Navegando por Assunto "Social practices"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A alfabetização e o letramento na compreensão e nas práticas dos professores alfabetizadores de uma escola no município de Barcarena-PA(2022-07-19) BRABO, Elizyane Valente; ARAUJO, Olidete de; http://lattes.cnpq.br/0819990359705049Durante muitos anos a alfabetização foi reduzida a simples obtenção de um código baseado na correspondência entre fonemas e grafemas. Entretanto, as principais críticas ocorrem pelo fato de que por meio desse modelo tradicional de ensino, tem-se formado sujeitos que leem e escrevem mecanicamente. Nesse cenário, é necessário reconhecer novas práticas visando superar o tradicionalismo, emergindo assim, o letramento, que carrega em seu contexto a dimensão sociocultural da língua escrita. Ao docente, cabe utilizar as práticas sociais para mediá-las no espaço escolar, assim, na medida em que é alfabetizada, a criança tomará conhecimento do mundo a sua volta. Portanto, reconhecendo sua importância para viabilizar o processo de alfabetização, surge a problemática: como o letramento se reflete na prática pedagógica dos professores alfabetizadores? O principal objetivo deste estudo é identificar de que maneira os professores alfabetizadores introduzem a cultura letrada nas suas práticas, e para isso, a pesquisa consistiu-se em uma abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada em uma escola no município de Barcarena e incluiu observação em turmas de 1º e 2º ano do ensino fundamental e entrevistas com as professoras das classes. Os resultados obtidos no recorte das entrevistas nos levam a pensar que ainda existem lacunas na compreensão acerca dos conceitos de alfabetização e letramento, o que de certa forma, acaba dificultando a inserção da cultura letrada na prática docente. Portanto, esta pesquisa buscou contribuir com a comunidade acadêmica para a ampliação da compreensão destes dois processos, bem como a sua relevância para o meio social.