Navegando por Assunto "Social interaction"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Autismo infantil: perfil de pacientes atendidos em ambulatório de especialidades pediátricas em Belém, Pará.(2009) SILVA, Sherly Cabral; SÁ NETO, Simone de; FIGUEIRAS, Amira Consuêlo de Melo; http://lattes.cnpq.br/6213115471891287INTRODUÇÃO: O autismo é um distúrbio cuja etiologia ainda não é bem conhecida, embora envolva fatores genéticos, imunológicos e ambientais onde o processo de desenvolvimento infantil encontra-se profundamente distorcido. É classificado como um dos Transtornos Globais do Desenvolvimento, caracterizado por prejuízos na comunicação e interação social, além da apresentação de comportamento e interesses restritos e repetitivos. De acordo com estimativas mais recentes, cerca de 1 em cada 200 indivíduos apresentam transtornos do espectro autista. OBJETIVO: Avaliar as manifestações clínicas, bem como sugerir fatores de risco nos pacientes que preenchem critérios diagnósticos estabelecidos para autismo. CASUÍSTICA E MÉTODOS: Realizou-se um estudo do tipo transversal, de amostra não probabilística no Serviço de Crescimento e Desenvolvimento Infantil Caminhar do Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza, através de informações coletadas de 80 pacientes em protocolo de pesquisa próprio, submetidas posteriormente à análise estatística. RESULTADOS: O sexo masculino correspondeu a 77,5% dos pacientes. A época de percepção das manifestações mais referida pelos cuidadores foi antes dos 3 anos. O atraso de linguagem foi a queixa mais freqüente (77,5%); os critérios 1.b e 2.a do DSM-IV foram os mais encontrados; a prevalência de episódios de convulsão foi de 32%; a risperidona foi o neuroléptico mais empregado (77,8%) e o acompanhamento mais utilizado no serviço foi o de neuropediatria. CONCLUSÃO: O sexo masculino foi o mais acometido e a queixa mais freqüente, o atraso de linguagem. Pelo DSM-IV, interação e linguagem são os maiores prejuízos desses pacientes. As crises convulsivas foram associadas ao espectro autista, sendo a risperidona o medicamento mais utilizado no tratamento farmacológico de sintomas. Ressalta-se a importância do constante monitoramento da evolução dos portadores do transtorno autista, para otimizar a abordagem terapêutica, bem como promover a inserção de novos tratamentos e adequar a articulação da equipe multidisciplinar.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Teatro dos tímidos: Trajetória de um corpo-sombra(2023-07-19) REIS, Pedro Henrique Dias de Macedo; SILVA, Cláudia do Socorro Gomes daO presente artigo tem como objetivo expor uma reflexão sobre meu processo-percurso de desenvolvimento pessoal e artístico entre os atravessamentos do Teatro em minha trajetória na Escola de Teatro e Dança da UFPA, levando em consideração a minha relação com a timidez. Um relato pessoal sobre as dificuldades de expressão e comunicação que se apresentaram desde a infância causando alguns conflitos sociais, transformando-me no que chamo de “corpo-sombra”. Para melhor compreensão desse “corpo-sombra” e das interações sociais enquanto conflito pessoal – a timidez - busco analisar teoricamente estudos de comportamentos diante das situações sociais a partir da visão da Psicologia Analítica Junguiana (1875-1961) – os arquétipos; e do Sociólogo Erving Goffman (1922-1982) – representação social. E por fim traçar experiências artísticas dentro da Escola de Teatro e Dança.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Teorias do desenvolvimento, à partir de Jean Piaget e Lev Vygotsky(2022-07-20) FAGUNDES, Roany Pantoja; PINHEIRO, Georges Alberto Silva; http://lattes.cnpq.br/7157671383955575O presente trabalho teve como temática o processo de desenvolvimento cognitivo do ser humano, com base nos estudos de Jean Piaget e Lev Vygotsky, procurando um entendimento sobre o processo pelo qual a criança vivencia durante sua vida e, sua relação com o ambiente externo. Ao percorrer o processo de desenvolvimento cognitivo, o sujeito, o indivíduo tem contato com experiências sólidas que têm o intuito a construção de um ser social. Piaget se baseou no fenômeno do pensamento abstrato, mental, lógico, independente da ação humana nas coisas e, por consequência, cientificamente, no que chamou de Epistemologia Genética. Vygotsky, que teve uma formação e vida acadêmica totalmente voltada para as artes e ciências humanas, destacou-se por seu estudo da estética e da literatura, pesquisou processos de mudança na história do sujeito, buscando a psicologia histórica, tendo como base o materialismo histórico-dialético. De tal maneira, ambos tinham a preocupação com questões genéticas, sociais e psicológicas para entender como ocorria o desenvolvimento cognitivo. O objetivo deste trabalho é fazer uma análise sobre as teorias destes dois autores sobre o desenvolvimento cognitivo e sua relevância no processo de ensino e aprendizagem na educação infantil.