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Navegando por Assunto "Special and inclusive education"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Desafios e possibilidades no processo de inclusão educacional de alunos com Síndrome de Down: um estudo de caso em uma escola pública em Abaetetuba-PA
    (2025-05-02) SOARES, Roberta Dias; AQUIME, Rafaele Habib Souza; http://lattes.cnpq.br/5409321115395105
    Esta pesquisa tem como objetivo analisar o processo de inclusão escolar de alunos com Síndrome de Down (SD) na educação pública, analisando os desafios, estratégias e práticas pedagógicas que favorecem a efetivação de uma educação especial e inclusiva. A metodologia adotada foi qualitativa e exploratória. Nesse sentido, utilizou-se a observação participante e a entrevista semiestruturada como ferramentas metodológicas para o estudo de caso envolvendo um aluno com SD do 4º ano do ensino fundamental. Osresultados mostram que, embora existam políticas de inclusão, ainda existem desafios a serem enfrentados relacionados à formação docente, adaptação curricular e trabalho colaborativo, como apontado por Mantoan (2006) e Stainback e Stainback (1999). Além disso, mostra que a mediação pedagógica e a interação social desempenham um papel central nos processos de desenvolvimento e aprendizagem dos alunos com deficiência. Esse aspecto corrobora a perspectiva de Vygotsky (2007), que destaca a importância do outro na construção do conhecimento. Nessa perspectiva, as situações de interação entre o aluno com SD e seus colegas, intencionalmente mediadas pelos professores, mostraram-se fundamentais para a promoção de avanços na autonomia, comunicação e participação nas atividades escolares. Os resultados alcançados, analisados à luz da análise de conteúdo, indicam que, embora existam barreiras institucionais e atitudinais, também existem práticas inclusivas em construção que favorecem a aprendizagem e a participação dos alunos. Além disso, a pesquisa revelou a relevância do trabalho colaborativo entre o ensino regular e o Atendimento Educacional Especializado (AEE), além da necessidade de um planejamento pedagógico que adote princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem (DU). Destacouse, ainda, a importância da formação inicial e continuada dos profissionais como fator crucial para o fortalecimento das práticas inclusivas e transformadoras das concepções sobre a diversidade no ambiente escolar.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Educação especial e alfabetização: revisão de literatura sobre aprendizagem da leitura e escrita de crianças com Transtorno do Espectro Autista
    (2025-04-29) LOPES, Ewerton Brendo de Sousa; ARAUJO, Olidete de; http://lattes.cnpq.br/0819990359705049; AQUIME, Rafaele Habib Souza; http://lattes.cnpq.br/5409321115395105
    O estudo objetiva analisar a aprendizagem de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na leitura e escrita da língua portuguesa. Nesta pesquisa, utilizou-se a abordagem qualitativa com cunho bibliográfico e documental. Os dados foram obtidos através de pesquisas em sites, artigos científicos, portal do planalto, entre outros, selecionados a partir do tema alfabetização e autismo. Neste estudo, empregamos autores, como DSM-V (2014), Cunha (2017), Soares (2020), etc. Para análise dos dados, foi aplicada a técnica de análise de conteúdo na concepção de Bardin (2016). Os resultados apontam que é preciso que o educador possua uma formação qualificada na área e invista em educação permanente. Outro ponto relevante são as metodologias lúdicas, como: recursos visuais, estímulos táteis, musicalização, dentre outros, na alfabetização de estudantes com TEA. Os estudos evidenciam métodos que apoiam a alfabetização de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), entre esses métodos, destacam-se: TEACCH – Tratamento e educação para crianças com autismo e com distúrbios correlatos da comunicação; ABA – Análise do comportamento aplicada; PECS – Sistema de comunicação por troca de figuras e AEE – Atendimento educacional especializado, Além disso, o método fônico também é amplamente utilizado. A combinação desses métodos com Tecnologias Assistivas (TA) pode ser uma estratégia eficaz para promover a alfabetização de estudantes com TEA. No entanto, é fundamental considerar as especificidades e a forma única de aprendizagem de cada aluno, adaptando as práticas pedagógicas às suas necessidades individuais.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Formação continuada de professores para a educação básica: desafios na escola pública municipal com alunos com deficiência em Gurupá - Pará
    (2023-01-24) TENÓRIO, Mônica Felipe; BANDEIRA, Marconde Ávila; http://lattes.cnpq.br/0723422732260660
    Hoje a sociedade tem uma visão mais igualitária sobre os mais variados temas, não poderia ser diferente diante do tópico “inclusão escolar de pessoas com deficiência”. Muito tempo se passou até que este assunto ganhasse sua real relevância, mas agora com as mudanças de pensamentos e de atitudes com relação a Pessoa com Deficiênci, a sociedade e seus governantes passaram a dar o devido valor a este tema. Assim sendo, o presente estudo surge com o objetivo de analisar as ações para a Formação Continuada de Professores para atuação na Educação Básica no Curso de Licenciatura em Pedagogia diante dos desafios diários enfrentados na Escola Pública Municipal com os alunos com deficiência de Gurupá – Pará. A abordagem metodológica é qualitativa na modalidade de uma pesquisa documental. O estudo discorrerá primariamente uma breve definição sobre a formação dos professores da Educação Básica e enseguida pontuara a “educação especial e educação inclusiva”, na sequência farar-se-á um retrospecto histórico com relação a abordagem deste tema no Brasil, logo em seguida fala-se um pouco sobre os programas voltados a esse gênero de ensino e também o que a lei dispõe acerca da formação dos profissionais da educação desta modalidade de ensino, por conseguinte fala-se da educação especial no âmbito da rede de ensino público do município de Gurupá e ressalta a importância do curso de pedagogia para professores da educação infantil aos anos inicias do ensino fundamental.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Uma análise da atuação dos profissionais de apoio escolar na educação básica
    (2025-05-05) BRITO, Milene Sousa; AQUIME, Rafaele Habib Souza; http://lattes.cnpq.br/5409321115395105
    O estudo objetiva investigar a atuação Profissional de Apoio Escolar (PAE) na escola de educação básica. Nesta pesquisa, utilizou-se a abordagem qualitativa com cunho bibliográfico, na qual os dados foram obtidos através de pesquisas no portal Google Acadêmico, utilizando filtros de pesquisa, sendo o primeiro o uso de termos de busca para localizar obras, sendo utilizadas a busca por palavras chave. Ademais utilizou-se o recorte temporal dos anos 2020 – 2025, visando trazer dados atuais sobre o tema e compor a seção de resultados e discussões desta pesquisa. Neste estudo dialogamos com autores como Lopes e Mendes (2023), Ranzan, Costa, Denari (2020), Cunha (2017), Soares (2020), Leal, Pimental, Matos (2024), Piozevan e Vilaronga (2025) etc. Para análise dos dados, foi aplicada a técnica de análise de conteúdo na concepção de Bardin (2016). Os resultados apontam que ocorre a sobreposição de atribuições na atuação desde profissional, desenvolvendo funções além das previstas pela legislação. Outra questão recorrente são as lacunas na formação deste profissional voltada para o campo da educação especial e inclusiva. Este estudo, portanto, permitiu identificar barreiras significativas e contribuir para a construção de conhecimentos sobre a temática, possibilitando, em análises futuras, o debate e a reflexão sobre os caminhos para o avanço na atuação dos PAE’s.
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