Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Sociolinguistics"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Glossário do vocabulário Bajubá do Baixo Tocantins: aspectos lexicais e morfossintáticos
    (2017) MAUÉS, Rayanne Nayara Pereira; VASCONCELOS, Artur Ramires Ferreira; MATOS, Alessandra Martins; http://lattes.cnpq.br/4919356253853403
    O presente trabalho consiste na elaboração de um glossário do Vocabulário Bajubá do Baixo Tocantins, presente nas interações verbais de integrantes da comunidade gay (LGBT) dos municípios paraenses de Abaetetuba e Igarapé-Miri. A obra lexicográfica proposta apresentase estruturada de forma semi-sistemática (em ordem alfabética) e em 05 campos conceituais (Relações Homoafetivas, tipos de Homoafetivos, Eventos destinados à comunidade LGBT, Partes do corpo e Lexias Diversas) e traz o levantamento de 286 lexias que compõem o vocabulário Bajubá que caracteriza aspectos da cultura gay do Baixo Tocantins. Foram arrolados como informantes da pesquisa dez gays (lésbicas, travestis, bissexuais, transformistas, rasgados, versáteis) pertencentes aos municípios já citados. O referido trabalho foi traçado em três etapas, primeiro com levantamento bibliográfico, segundo, com a realização de pesquisa de campo onde foi feita a coleta de dados e o ultimo passo com a análise do corpus coletado. Para a constituição do corpus da pesquisa, foram coletadas narrativas dos informantes por meio de gravações em áudio, vídeos, e aquisição e captura de imagens digitais. Este trabalho desenvolveu-se com base nas orientações teóricometodológicas da Lexicologia, Lexicografia e Sociolinguística, com ênfase nas pesquisas em Lexicografia, ciência que corresponde à aplicação dos estudos linguísticos desenvolvidos pela lexicologia à técnica de elaboração de dicionários e glossários de língua geral. Nesta perspectiva, este trabalho traz uma descrição linguística do Vocabulário Bajubá em seus aspetos lexicais e morfossintáticos. O glossário apresenta o registro e levantamento de 286 lexias que constituem 286 verbetes (lexias-entrada e suas variantes lexicais e morfossintáticas), cuja descrição e análise parte dos contextos social, situacional e sociolinguístico em que as lexias circulam. Assim sendo, pretende-se, com este trabalho, contribuir para com a documentação do léxico da comunidade LGBT, para o avanço dos estudos lexicais, respeito à diversidade cultural e à cultura gay.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Palatalização de /T, D/ diante de /I/ no português brasileiro falado na comunidade quilombola Maria Ribeira (Gurupá/PA)
    (2023-01-26) OLIVEIRA, Mateus da Silva; DIAS, Marcelo Pires; http://lattes.cnpq.br/2696005070967074
    Este trabalho descreve o fenômeno da palatalização das consoantes coronais /t/ e /d/ no português falado em uma comunidade quilombola do município de Gurupá, no estado do Pará. Trata-se de um processo bastante estendido no português do Brasil, como um todo, mas ainda pouco estudado em comunidades rurais quilombolas. Considera-se um trabalho de abordagem quantitativa, onde ocorreu a transcrição de relatos de experiências (entrevistas) com 12 moradores da comunidade investigada. Os dados obtidos foram codificados considerando grupos de fatores extralinguísticos (sociais) e linguísticos, após a sistematização e triagem dos dados, os mesmos foram submetidos a um processamento estatístico informatizado no software Goldvarb X, que gerou frequências e pesos relativos referentes à interferência dos fatores linguísticos e extralinguísticos considerados na análise. A ocorrência do fenômeno da palatalização é algo presente no falar paraense. O falar paraense se destaca entre os demais falares brasileiros por ter como regra a palatalização destes segmentos consonantais, com um percentual acima de 90%, média similar ao índice encontrado na comunidade investigada.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A variação linguística no ensino de língua portuguesa: uma reflexão sobre o contexto de sala de aula no colégio Palmira Gabriel de Barcarena-PA
    (2018-06-29) SANTOS, Franciele Lima Beltrão; CENTURIÓN, Sara Concepción Chena; http://lattes.cnpq.br/9544832461377054
    O presente trabalho, trata-se de uma prática reflexiva por meio de um relato de experiência, concernente ao ensino da variação linguística em sala de aula com os alunos do 1º ano do ensino médio, do Colégio Estadual Palmira Gabriel de Barcarena-Pará. A proposta traz como abordagem a sociolinguística, que nos possibilita o estudo das variações linguísticas no âmbito escolar. A língua na concepção dos sociolinguistas, é intrinsecamente heterogênea, nesse sentido, a língua não é usada de forma homogênea por todos os seus falantes. O uso de uma língua varia de acordo com a época, região, classe social e assim por diante. Dependendo da situação, um mesmo indivíduo pode fazer uso de diferentes variedades linguísticas adequando-se a cada contexto de comunicação. Ao trabalhar a diversidade linguística, pretendemos evidenciar que a língua portuguesa não se apresenta uniforme em todo o território brasileiro. Baseado nesse estudo, temos como pressupostos teóricos principais, Tarallo (1994), os PCNs (1998), Bagno (2002, 2007a, 2007b) e Bortoni-Ricardo (2004) que oferecem valiosa contribuição para o ensino das variedades linguísticas. A pesquisa-ação iniciou-se com observações, aplicação de um questionário com 10 perguntas objetivas com intuito de sondar os conhecimentos dos alunos em relação ao assunto, e em seguida, intervimos por meio de uma oficina com aulas teóricas e práticas. A prática docente ocorreu em dois momentos, novembro de 2017 e dezembro de 2018. Os resultados da pesquisa conferem à análise dos questionários e do relato de experiência.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA