Navegando por Assunto "Software GeoGebra"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) As construções gráficas das funções do 1º, 2º grau, exponencial e logarítmica com a utilização do software GeoGebra(2022-02-25) BARRETO, Rafael da Trindade; COSTA, José Francisco da Silva; http://lattes.cnpq.br/9492719731740641Este trabalho aborda como compreender as construções gráficas das funções do 1º, 2º grau, exponencial e logarítmica com a utilização do software GeoGebra. Procura-se explicar algumas propriedades dessas funções e os esboços gráficos com auxílio do GeoGebra. Tornar-se-á possível estudar o comportamento geométrico de cada função, compreendendo as variações das grandezas tabeladas para realização do esboço gráfico. Desenvolve-se as etapas com o software GeoGebra, indicando um estudo preliminar com o uso de ferramentas, restringindo-se o estudo tão somente nas construções gráficas das funções supracitadas. Verifica-se que a funções podem ser utilizadas de forma contextualizada, as funções logarítmica e exponencial por exemplo podem ser traçadas para chegar a resultados visualmente aproximados da curva de crescimento e decrescimento do número de óbitos cometidos pela pandemia, porém esse trabalho se permite apenas fazer essa aproximação visual, com o comportamento do número de óbitos em função do tempo em meses utilizando os dados certamente irá obter-se melhores resultados, porém ao que esse trabalho se propõe, já oferece um melhor entendimento das curvas traçadas no plano cartesiano. Conclui-se que é importante utilizar um recurso na melhoria da metodologia e de pesquisa em si e apesar de tudo, é preciso compreender que seja qual for a finalidade, não se pode deixar de entender os conhecimentos matemáticos, sem os quais podem dificultar o entendimento do programa.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O software GeoGebra em conceitos básicos da geometria plana: uma metodologia de ensino para o fundamental maior(2022-02-25) SAGICA, Felipe Macedo; COSTA, José Francisco da Silva; http://lattes.cnpq.br/9492719731740641O presente estudo tem como foco principal abordar como a utilização do software GeoGebra pode impactar positivamente na aprendizagem de conceitos básicos da geometria plana para o fundamental maior. O objetivo geral é analisar quais os principais impactos positivos da utilização do software GeoGebra em conceitos básicos da geometria plana: uma metodologia de ensino para o fundamental maior. Para tanto, definiram-se os seguintes objetivos específicos, que serão apresentar os conceitos básicos da geometria plana, conceituar o aplicativo GeoGebra, relacionar conceitos básicos da geometria plana junto ao utilitário GeoGebra e assim promover a construção das principais figuras geométricas de maneira didática, analisar os principias benefícios da utilização do programa GeoGebra no ensino da geometria plana para o fundamental maior. Abordar a temática dessa pesquisa justifica-se pela necessidade de mostrar como a tecnologia pode facilitar no processo de ensinoaprendizagem geométrico, e que se torna notório a importância do utilitário GeoGebra na formação do discente, pela forma em que esse mecanismo computacional pode ser empregado para o ensino de noções básicas da geometria plana. O presente estudo consiste em uma pesquisa de caráter descritivo, com resultados tratados de maneira qualitativa, a partir da coleta de dados de fontes secundárias, incluindo revisão bibliográfica. Como fontes de busca serão utilizadas livros, artigos e sítios web, junto a autores que tratam da importância de conciliar tecnologia e a educação no mundo contemporâneo. Com o levantamento de informações ao longo da pesquisa e da análise das informações, foi possível concluir que as aplicações da geometria plana junto ao software GeoGebra, e dita de forma positiva por uma série de autores que foram referenciados nessa pesquisa, pois, o programa proporciona ao usuário uma experiência visual dos conceitos teóricos vistos em classe, e isso e um dos fatores significativos para o ensino da geometria.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A Utilização do software GeoGebra e da arte na aprendizagem de prismas(2023-02-07) QUADROS, Glenda de Fátima Amorim; LUZ, Matheus Amorim da; http://lattes.cnpq.br/6938540564815048; BRITO, Maria Augusta Raposo de Barros; http://lattes.cnpq.br/2901548863922915O presente trabalho, tem a finalidade de investigar e refletir a importância de novas metodologias de ensino, em particular, o uso do software GeoGebra e a Arte, em busca de uma aprendizagem significativa dos alunos sobre o conteúdo Geometria Espacial, especialmente, o assunto prismas. Desta forma, foi realizado um projeto em uma turma do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública do município de Bragança no Pará, cuja metodologia de ensino utilizada foi a interdisciplinaridade entre Matemática e a Arte. Durante o desenvolvimento das atividades com os estudantes, a praticidade, autogestão, protagonismo foram fomentados, além da cooperação e autonomia trabalhadas em tarefas que exigiam formar grupos/equipes. Ademais, será apresentado resultados dos encontros, materiais utilizados, atividades elaboradas e por fim, o questionário contendo as opiniões dos estudantes acerca da aplicação do projeto.