Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Softwares educacionais"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Uso de computação algebrica aplicada ao ensino de Ciências
    (2024-06-19) SILVA, Joedila Felipe da; BRAGA, Aline Nascimento; http://lattes.cnpq.br/0260000901655507; https://orcid.org/0000-0002-5998-6615; BRAGA, Alessandra Nascimento; http://lattes.cnpq.br/7611599930837576; https://orcid.org/0000-0001-9880-5648
    Este trabalho, qualitativo e teórico, versa sobre Uso De Computação Algébrica Aplicada Ao Ensino De Ciências com a utilização de software Maxima como uma ferramenta tecnológica eficaz no ensino de Ciências. O presente trabalho tem objetivo introduzir noções e comandos básicos do software Maxima para auxiliar e estimular alunos e professores em sala de aula e aplicá-las em diversos contextos de ensino de ciências. O trabalho de curso apresenta- se em formato de livro o qual foi organizado do seguinte modo: introdução ao software, instalação do programa no computador e/ou celular e noções de como manuseá-lo; entendimento sobre a utilização de funções básicas, manipulações gráficas e animações em formato GIF da referida ferramenta; e a aplicabilidade da ferramenta no ensino de ciências destacando exemplos práticos de aplicação do Maxima em atividades de ensino de Ciências/Física, com o intuito de resolver alguns problemas de Física, abordando assuntos sobre como cinemática e dinâmica de Newton, posição, velocidade média, força, aceleração, trabalho e energia, demonstrando a praticidade e eficácia nas soluções, como forma de despertar o interesse de estudantes e professores interessados em compreender sobre a sequência lógica da Computação Algébrica CA aplicada ao ensino de Ciências. Conclui-se que o uso do software Maxima no ensino de Ciências/Física são de grande auxilio na construção do conhecimento uma vez que, melhora a compreensão dos conhecimentos tecnológicos aplicados ao ensino de Ciências e facilitam o aprendizado acadêmico.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A utilização de recursos tecnológicos no ensino e aprendizagem de Química no Ensino Médio através do software Quip Tabela 4.01
    (2020-12-02) PAIVA, José Francisco Morbach de; SILVA, Marcio Rogério da; http://lattes.cnpq.br/1136612613285395
    O uso de recursos tecnológicos tem sido cada vez maior no ambiente escolar nos últimos anos. No ensino da química também vem sendo utilizados softwares educacionais, em que estes recursos auxiliam no trabalho docente e atuam como facilitador no processo ensino aprendizagem dos alunos. Com base nesse contexto, questiona-se: O emprego de um software educacional pode, efetivamente, contribuir para aprimorar o ensino de química? Neste sentido, o objetivo desse trabalho foi analisar a utilização do recurso tecnológico Software Quip Tabela 4.01 como instrumento facilitador no processo de ensino e aprendizagem da Química na Escola Estadual de Ensino Médio Melvin Jones no município de Uruará-PA. A pesquisa teve caráter qualitativa e foi desenvolvida em uma turma de Química da 1ª série do ensino médio, através da aplicação de um software educacional denominado Quip Tabela 4.01, sendo que os dados foram coletados através de observações e de intervenção pedagógica. Os resultados evidenciaram que as aulas de Química desenvolvidas a partir de softwares educacionais são mais eficientes do que aquelas nas quais se utilizam as metodologias tradicionais. Dessa forma, fica evidente que a utilização de recursos tecnológicos nas aulas de Química pode contribuir para melhorar o processo de ensino e aprendizagem dos alunos do Ensino Médio e a modernização das metodologias contribuem para um melhor resultado no aprendizado dos estudantes.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA