Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Sociocultural environment"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Escrita e desigualdade: reflexos do meio social na aprendizagem de estudantes de uma escola pública de Bragança-PA
    (2025-11-07) QUADROS, Alana Tathielly dos Reis; MOURA, Rodrigo Milhomem de; http://lattes.cnpq.br/3820645374526854; https://orcid.org/0000-0002-5156-2076
    Este estudo tem como objetivo discutir o impacto do meio social no processo de desenvolvimento da escrita de alunos/as do 2º ano do ensino médio de uma escola pública estadual localizada na cidade de Bragança-PA, buscando compreender como fatores internos e externos à escola influenciam o desempenho desses/as estudantes em atividades de produção textual escrita. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi desenvolvida a partir de experiências vivenciadas no Estágio Supervisionado e no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), utilizando questionários aplicados aos/às discentes e uma entrevista com a professora da turma, além de observações em campo realizadas durante essas experiências formativas. Os resultados obtidos demonstram que as condições de vulnerabilidade econômica e a necessidade de conciliar estudos com responsabilidades familiares interferem diretamente na aprendizagem da escrita. Contudo, observou-se também que o meio social pode potencializar o desenvolvimento da escrita, quando a escola reconhece as experiências e os repertórios culturais dos/as estudantes. Conclui-se que o ensino da escrita deve ser pautado em práticas dialógicas e inclusivas, valorizando a autoria, o protagonismo e o contexto sociocultural como elementos fundamentais para a formação crítica e cidadã.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA