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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Análise da correlação de indicadores socioeconômicos com a geração de resíduos nos munícipios paraenses
    (2024-08-08) FREITAS, Lara Grazielle Sousa; SILVA, Rodrigo Cândido Passos da; http://lattes.cnpq.br/3561997107937025
    O estudo analisa a correlação entre indicadores socioeconômicos, demográficos e de consumo com a geração de resíduos sólidos nos municípios do estado do Pará, Brasil, para fins de identificação de padrões de correlação que subsidiem e auxiliem a formulação de estratégias para a gestão sustentável destes materiais. Trata-se de uma pesquisa quantitativa e exploratória que utiliza a Análise de Componentes Principais (ACP) para avaliar indicadores coletados em 118 dos 144 municípios paraenses. Os indicadores empregados na análise foram População (POP), Produto Interno Bruto (PIB), Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), Índice Gini (IG), Consumo de Energia Elétrica (CE), Consumo de Água (CA) e Geração de Resíduos (GR), os quais foram obtidos por meio de dados secundários advindos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (FAPESPA), do Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (IPEA DATA) e do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS). As técnicas empregadas incluem a padronização dos dados pelo método Z-score e a utilização do software The Unscrambler, versão 9.7, para ACP. A pesquisa revelou padrões de correlação positivo entre a GR e indicadores como IDHM, IFDM, IG, POP, PIB per capita, CE e forte correlação com o CA. Constatou-se que melhores condições econômicas e de qualidade de vida estão associadas à ascendente geração de resíduos municipal. Além disso, os dados populacionais também contribuíram para maiores quantitativos de resíduos gerados. Esses resultados ressaltam a importância de considerar fatores socioeconômicos na formulação de políticas públicas para a gestão de resíduos, visando a redução dos impactos ambientais negativos e a promoção de práticas sustentáveis.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Análise do saneamento ambiental no bairro da Cidade Nova, município de Ananindeua - PA
    (2019-12-17) SILVA, Fabrício Martins; CARVALHO, Thalles Vilhena de; VALENTE, Andréa de Melo; http://lattes.cnpq.br/5649222028167758; https://orcid.org/0000-0002-4603-7170; MELO, Paulo Alves de; http://lattes.cnpq.br/1500029883430577; https://orcid.org/0000-0003-4779-6598
    O presente estudo tem como objetivo evidenciar através de algumas importantes variáveis ambientais (esgotamento sanitário, coleta seletiva, sistema de abastecimento de água, pontos de alagamentos) os serviços de saneamento básico no bairro da Cidade Nova, município de Ananindeua – PA, Região Metropolitana de Belém, Nordeste do estado do Pará. Tal análise contou com informações bibliográficas e documental, trabalho de campo para registro fotográfico e o georreferenciamento das variáveis citadas, assim como também a utilização de aplicativos para dispositivo móvel. A sistematização das informações coletadas e suas representações estão representadas em mapas e gráficos. Os resultados mostram que o bairro apresenta seu terreno plano e confirma que os problemas de saneamento provém das precárias infraestruturas e/ou ausência ou ineficiência da gestão pública que o município como um todo apresenta, colocando o próprio em penúltimo lugar no ranking das melhores cidades brasileiras para se viver. Menos de 1% da população é atendida pelos serviços básicos que são direitos garantidos no ordenamento jurídico do país. O bairro apresentou nos últimos anos forte crescimento demográfico, com reflexos na urbanização que seguiu de forma desordenada e sem planejamento, sobretudo ambiental. O estudo também demonstrou a necessidade de conclusão de obras inacabadas. E a gestão ambiental deve partir de diagnóstico completo dos problemas a partir de estudos locais relacionados à drenagem e coleta de resíduos sólidos. Estas ações poderiam reduzir riscos de contato com a água contaminada e melhorar a qualidade de vida da população.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Aplicação da matriz de Leopold para avaliação de impactos ambientais provenientes do descarte de resíduos no lixão municipal de Tucuruí-PA
    (2025-03-10) IGREJA, Dhonison Campelo da; AMARAL, Raylson Santos; NEVES, Raisa Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/7325088893122776
