Scarpini; http://lattes.cnpq.br/8274665115727809; https://orcid.org/0000-0002-3926-0403
    A busca por reforços naturais que sejam alternativas sustentáveis aos reforços sintéticos é de extrema importância para produção de materiais compósitos mais responsáveis ecologicamente. Em vista disso, a Amazônia se tornou foco de estudos devido a sua inexplorada diversidade vegetal. Desta forma, o presente trabalho tem como objetivo avaliar a incorporação volumétrica (5, 15, 25, 35 e 45%) de fibras de envira preta (Bocageopsis multiflora), uma planta pouco explorada na região amazônica, em uma matriz polimérica epóxi, com o intuito de investigar suas propriedades mecânicas e características físicas, químicas, térmicas e morfológicas. Em relação as características físicas, a fibra de envira apresentou massa especifica de 0,25𝑔/𝑐𝑚3, seção transversal circular, relação inversa entre densidade e diâmetro, aspecto rugoso e superfície longitudinal. O FTIR apresentou os grupos funcionais característicos das fibras lignocelulósicas como celulose, hemicelulose e lignina, e o TG/DTG, indicou que a fibra de envira perde cerca de 69% de massa até degradar totalmente a 365,50 °C. Em relação as propriedades mecânicas, além de aumentar a rigidez do material, a adição de fibras de envira proporcionou um aumento significativo na resistência à tração e flexão, especialmente na fração volumétrica de 45%, onde apresentou resultados de 78 e 95 MPa, respectivamente, confirmados pela análise estatística via Análise de Variância (ANOVA) e Teste Tukey. Logo, os resultados obtidos neste estudo evidenciam o grande potencial das fibras de envira preta como reforço em compósitos de matriz polimérica epóxi, tanto por apresentarem características físicas, mecânicas e químicas compatíveis com aplicações estruturais, como pelo seu caráter renovável, sua abundância na região amazônica e pela possibilidade de contribuir significativamente para a redução da dependência de reforços sintéticos e se alinhar as diretrizes da sustentabilidade.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Avaliação de trincas por fadiga e deformação permanente em pavimentos flexíveis no bairro batista campos em Belém/Pa: uma investigação sobre a correlação entre o tráfego de ônibus e o surgimentos dos defeitos estruturais
    (2025-09-16) ROCHA, Christian Daniel Navegantes; AGUIAR, Marcelo Figueiredo Massulo; http://lattes.cnpq.br/2898030959868513
    O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo entender a relação entre existência de fluxo de ônibus e o surgimento das trincas por fadiga e deformações permanentes e entre a intensidade do tráfego de ônibus e o a severidade dos defeitos estudados. O estudo realiza uma investigação sobre a correlação entre o tráfego de ônibus e os defeitos estruturais em pavimentos flexíveis no bairro Batista Campos, em Belém/PA, analisando de forma exclusiva as trincas por fadiga e a deformação permanente, dois problemas recorrentes que afetam a durabilidade e a funcionalidade das vias urbanas. A pesquisa utiliza dados coletados por Cardoso e Neves (2023) e segue uma metodologia baseada em análise estatística, incluindo o teste de associação do Qui-quadrado e o coeficiente de correlação linear de Pearson. A pesquisa conclui que, para os testes realizados levando em conta tráfego versus trincas por fadiga, não foram encontradas evidências estatísticas de correlação entre as variáveis; para os testes realizados levando em conta tráfego versus deformações, o teste evidenciou a existência de correlação positiva, mostrando que existe ligação entre o trefego de ônibus e o surgimento de deformações permanentes nas vias estudadas. Para correlações realizadas entre severidades baixa, moderada e alta para os Trincas por Fadiga, foram encontradas correlações entre as variáveis, e, para as Deformações Permanentes, não foram encontradas correlações estatísticas significativas.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA