Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Software livre"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Uma ferramenta de apoio à avaliação da MOSE competence
    (2018-12-17) COSTA, Leonardo Christian Ferreira da; OLIVEIRA, Sandro Ronaldo Bezerra; http://lattes.cnpq.br/2080791630485427
    Pequenos e médios empreendimentos, no atual cenário brasileiro, representam um grande motor de movimento de capital, serviço e empregos para o mercado como um todo. Porém, não são todos os empreendimentos criados que chegam a um sucesso considerável, muitos deles não conseguem atingir as demandas do mercado e morrem prematuramente. Para o combate dessas falências são diversos os empreendedores que levantam o foco de suas ações para as avaliações que dão apoio na melhoria dos processos, dos produtos e serviços prestados pelo empreendimento Dentro desse contexto, a MOSE (Modelo Orientador para o Sucesso de Empreendimentos) competence se apresenta como uma proposta de modelo guia para a melhoria de processos produtivos e visa dar suporte para que empreendimentos possam crescer de forma organizada, saudável e controlada. A MOSE conta com três avaliações graduadas em bronze, prata e ouro, cada avaliação com seus processos e melhorias em níveis mais avançados. As avaliações são baseadas em um sistema de estrelas e medalhas que indicam a maturidade do empreendimento que as realiza. Este trabalho visa apresentar uma ferramenta, construída em tecnologia livre, aderente às práticas explicitadas na avaliação de contexto (bronze) da MOSE competence para assim, dar suporte ferramental para a execução deste tipo de avaliação. A execução deste trabalho foi feita por meio de um estudo aprofundado sobre a certificação MOSE com um foco maior no roteiro da avaliação de contexto do modelo. A partir desse roteiro um fluxo de atividades foi criado e requisitos para a ferramanta foram especificados, o desenvolvimento da ferramenta foi feito com tecnologias livres. O estudo e a execução das atividades de implementação deram origem a ferramente Spider-MOSEAppraisal, ferramenta essa feita no contexto do projeto SPIDER (Software Process Improvement: Development and Research), portanto, se trata de uma ferramenta livre. A pesquisa também produziu um fluxo de atividades aderente a avaliação de contexto da MOSE competence bem como a um conjunto de requisitos aderentes a esse fluxo.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Projeto Toni Link: O Novíssimo Tecnobrega
    (2025-04-03) ALMEIDA, Antonio Josian Ferreira de; TAVERNARD, Cassio Mauro Oliveira
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Protótipo de sistema de rastreamento para veículos de transporte de cargas: uma abordagem com ferramentas e protocolos de código aberto
    (2021-03-10) XAVIER, José Henrique Lemos; CARVALHO, Tássio Costa de; http://lattes.cnpq.br/4772364162256162
    Rastreamento de veículos não é algo novo, porém, com o advento de novas tecnologias no mundo e a ascensão dos softwares de código aberto tornaram esse mundo, que antes era uma “caixa-preta” apenas decifrável pelos próprios fabricantes em algo possível de ser utilizado e operado por usuários sem grande capacidade financeira, fazendo assim com que esses sistemas possam ser adotados por empresas de pequeno e médio porte de maneira satisfatória. Utilizamos a plataforma Thingsboard como base para a criação de um sistema de rastreamento completamente independente de um dispositivo específico atrelado ao seu funcionamento, permitindo ao usuário a escolha do dispositivo que melhor atender suas necessidades. Através de um código escrito em Python, responsável por simular o comportamento de um dispositivo de rastreamento, foi possível atestar o funcionamento do sistema, atendendo a todos os requisitos elencados neste trabalho.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Utilização de projetos de software livre em disciplinas de engenharia de software: a perspectiva do aluno
    (2018) FERREIRA, Clarice Moraes; PINTO, Gustavo Henrique Lima; http://lattes.cnpq.br/1631238943341152
    Disciplinas tradicionais de Engenharia de Software comumente priorizam o ensino de metodologias e conceitos em pequenos e controlados ambientes. Essa decisão é em parte justificada pela dificuldade de se trazer para o contexto de uma sala de aula projetos de software reais. A onipresença de projetos de software livre, no entanto, contribui para a mitigação deste problema. Em particular, diversos professores já adotam tarefas de contribuição em projetos de software livre como parte do processo de ensino e avaliação em suas disciplinas. No entanto, pouco se sabe sobre qual a percepção dos alunos em ter que contribuir com sistemas de software livre no contexto de uma disciplina. Este trabalho tem como objetivo esclarecer os desafios, benefícios e percepção dos alunos. Para esse fim, foram conduzidas 14 entrevistas semi-estruturadas com alunos que cursaram tais disciplinas em cinco instituições brasileiras diferentes, resultando em diversos achados. Por exemplo, foi observado que embora os professores indiquem os projetos para os alunos trabalharem, os alunos (e também a comunidade dos projetos) participam do processo de escolha dos projetos e das tarefas (issues). Além disso, foi identificado também que as contribuições dos alunos variaram tanto em termos de quantidade de adições e deleções em commits, quanto pelo uso de diferentes linguagens de programação.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA