Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Specialized educational assistance"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Um estudo histórico da Associação Beneficente de Educação Neurofuncional Milton Melo – ABENMM
    (2019-07-09) MATIAS, Maria da Conceição Rodrigues; MENDES, Sandra Karina Barbosa; http://lattes.cnpq.br/7531027549313471
    O presente trabalho trata de um estudo da Associação Beneficente de Educação Neurofuncional Milton Melo, com o intuito de provocar reflexões sobre as condições que possibilitaram sua existência. Os objetivos são: realizar um estudo sobre as necessidades que culminaram na criação da Associação Beneficente de Educação Neurofuncional Milton Melo –ABENMM; investigar quais as necessidades e os fatores que contribuíram para a sua criação e em que condições a Associação foi fundada, iremos investigar também as mudanças ocorridas na proposta pedagógica da associação e o que os levou a adotar o Método de Desenvolvimento do Potencial Humano, idealizado por Glenn Doman e sua equipe. Como referencial teórico, utilizamos os estudos de JANUZZI (2012), MAZZOTA (2001), RODRIGUES (2008), VERAS (1993), e outros autores que também discutem a temática. Na pesquisa, adotamos a abordagem qualitativa, com entrevistas semiestruturadas, composta por perguntas abertas, com dois sujeitos da pesquisa que foram de fundamental importância para o estabelecimento da ABENMM no Município de Abaetetuba-PA.Os resultados obtidos pela pesquisa nos mostram que a criação da Associação se deu pela necessidade das famílias das pessoas com deficiência que buscavam um local para o criação da ABENMM seguiu a mesma linha da criação de outras instituições, marcada pelas iniciativas das organizações da sociedade civil, que estruturaram espaços de atendimento de pessoas com necessidades especiais.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O trabalho pedagógico na sala de recurso multifuncional da escola Vilhena Alves
    (2019-01-11) COSTA, Waléria Augusta Araújo; MESQUITA, Amélia Maria Araújo; http://lattes.cnpq.br/9074927290515299
    O presente resumo se configura como um estudo de caso, realizado durante um estágio não obrigatório como bolsista PIBID entre os anos de 2017 a 2018 na SRM da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Vilhena Alves acompanhando o processo de ensino e aprendizagem de alunos com deficiência durante o Atendimento Educacional Especializado – AEE na Sala de Recurso Multifuncional – SRM. Para melhor estruturar as reflexões consideram-se também algumas questões norteadoras, a saber: Como se constitui a organização do trabalho pedagógico para o atendimento de alunos com deficiência matriculados no ensino médio da Escola Vilhena Alves? Que objetivos são definidos para o trabalho pedagógico da sala de recurso multifuncional junto a esses alunos? Que atividades são desenvolvidas junto aos alunos com deficiência na SRM da Escola Vilhena Alves? O objetivo desta pesquisa é Compreender como se constitui a organização do trabalho pedagógico desenvolvido no atendimento de alunos com deficiência. Assim sendo‚ a análise e reflexão sobre a prática esteve baseada e refletida em registros documentais, para a metodologia foi escolhida a abordagem qualitativa do tipo estudo de caso‚ tendo como instrumentos para coleta de dados a observação, os cadernos de campo, fotografias e documentos como: O plano de desenvolvimento individual (PDI) e a documentação pedagógica da SRM. Após a análise dos dados, identificamos que o Trabalho Pedagógico desenvolvido na SRM segue a um cronograma de atendimento elaborado pelo professor do AEE a partir do planejamento das ações registradas no PDI, sempre respeitando as necessidades de cada aluno, as atividades desenvolvidas com os alunos com deficiência tem por objetivo o desenvolvimento psicomotor, o domínio das funções motoras, o desenvolvimento do raciocínio lógico e matemático, escrita e leitura. Verificou-se que estas atividades são executadas em seções individuais e em grupos. Outro aspecto observado é a avaliação bimestral realizada sobre os recursos pedagógicos e as metodologias utilizadas com os alunos, esta avaliação tem como finalidade acompanhar se tais recursos e metodologias estão condizentes com o nível de aprendizagem dos alunos atendidos pelo AEE na SRM da escola. Ao analisar o trabalho pedagógico da SRM observa-se que este é fundamental para o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos com deficiência.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA