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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Avaliação das características químicas, mecânicas e metalográficas do defeito de canoamento em solda por centelhamento de trilhos ferroviários
    (2021-09-28) ANDRADE, Carlos Cícero Reis; DANIEL, Brenda Thayssa Figueira; http://lattes.cnpq.br/1993134397856983; COSTA, Deibson Silva da; http://lattes.cnpq.br/1521124351431087; https://orcid.org/ 0000-0002-5421-5256
    O modal ferroviário desempenha um papel importante na economia, contribuindo principalmente para o transporte de cargas. Os trilhos ferroviários estão sujeitos a defeitos desde a fabricação até os defeitos originados em serviço. A prevenção de falhas nos trilhos é um dos principais objetivos para manter a segurança da via permanente. Neste trabalho, foi analisado um trilho ferroviário que apresentou o defeito de canoamento na região do boleto, localizado em uma junta soldada por centelhamento. Portanto, o objetivo deste trabalho foi avaliar o defeito do tipo canoamento decorrente da solda por centelhamento identificado nos trilhos ferroviários. O trilho classificado como TR-68 foi submetido a caracterizações químicas, mecânicas e metalográficas. A análise de composição química foi realizada por meio de espectrômetro de emissão óptica, realizou-se a avaliação macro e microestrutural do trilho ferroviário por meio de microscópio estereoscópio e microscópio óptico, respectivamente. Além disso, foram realizados os ensaios de dureza Rockwell e microdureza Vickers. A junta soldada apresentou alterações pouco significativas na dispersão dos elementos de liga, a composição química apresentou-se de acordo com as literaturas. A análise macroestrutural constatou um defeito (trinca) no boleto e a descarbonetação da linha central do cordão de solda, onde ocorreu o defeito de canoamento. Na análise microestrutural constatou-se a morfologia perlítica do material, encontrou-se também cementita proeutetóide na linha central do cordão de solda. Os ensaios de dureza e microdureza revelaram a diminuição acentuada de dureza na zona termicamente afetada (ZTA) e na linha central (LC), onde ocorreu o defeito. O trilho caracterizado não apresentou deformações na microestrutura da superfície do boleto, tratando-se de um trilho novo que possivelmente falhou e foi reprovado na etapa de soldagem em estaleiro e rejeitado para aplicação em serviço.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Estudo da geometria de cordões de solda por processos GMAW e CW-GMAW
    (2022-07-05) PINTO, Marcos Vinicius Rodrigues; RIBEIRO, Pedro Paulo Guimarães; http://lattes.cnpq.br/2884179586239062
    O processo de soldagem CW-GMAW (Cold Wire-Gás Metal Arc Welding) é uma variante do processo GMAW (Gás Metal Arc Welding) que utiliza arame frio extra alimentado na poça de fusão, gerando maiores taxas de deposição e melhorando a produtividade do processo. O objetivo deste estudo é avaliar o efeito da adição do arame frio na poça, seu efeito na junta soldada e comparar os resultados com aqueles obtidos no processo GMAW convencional. As superfícies de análise foram obtidas por simples deposição de cordões de solda em substrato de aço AISI 1020, na posição plana, com arames classe ER70S-6. Para a execução dos cordões de solda o arame eletrodo foi alimentado com uma velocidade de 10 m/min, enquanto o arame frio com uma taxa alimentação de 40 %, 80 % e 120 % da velocidade do arame eletrodo. Os resultados mostram que a diluição para o processo GMAW foi em média de 52,97 % e com a adição de arame frio de 40 %, 80 % e 120% a diluição média foi de 47.62 %, 37.03 % e 25.65 %, ou seja, menor quando comparado com o processo GMAW convencional. Além disso, o arame frio reduziu em até 50 % a profundidade de penetração. Contudo, as medidas de largura, reforço e a taxa de deposição apresentam valores maiores, quando comparados ao processo GMAW convencional.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Estudo de caso sobre falha em suporte de sensor de temperatura em gasoduto industrial
    (2020-10-27) JESUS, Wellington Bruno Silva de; NASCIMENTO, Luiz Gabriel da Silva; http://lattes.cnpq.br/7793622090128949; COSTA, Deibson Silva da; http://lattes.cnpq.br/1521124351431087; https://orcid.org/0000-0002-5421-5256
    Atualmente, é considerável o número de falhas que ocorrem em equipamentos industriais soldados. Porém, situações nas quais estruturas em aço inoxidável soldadas apresentem falhas e/ou perdas de propriedades importantes são incomuns, uma vez que essa liga metálica apresenta boa soldabilidade e necessita apenas de cuidados especiais no processo de soldagem. O presente trabalho objetiva caracterizar uma peça em aço inoxidável, mais especificamente uma flange utilizada como suporte em um gasoduto para instalação de sensores de temperatura, a qual apresenta trincas que provocam vazamento na tubulação. A caracterização foi realizada por meio dos ensaios de líquido penetrante; fluorescência de raios X; metalografia; microscopia óptica; microscopia eletrônica de varredura e microdureza Vickers. Os resultados possibilitaram também conhecer o tipo de aço inox, identificação de trincas na microestrutura, bem como a composição química da amostra e o aumento da dureza em regiões próximas da trinca que podem ser associadas ao processo de soldagem na região de falha. Os resultados obtidos nos ensaios realizados, apresentaram algumas não conformidades em etapas importantes do processo de fabricação do dispositivo, como a falta de penetração do material de adição no material de base e regiões com diferentes tenacidades, o que pode ter contribuído para o surgimento da trinca.
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