    O presente estudo analisa os impactos ambientais decorrentes do descarte inadequado de resíduos sólidos no lixão municipal de Tucuruí-PA. A pesquisa baseia-se na aplicação da Matriz de Leopold, permitindo uma avaliação detalhada da severidade e frequência dos impactos ambientais. Os principais problemas identificados incluem a contaminação do solo e da água pelo chorume, a emissão de gases de efeito estufa, como metano (CH4) e dióxido de carbono (CO2), e os riscos à saúde pública devido à proliferação de vetores e poluentes atmosféricos. Além disso, a ausência de um Plano Municipal de Saneamento Básico compromete a gestão sustentável dos resíduos sólidos, dificultando a adequação às diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Os resultados indicam a necessidade urgente de implementação de um aterro sanitário, bem como de políticas públicas voltadas para a educação ambiental e reciclagem. A pesquisa destaca a importância de soluções sustentáveis para minimizar os impactos negativos e garantir melhores condições de qualidade ambiental para a população local.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Cozinha ecológica: estratégia de sensibilização sobre sustentabilidade entre graduandos de nutrição
    (2019) LIRA, Thayane Suanne Oliveira; BEZERRA, Carolina Vieira; http://lattes.cnpq.br/4220877664593885; https://orcid.org/0000-0003-3374-5597
    Resíduos sólidos são materiais ou substâncias geradas em atividades cotidianas, industriais e em cozinhas. O estudo avaliou a eficiência de uma estratégia de sensibilidade durante as aulas práticas da disciplina Técnica Dietética. Trata­-se de um estudo experimental com amostragem composta por 25 discentes do curso de graduação em Nutrição da Universidade Federal do Pará, matriculados na disciplina Técnica Dietética, realizado no período de março a julho de 2019, com aplicação de um questionário na primeira e na última aula do semestre, contendo perguntas abertas e fechadas para avaliar o nível de prática e conscientização dos alunos sobre o tema e manejo do lixo doméstico. À cada aula, foi aplicada uma dinâmica de conscientização que consistia em orientação dos alunos à separação dos resíduos gerados durante os experimentos e apresentação da quantidade total com uma explanação dentro do tema e da destinação correta. Os resultados obtidos mostraram que: na primeira aula do semestre, 48% dos alunos afirmaram no questionário que utilizavam os resíduos gerados em sua casa, após a 2ª aplicação do questionário, 60% confirmaram utilizar os resíduos. 40% dos estudantes informaram que nunca haviam elaborado receitas com aproveitamento integral dos alimentos, afirmaram ter preparado essas receitas durante a pesquisa. 36% passaram a se preocupar com as embalagens de alimentos adquiridas. O total de resíduos obtidos nas aulas práticas de Técnica Dietética foi de 8,22 kg, dos quais eram: 5,66kg de cascas e talos, 1,55kg de óleo, 397g de plástico, 189g de papelão, 242g de vidro e 136g de metal. Considerando a quantidade de resíduos sólidos gerado, mais estudos que conscientizem a população quanto a essa temática e sobre as formas corretas de aproveitamento, reutilização e destinação de resíduos deve ser incentivada.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Diagnóstico das condições de saneamento básico da microrregião de Cametá-PA
    (2022-08-26) GAIA, Franciana Valente; SILVA, Rodrigo Cândido Passos da; http://lattes.cnpq.br/3561997107937025
    O atual cenário do saneamento básico na Região Norte traz inquietações, principalmente na microrregião de Cametá, surgiu então o interesse em realizar este estudo, mediante a verificação da existência de poucas pesquisas realizada sobre o saneamento básico na microrregião de Cametá e considerar de forma substancial que haja a estruturação do sistema de saneamento básico, desta forma, este trabalho tratou de falar acerca do diagnóstico das condições de saneamento básico da microrregião de Cametá – PA, afim de avaliar as condições de saneamento básico dos municípios que compõe a microrregião de Cametá-Pará. Por tanto, foi necessário descrever as condições de saneamento básico com base na seleção de alguns indicadores setoriais, identificar a existência das políticas e planos de saneamento nos municípios estudados e elaborar mapas temáticos que ilustrem as condições de saneamento básico dos municípios da microrregião de Cametá. O método utilizado partiu de uma pesquisa básica com abordagem quali-quantitativa e de caráter exploratória. Diante disso, verificou-se que não existem políticas e planos de saneamento básico em boa parte dos municípios, assim também como alguns dos serviços de saneamento básico não são satisfatórios e a ausência de coleta e tratamento de esgoto sanitário e infraestrutura de drenagem urbana, onde foi possível concluir que a microrregião apresenta grande atraso na universalização dos serviços de saneamento básico.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Direito fundamental ao desenvolvimento e ao meio ambiente: coleta seletiva e reciclagem como instrumento de implementação do plano municipal de gestão integrada de resíduos sólidos
    (2020-06-22) PIMENTEL, Washington Gaspar de Jesus; FLORES, Maria do Socorro Almeida; http://lattes.cnpq.br/8875436559577793; https://orcid.org/0000-0001-9154-6938
    Este trabalho de pesquisa proporciona uma análise do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS) e como ele pode ser viabilizado, de acordo com a Lei Federal nº 12.305/2010 que dispõe sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e a legislação infraconstitucional acerca dos resíduos sólidos, que acabam complementando a Política, tem por objetivo demonstrar a necessidade da implantação dos instrumentos da PNRS, em especial PMGIRS. Inicialmente, o trabalho apresenta um breve histórico dos resíduos sólidos (lixo) e todas as consequências negativas acarretadas pelo excesso de consumo e descarte após a revolução industrial. Ademais, mostra a conceituação atual de resíduo sólido e sua classificação quanto sua origem estabelecida pela Política Nacional de Resíduo Sólidos, nesse contexto aborda-se o desenvolvimento sustentável, no qual se faz uma análise do direito fundamental, protegido pela Constituição Federal brasileira de 1988, que é o direito ao meio ambiente sadio intergeracional. Outro ponto importante estudado no presente trabalho é o município no âmbito de sua competência ambiental para legislar e estabelecer políticas públicas em relação aos assuntos de interesse local. Análise com apoio do método histórico-jurídico para o conhecimento das normas legais que regulam a gestão dos resíduos sólidos e para entender o contexto atual da problemática dos resíduos sólidos na realidade dos municípios brasileiros utiliza-se a metodologia com abordagem qualitativa de caráter analítico e exploratório. Aplicam-se também as técnicas de pesquisa bibliográfica e documental. Mostra como resultado a relevância da figura do Catador, como ator necessário para a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, e sua transformação para um coletador seletivo, que visa à emancipação econômica e a dignidade humana na sociedade que, em sua maioria, é marginalizada.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Ecoponto: a importância da coleta seletiva de lixo
    (2013-08-23) RODRIGUES, Ivanilda Rodrigues; SANTOS, Judite Carvalheiro dos; ABREU, Waldir Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/6364117476478718
    Este trabalho apresenta um estudo sobre Ecoponto e sua a importância para coleta seletiva de lixo, tendo como objetivo promover o entendimento social na questão da importância de utilização de Pontos de Coleta de Lixo contribuindo com a formação ecológica da sociedade, quanto ao descarte seletivo de materiais inservíveis. Desse modo, a pesquisa justifica-se pela necessidade de conhecer melhor a função e importância dos Ecopontos na sensibilização e conscientização do papel social formativo, promovendo o desenvolvimento equitativo e sustentável do Meio Ambiente. Aborda-se ao longo do texto, a importância do Desenvolvimento Sustentável na perspectivada de implantação dos Ecopontos como proposta fundamental para a solução da correta coleta seletiva em escolas e outros espaços públicos. Tendo em vista que nos muitos estados brasileiros que adotam este modelo de recolha obtiveram resultados positivos ao utilizaram o Ecoponto como solução dos problemas causados pelo acúmulo inadequado de lixo do Lixo Urbano. Dentro deste pressuposto a metodologia adotada para discutir a temática tem caráter bibliográfico com a fundamentação nos principais periódicos brasileiros, artigos da Internet, os Parâmetros Curriculares Nacionais, a Política Nacional de Resíduos Sólidos e autores como Enrique Leff, Guimarães, Moacir Gadotti, Marcos Reigota, Calvacante, Leornardo Boff, Demarjovic, Calderone, dentre outros que abordam a problemática ambiental. Neste sentido, a pesquisa surge de problemáticas envolvendo o correto gerenciamento dos Resíduos Sólidos (RS) que geram inquietações diante da guerra ambiental vivenciada no Século XXI. Tais como: a formação cidadã pautada nos princípios da ecocidadania é capaz de mudar os padrões comportamentais da sociedade para garantir a biodiversidade e a vida do planeta? Como e porque os Ecopontos contribuem para formação ecológica e melhor gerenciamento dos Resíduos Sólidos contribuindo para o bem estar social e ambiental? Sendo assim, como proposta para solucionar estes problemas ambientais como efeito estufa, aquecimento global, destruição da camada de Ozônio dentre outros, as primeiras iniciativas seriam a Coleta Seletiva do lixo no contexto da Educação Sustentável e a reciclagem que representam fatores fundamentais para amenizar esta problemática principalmente se tratando do desperdício dos recursos naturais renováveis e não-renováveis. No entanto, para compreender melhor esta temática, abordam-se a questão do o lixo como problema social, seus aspectos conceituais e históricos, os objetivos da educação ambiental, seu contexto histórico nacional, internacional, a Conferência de Tbilisi, a Conferência eco-92 e a Agenda 21. Dar-se ainda ênfase na educação ambiental nacional e histórico, Criação do instituto brasileiro do meio ambiente, o lixo e seu contexto histórico, o avanço tecnológico, a Cidadania e o lixo. Portanto, discute-se o desenvolvimento da educação ambiental e as possíveis metas para solucionar os problemas do lixo tendo como principais objetivos de levar em consideração às realidades ecológicas, econômicas e sociais de cada sociedade, cujo conhecimento ajuda os indivíduos ou grupos sociais a adquirirem consciência dos riscos à saúde que lhes podem ser causado devido o não tratamento do lixo o que na verdade contribui de forma significativa para a conservação do meio em que se vive e a prevenção de possíveis catástrofes resultantes do desequilíbrio natural do Meio Ambiente. Sendo assim, os resultados desta pesquisa corroboram com ideia de que é possível a relação estável entre homem e natureza de forma sustentável e que a utilização dos Pontos de Coleta Seletiva de lixo diminuem consideravelmente os vários problemas decorrentes do descarte incorreto dos Resíduos Sólidos Urbanos em vias públicas como praças, escolas, ruas e outros. Desse modo a destinação correta do lixo facilita o processo de reciclagem, evitando assim uma série de danos ao meio ambiente e à saúde da população.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Geoprocessamento aplicado à análise de adequabilidade para aterros sanitários na Região Imediata de Belém – PA
    (2018-03-16) SANTOS, Priscila Costa dos; BARBOSA, Estêvão José da Silva; http://lattes.cnpq.br/0650519445162390
    A disposição final de resíduos sólidos é atualmente um dos grandes problemas enfrentados pelos municípios brasileiros. O descarte em locais inadequados traz consequências prejudiciais tanto para o meio ambiente, quanto para a saúde pública. Desta maneira, os impactos decorrentes especificamente da disposição final de resíduos sólidos podem ser mitigados através de estudos prévios na escolha de áreas aptas para instalação de aterros sanitários, pois, dentre as outras formas possíveis de disposição final (lixões e aterros controlados), o aterro sanitário é, potencialmente, o que se encontra mais adequado ambientalmente. O presente trabalho tem por objetivo fazer uma análise utilizando técnicas de geoprocessamento para verificar áreas adequadas para a instalação de aterros sanitários na Região Imediata de Belém (RI-Belém), Estados do Pará, tendo em vista a adequabilidade às normas que orientam os critérios básicos para sua localização. Para esta análise fez-se uso das normatizações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e das resoluções do Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA). Nesse contexto, com o respaldo das instruções legais, pretende-se mostrar como o geoprocessamento é ferramenta essencial na escolha de áreas para construção de novos aterros, numa perspectiva sistêmica, ambiental e aplicada. Em ambiente SIG será realizado um mapeamento relacionado com os critérios da NBR 13896/1995 e com as resoluções do CONAMA 04/1995 e 428/2010 e posterior será feita uma análise multicritério pelo método AHP, onde serão obtidas as áreas adequadas para implantação de aterros na RI-Belém.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A gestão de resíduos sólidos e conscientização ambiental como ação educativa no contexto escolar no município de Santa Luzia do Pará.
    (2023-11-13) SOUSA, Suzane de Cássia Gomes de; SAMPAIO, Dioniso de Souza; http://lattes.cnpq.br/2193736281754259; https://orcid.org/0000-0002-2688-6001
    As questões ligadas a conscientização ambiental no ambiente escolar é sem dúvida um dos melhores meios para a formação de sujeitos ecológicos. Este trabalho busca refletir sobre a importãncia da educação ambiental para a gestão de resíduos sólidos e sua forma de descarte, uma vez que grande parte dos desequilíbrios ambientais estão relacionados a condutas e hábitos incorretos, que podem ser mudados através de simples ações no dia a dia. A metodologia utilizada foi a quali-quantitativa e os dados utilizados são resultados da observaçao da escola EMEF Odilon Camurça. Nosso referencial teórico pautou-se na Política Nacional de Resíduos Sólidos (2010), Política Nacional de Educação Ambiental (1999), e outros autores que reforçam a importância da educação ambiental para a temática da gestão de resíduos sólidos. A partir das incursões realizadas foi possível perceber que o debate sobre a gestão de resíduos sólidos ainda precisa avançar bastante no ambiente escolar, e que boa parte desses resíduos são reusados em atividades pedagógicas pelos professores. Por fim, podemos concluir que a educação ambiental contribui para a formação de cidadãos conscientes, aptos para decidirem e atuarem na realidade socioambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem-estar de cada um e da sociedade.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Metodologias ativas na formação de professores no ensino remoto: um relato de experiência sobre o tema resíduos sólidos
    (2021-06-15) SILVA, Anna Caroline Bastos Dantas e; COSTA, Chirla Miranda da; http://lattes.cnpq.br/6172435058557264; RAPOSO, Elinete Oliveira; http://lattes.cnpq.br/6737474841439654; https://orcid.org/0000-0001-8995-0296
    O propósito deste trabalho é proporcionar aos professores em formação inicial o conhecimento com as diferentes metodologias ativas para oferecer uma melhor alfabetização científica, através do ensino remoto. Para isso, torna-se essencial proporcionar o contato por meio das experiências, com outras práticas que possam despertar o interesse tanto para os discentes quanto para os docentes. Neste trabalho questionou-se: quais os desafios e as contribuições de um minicurso sobre resíduos sólidos para a formação inicial de professores a partir de metodologias ativas no contexto do ensino remoto? Para isto, foi realizado um minicurso, desenvolvido de forma remota, com atividades síncronas e assíncronas. Para elaboração e análise de dados, contamos com os seguintes registros: fotografia, áudio-gravação, vídeo, anotações e um questionário. Os dados estão organizados no quarto capítulo em seções denominadas paradas obrigatórias. Percebeu-se que os participantes se engajaram nas atividades e refletiram acerca da sua formação, por meio de exposições fotográficas, elaboração de textos; além das respostas obtidas pelo questionário, mostrando suas concepções sobre as atividades empregadas e a importância desse minicurso na formação de professores. Apesar das dificuldades com aulas remotas, os discentes tiveram êxito na entrega das atividades e participaram ativamente das discussões, o que contribuiu para as reflexões acerca do tema abordado.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Práticas cotidianas de uso e descarte do óleo de cozinha da população de Santa Luzia do Pará
