Navegando por Assunto "Specialized Educational Assistance"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação especial e educação de jovens e adultos: os desdobramentos na interconexão em uma turma da EJA da rede estadual em Belém/Pa(2018-03-09) ARAÚJO, Danielle Sena de; SOARES, Maria Eliana; http://lattes.cnpq.br/9877259421987347; https://orcid.org/0000-0001-8269-6184O presente trabalho apresenta desdobramentos na interconexão entre Educação de Jovens e Adultos e Educação Inclusiva com base na realidade de uma turma numa escola da rede estadual de Ensino Fundamental e Médio na cidade de Belém/PA. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, que foi motivada pela indagação: como se configuram os desdobramentos na interconexão da Educação Inclusiva e da Educação de Jovens e Adultos? Tem como objetivo analisar aspectos que podem configurar esses desdobramentos, e como instrumento investigativo utilizou-se observações in loco, e um questionário aplicado à professora da turma, e, como método de análise utilizou-se a análise interpretativa. Os resultados indicaram que apesar de a professora em suas respostas por vezes se equivocar no discurso inclusivo ela conseguia dialogar alguns momentos com a professora do AEE, de modo que as práticas se aproximassem o máximo possível para uma educação para todos, para uma educação cidadã. Acreditamos na possibilidade de uma articulação entre as organizações institucionais e de práticas educativas que possibilitem ao aluno com deficiência em uma turma de EJA ampliar sua visão sobre os conhecimentos adquiridos ao longo da vida, para tanto, faz-se necessário que a teoria e o fazer educação com inclusão estejam mais perenes para o desenvolvimento desta proposta.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Estágio supervisionado na Educação Especial: aplicação de um planejamento educacional individualizado(2023-12-21) SILVA, Arlete Pereira da; FARIAS, Roseane Rabelo Souza; http://lattes.cnpq.br/4325824918742074O estágio supervisionado é uma das principais etapas práticas do Ensino Superior, através dele muitos graduandos definem sua área de afinidade. No Curso de Pedagogia, o estágio supervisionado perpassa por diversas áreas e, neste trabalho, destaca-se o estágio na educação especial, na perspectiva da inclusão, com foco na aplicação de um Planejamento Educacional Individualizado (PEI). Um dos grandes desafios no Atendimento Educacional Especializado (AEE) é o desenvolvimento do PEI, planejamento fundamental para o desenvolvimento de atividades que vinculem a sala do AEE e a sala comum. Diante disso, levantou-se a problemática: como o estágio pode contribuir para o desenvolvimento de um PEI? Nesse rumo, objetivou-se apresentar uma proposta de Planejamento Educacional Individualizado (PEI), realizada por meio da experiência no Estágio Supervisionado em Educação Especial e identificar os aspectos teóricos e metodológicos que embasam a produção de um PEI. Ainda, tencinou-se elencar estratégias de planejamento para a elaboração, execução, avaliação do PEI e apresentar uma proposta à escola. O PEI foi aplicado com o auxílio da professora da sala de AEE com bastante êxito. Salienta-se, que para atuar na educação é necessário sempre está em busca de capacitações e está atualizando o currículo, para assim oferecer aos alunos um ensino de mais qualidade e inclusivo.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Special education services and teaching of English: experiences of inclusive education in a school in Augusto Corrêa-PA.(2024-08-30) FARO, Rodrigo da Costa; SOUZA, Marcus Alexandre Carvalho de; http://lattes.cnpq.br/1559492609525790A cada início de ano letivo, os professores encontram cada vez mais alunos necessidades especiais de aprendizagem. Muitas vezes, os docentes não estão aptos para receber este público, pelo motivo de não terem tido uma educação continuada sobre os conhecimentos da educação especial e inclusiva. Este trabalho tem o intuito de relatar os métodos e práticas de ensino utilizados com um aluno de múltiplas deficiências, que estuda em uma escola pública no município de Augusto Corrêa-Pará, tendo como enfoque a professora da sala de atendimento educacional especializado e a professora da sala regular de Língua Inglesa. A metodologia desta pesquisa consistiu em entrevistas semiestruturadas com as participantes a fim relatar as práticas de ensino utilizadas pelas professoras deste aluno no seu processo educacional, partindo do atendimento na sala do AEE até sua inserção na turma regular. Este trabalho propõe reflexões tendo por base a legislação nacional a respeito da educação inclusiva de pessoas com deficiência.