    (2023-12-28) SANTOS, Luciele Reis dos; OLIVEIRA, Gláucia Caroline Silva de; http://lattes.cnpq.br/5657139166717129; https://orcid.org/0000-0001-5607-5835
    O descarte de resíduos sólidos no Brasil é uma temática cada vez mais discutida em reuniões fóruns e congressos com isso há a aprovação de leis e decretos e mobilização do poder público para algumas questões. No entanto, as práticas realizadas pelos cidadãos envolvendo a destinação mais adequada dos resíduos ainda carece de desenvolvimento de senso de responsabilidade coletiva com o planeta. Nesse contexto, o presente trabalho teve como objetivo identificar o comportamento de moradores da cidade de Santa Luzia do Pará, Brasil em relação uso e descarte de óleo residual de cozinha por meio de um questionário eletrônico. Os participantes foram abordados em locais como igrejas, praças e outros espaços sociais da cidade. Dessa forma, participaram 124 pessoas de idades de 18 a 91 anos. Identificaram-se práticas inadequadas com o reaproveitamento em frituras, repetidas vezes, e o descarte impróprio deste resíduo diretamente na natureza. Estes resultados corroboram com os comportamentos descritos na literatura em outras regiões do Brasil e alertam sobre a ineficiência e baixa adesão a legislação e plano de gestão dos resíduos sólidos no Brasil por parte do poder público e da população em geral, demonstrando o quanto se precisa avançar em termos de planos de gestão municipal e de educação ambiental para a população de diferentes grupos etários.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Práticas de educação para a sustentabilidade no ensino fundamental: oficinas de coleta seletiva na Escola Municipal Grão-Pará, Tucuruí-PA
    (2025-03-27) ALMEIDA, Patrícia Fernanda Frazão de; ROSA, Carolina Coelho da; http://lattes.cnpq.br/4916771097163397; HTTPS://ORCID.ORG/0000-0003-2161-6667; SILVA, Rodrigo Cândido Passos da; http://lattes.cnpq.br/3561997107937025; https://orcid.org/0000-0001-9376-0647
    Este trabalho tem como objetivo promover práticas de educação para a sustentabilidade desenvolvidas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Grão-Pará, situada em Tucuruí-PA. Neste sentido, foram realizadas oficinas de coleta seletiva para estudantes das turmas de 1º, 2º, 3º, 4º e 5º anos do ensino fundamental, as quais foram ministradas por estudantes voluntários da Faculdade de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Tucuruí. A pesquisa foi desenvolvida em quatro etapas operacionais: elaboração da identidade visual do projeto, planejamento, execução e, por fim, monitoramento e avaliação das ações realizadas. Os resultados relataram a participação ativa dos estudantes nas atividades executadas. Além disso, verificou-se o interesse destes em relação à temática abordada, o que contribuiu significativamente para a sensibilização ecológica sobre os resíduos sólidos, bem como para o fomento de práticas sustentáveis. Deste modo, a implementação de práticas educativas voltadas para a alfabetização ecológica e sustentável em escolas municipais é fundamental para a formação de cidadãos sensíveis, responsáveis e atuantes em prol do atendimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, propostos pela Agenda 2030 das Organizações das Nações Unidas. Por fim, as oficinas de coleta seletiva mostraram-se uma estratégia eficaz para integrar conhecimento teórico e prático, promovendo uma cultura de sustentabilidade desde a infância.
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    Trabalho de Conclusão de Curso - EspecializaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Resíduos sólidos nas escolas públicas estaduais no município de Bragança, Pará
    (2023-10-19) FIGUEIRÓ, Nathálya Rafaelle Brito; BARROS, Daniela de Nazaré Torres de; http://lattes.cnpq.br/7659654922194928; https://orcid.org/0000-0002-7879-9823; SAMPAIO, Dioniso de Souza; http://lattes.cnpq.br/2193736281754259; https://orcid.org/0000-0002-2688-6001
    Ao longo da história, a produção de resíduos sólidos tornou-se uma parte intrínseca da vida humana, e seu aumento progressivo ao longo dos séculos impactou o relacionamento dos seres vivos com o ambiente. Nas escolas, onde uma variedade de resíduos é gerada, a necessidade de plano de gerenciamento adequado se torna fundamental. Este estudo visa caracterizar a gestão de resíduos sólidos em escolas estaduais de Bragança, Pará, com a intenção de contribuir para o desenvolvimento de um plano municipal integrado. Os objetivos específicos incluem a identificação dos tipos de resíduos gerados, a avaliação do sistema de gerenciamento atual e a compreensão da percepção dos gestores e docentes sobre a questão dos resíduos sólidos nas escolas. Foram selecionadas cinco escolas estaduais com base em critérios como distância entre elas e a diversidade de atividades realizadas, utilizando uma abordagem descritiva quali-quantitativa e coletou-se dados por meio de questionários semiestruturados aplicados a gestores e docentes, complementados por observações in loco. Participaram cinco gestores (três diretores e dois vice diretores) e vinte docentes de diversas áreas do conhecimento, todos previamente consentidos por meio de um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Todos os gestores mencionaram o papel como o resíduo mais gerado nas escolas, logo em seguida o plástico e resíduos orgânicos. Quando perguntados aos docentes, o papel também foi o mais comum, seguido pelos resíduos orgânicos e plástico. Os resultados apontaram que o papel, plástico e resíduos orgânicos são os resíduos mais comuns nas escolas, com sugestões de que práticas de reciclagem podem ser eficazes em todas as escolas. Quando questionados se a escola possui um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, 60% dos professores desconhecem a existência de um PGRS, o restante relata que mesmo tendo um gerenciamento, os resíduos tem o mesmo destino. Essas conclusões destacam a necessidade de uma gestão eficiente dos resíduos sólidos nas escolas e a promoção da sensibilização e educação ambiental para avançar em direção a uma sociedade mais sustentável.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Termo de ajustamento de conduta para o gerenciamento de resíduos sólidos: uma breve análise sobre o caso do fechamento do “Lixão” do Aurá no município de Belém
    (2020-12-10) RIBEIRO, César Augusto Lopes; DIAS, Daniella Maria dos Santos; http://lattes.cnpq.br/1345611606547188
    O presente trabalhou procurou trazer uma análise sobre o Termo de Ajustamento de Conduta, relatando o caso ocorrido com o fechamento do lixão do Aurá e o problema ainda existente na região metropolitana de Belém sobre a correta destinação e tratamento dos resíduos sólidos. Na busca desses objetivos, utilizou-se de pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, buscando o que de mais importante e atualizado se encontrou sobre o tema. Visando esse objetivo o trabalho foi dividido em três capítulos: em um primeiro momento foi tratado sobre o panorama atual brasileiro, relatando a questão dos resíduos sólidos, a política nacional implantada com a Lei 13.305/2010 e suas definições, em um segundo momento, a implementação das PNRS, o histórico do lixão do Aurá, seu fechamento e o problema social causado, finalizando com a conduta adotada pelo Ministério Público na tentativa de resolução do caso. A Lei 12.305 de 2010 implantou no Brasil o Plano Nacional de Resíduos Sólidos visando a correta destinação do lixo gerado nos mais diversos meios, focando em objetivos como a não produção, diminuição do lixo, reaproveitamento, reciclagem e destinação final em local ambientalmente correto para esse fim. A lei tornou obrigatório o fechamento dos lixões espalhados pelo país, entre eles o lixão do Aurá, um dos maiores em atividade à época. Porém para que os dispositivos fossem cumpridos existiu a necessidade da instauração de um Termo de Conduta, formulado pelo Ministério Público do Pará, concedendo tempo para que as prefeituras da região metropolitana de Belém se adequassem ás normas da legislação vigente, algo que até a presente data não foi totalmente realizado.
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